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Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)

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Apresentação em tema: "Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)"— Transcrição da apresentação:

1 Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)

2 Posicionamentos éticos
Depois da mudanças ocorridas no século XX, têm-se estabelecido umas correntes éticas que paralelamente ou em diálogo apresentam-se como norteadoras da atualidade.

3 1ª. Ética neopositivista
Tendência a combinar um “sensato” equilíbrio entre autoconservação e prazer; Preponderância outorgada ao substrato biopsíquico do individuo; Confiança ilimitada na ciência e tecnologia Análise lingüístico para referenciar valores e normas.

4 2ª. Ética neokantiana Abrandamento do imperativo categórico
Privilegia racionalidade para moderar hedonismo e utilitarismo Certo humanismo

5 Duas mudanças importantes na ética kantiana:
Abandono de conhecimento noumenal, e portanto, metafísico. Logo, do substrato que irmana os homens; Substituição do sujeito transcendental pela razão dialogante discursiva ( que supõe pluralidade de sujeitos) fincando a fundamentação na práxis da racionalidade comunicativa.

6 3ª. Ética neoaristotélica
Temas da Ética Nicomaquea Conceito analógico de bem; Eudaimonia; Base antropológica da união substancial do anímico e do corporal; Valorização das paixões e apetites; Reconhecimento do livre-arbítrio Papel central das virtudes Ideal da boa vida; A amizade

7 4ª. Ética da Intersubjetividade
Autores provenientes da fenomenologia; Arquitetura dos valores de Max Scheler Encontro interpessoal e abertura ao outro (E. Levinas, J. Patocka e P. Ricoeur)

8 Naturalmente, a paisagem hodierna é bem mais variada.

9 Variações... Há a presença da neo-ilustração que afeta as duas primeiras linhas de pensamento citadas. Prescinde de toda base metafísica.

10 As duas primeiras linhas de pensamento são muito vulneráveis à crítica da moral de Nietzsche e seus seguidores. Aceleração do relativismo moral. Amoralismo do super-homem

11 Caminhos que prometem... As duas últimas correntes compartilham possibilidades renovadoras; Devem encontrar um fundamento ontológico consistente. Mútua aproximação pode ser enriquecedora.

12 MacIntyre: neoaristotelismo.
Busca de base antropológica; Fim último como beatitudo; Teleologia do eu-zein (vida boa). Mas a Ética aristotélica não se compreende bem sem o De Anima e a Metafísica.

13 Tomismo Visão cristã de Santo Tomás está na Secunda Pars da Summa, ou seja, num contexto teológico, logo, sobrenatural. Mas precisamos de uma fundamentação para o mundo secularizado, num âmbito de fundamentação filosófica anterior à fé.

14 Tarefa: Pensar uma Ética...


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