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BSC e Sigma Sustainability.

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Apresentação em tema: "BSC e Sigma Sustainability."— Transcrição da apresentação:

1 BSC e Sigma Sustainability

2 Agenda Natura BSC Sigma A Natura

3 A Natura Marca brasileira com capital aberto desde 2004;
Líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, bem como no setor de venda direta brasileiros; Busca criar valor para a sociedade como um todo e atingir resultados integrados: econômico, social e ambiental;. Os produtos Natura são desenvolvidos tento em vista a excelência e o cuidado com o meio ambiente: não utilização de animais em testes e preservação da biodiversidade brasileira, bem como sua valorização.

4 Agenda Natura BSC Sigma BSC na Natura Mapa Estratégico

5 BSC na Natura Perspectivas
O BSC na Natura foi implementado em 2002, mas se consolidou apenas em 2004/2005. Perspectivas Desenvolvimento Sustentável Clientes Processos Internos Aprendizado

6 Mapa Estratégico

7 Agenda Fases Os 5 capitas Responsabilidade The Sigma Project Natura
BSC Sigma Responsabilidade Os 5 capitas Fases The Sigma Project

8 The Sigma Project

9 Responsabilidade É baseada no engajamento com os stakeholders
“Acreditamos que o desenvolvimento da Natura depende do nosso potencial de buscar respostas aos desafios atuais de forma ampla e coletiva e dos laços que estabelecemos com os diversos públicos com os quais nos relacionamos. “ Relatório Anual 2011 Faz parte da estratégia da empresa a qualidade das relações com os públicos. Meios desenvolvidos: Canais de interação – painéis de diálogo; Relacionamento virtual – Natura Conecta; Ouvidoria. Fonte: Relatório Anual 2011 Natura

10 Responsabilidade Stakeholders
1º GRUPO: comunidades tradicionais, unidades de conservação de uso sustentável e grupos de agricultores familiares. 2º GRUPO: universidades públicas, coleções públicas, agricultores familiares individuais, (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). 3º GRUPO: empresários rurais, universidades particulares, empresas, coleções privadas e áreas próprias da Natura.

11 Responsabilidade Transparência Capacidade de resposta Observância
A Natura mostra realizar suas atividades com ampla tranparência. Divulga relatórios anuais e outras informações através de seu site. Capacidade de resposta Observância Fonte: Relatório Anual 2011 Natura A empresa assume anualmente compromissos e metas para a evolução de seu desempenho socioambiental. Esses objetivos fazem parte do Orçamento Socioambiental (OSA) e são acompanhados mensalmente pelo Comitê Executivo da Natura.

12 Resultados e metas - stakeholders
Fonte: Relatório Anual 2011 Natura

13 Exemplo de política POLÍTICA NATURA DE USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE E DO CONHECIMENTO Sua implementação é regulada e detalhada por meio do Sistema de Gestão Natura, através de processos, procedimentos e instruções. INTERNAMENTE : serve como parâmetro de ação para todas as áreas envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de produtos. EXTERNAMENTE: serve para divulgação dos valores e forma de trabalho da Natura e como instrumento de apoio à tomada de decisões.

14 Os 5 capitais Capital Natural Capital Financeiro Capital Humano
Capital Manufaturado Capital Social

15 Capital Natural Aprimoramento do Capital Natural
Eliminação do uso do conservante Parabeno como ingrediente de formulação - jul./2011; Uso mais produtivo e eficiente dos recursos : Diminuição em 4,7% da utilização de água por produto em 2011; Redução em 13% dos resíduos gerados por unidade produzida; Venda de 17% dos produtos em refil, que gastam menos matérias primas em sua embalagem; Aplicação da metodologia da Estratégia de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis Redução de 25,4% das emissões relativas de GEE de 2006 a 2011;

16 Capital Natural Natura Ekos
É a maior representação da preocupação com o capital natural da empresa. Vegetalização das Fórmulas – extração respeita ritmo da natureza Uso de plástico verde para embalagens de refis e condicionados; Embalagens PET 100% recicláveis; Todos os produtos têm refis; Papel 100% reciclável; Rótulo bula

17 Capital Manufaturado Aprimoramento do capital manufaturado :
Fim de testes em animais A eliminação completa de testes em animais em dez./2006 gerou investimentos na busca, validação e implementação de métodos alternativos internacionalmente aceitos, como testes in vitro (em culturas de células) e posterior confirmação em voluntários humanos seguindo os preceitos éticos da Declaração de Helsinque. Redução de consumo de energia por produto A busca pela redução de energia consumida por produto fez com que a empresa investisse em projetos para melhorar equipamentos de climatização e ar comprimido, resultando na redução de 12 % do consumo relativo de energia. Fonte: Relatório anual Natura 2011

18 Capital Manufaturado Primeiro inventário de água da Natura
Possibilitou a observação de áreas onde atuar à fim de diminuir o consumo de água por produto. Em decorrência, houve melhoria no sistema de tratamento de água de uma das fábricas de Cajamar, que permitiram recuperar maior quantidade para reuso; implantação de um novo sistema de lavagem de rentank (tanques móveis); substituição da água potável por água de reuso em subprocessos da Estação de Tratamento de Efluentes; identificação de oportunidades de racionalização nos terceiros. O resultado: diminuição de 4,7% de utilização de água por produto em Fonte: Relatório anual Natura 2011

19 Capital Humano Motivações financeiras: Alguns benefícios:
Salário + benefícios atraentes + remuneração variável (participação nos lucros e resultados, bonificação por resultados e stock option). Alguns benefícios: Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante,Clube Natura, transporte fretado e berçário.

20 Capital Humano Fonte: Relatório anual Natura 2011

21 Capital Humano Fonte: Relatório anual Natura 2011

22 Capital Social Programa Comunidades: Crer para Ver :
Desenvolvido na Cidade de Deus e no Complexo do Alemão, o projeto procura apoiar pessoas que querem se tornar CNs e aproveita o interesse de novos consultoras e consultores para estimulá-los a desenvolver ações sociais que transformem suas comunidades. Crer para Ver : Linha especial de produtos não cosméticos, cujo lucro é revertido para o Instituto Natura, que tem como foco contribuir para a melhora do ensino público. Governança Corporativa: Faz parte do Novo Mercado da BM&FBOVESPA. A Natura foi a primeira empresa brasileira a obter voluntariamente a certificação SOx, baseada na lei norte-americana Sarbanes-Oxley.

23 Capital Social Fonte: Relatório anual Natura 2011

24 Capital Financeiro Fonte: Relatório Anual Natura

25 Capital Financeiro Fonte: Relatório Anual Natura Demonstrativo financeiro dos auxílios prestados para os funcionários da empresa, evidenciando a relação entre capital humano e capital financeiro, assim como o crédito de carbono mensura uma medida relacional entre capital social/natural e financeiro.

26 Capital Financeiro Fonte: Relatório Anual Natura

27 Fases do método Liderança e Visão SUSTENTABILIDADE PARA A NATURA É...
assegurar negócios bem sucedidos no longo prazo, que por atender aos interesses dos públicos de relacionamento (stakeholders) tenham seu apoio e engajamento (busca de fidelização). contribuir de forma consistente para transformação da sociedade em direção ao desenvolvimento sustentável, criando um modelo de negócios que alie o crescimento econômico às necessidades sociais e ambientais.

28 Fases do método Planejamento e Entrega Planejamento
Revisão de desempenho; Análise e gestão regulatória e legal; Ações impactos e resultados; Planejamento estratégico; Planejamento tático. Entrega Propósito: aprimorar o desempenho Gestão da mudança Programas de gestão Controles internos e influência externa

29 Fases do método Indicadores desenvolvidos

30 Fases do método

31 Fases do método Monitoramento, revisão e reportagem
A fase de monitoramento, revisão e reportagem deve ser feita anualmente pela Natura e os resultados podem ser apresentados em uma seção específica no relatório anual da empresa, internet e revistas para consultores, por exemplo.

32 Fases do método Monitoramento, revisão e reportagem

33 Dúvidas

34 Grupo 07 Barbara Zago NºUSP:7603040 NºUSP:7603871 Camilla Barder
Camilla Ragone Nº USP: Carolina Genofre NºUSP: David Sterenfeld NºUSP: Eliezer Fichmann NºUSP:


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