A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)."— Transcrição da apresentação:

1 Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)

2 Posicionamentos éticos Depois da mudanças ocorridas no século XX, têm-se estabelecido umas correntes éticas que paralelamente ou em diálogo apresentam- se como norteadoras da atualidade. Depois da mudanças ocorridas no século XX, têm-se estabelecido umas correntes éticas que paralelamente ou em diálogo apresentam- se como norteadoras da atualidade.

3 1ª. Ética neopositivista Tendência a combinar um sensato equilíbrio entre autoconservação e prazer; Tendência a combinar um sensato equilíbrio entre autoconservação e prazer; Preponderância outorgada ao substrato biopsíquico do individuo; Preponderância outorgada ao substrato biopsíquico do individuo; Confiança ilimitada na ciência e tecnologia Confiança ilimitada na ciência e tecnologia Análise lingüístico para referenciar valores e normas. Análise lingüístico para referenciar valores e normas.

4 2ª. Ética neokantiana Abrandamento do imperativo categórico Abrandamento do imperativo categórico Privilegia racionalidade para moderar hedonismo e utilitarismo Privilegia racionalidade para moderar hedonismo e utilitarismo Certo humanismo Certo humanismo

5 Duas mudanças importantes na ética kantiana: Abandono de conhecimento noumenal, e portanto, metafísico. Logo, do substrato que irmana os homens; Abandono de conhecimento noumenal, e portanto, metafísico. Logo, do substrato que irmana os homens; Substituição do sujeito transcendental pela razão dialogante discursiva ( que supõe pluralidade de sujeitos) fincando a fundamentação na práxis da racionalidade comunicativa. Substituição do sujeito transcendental pela razão dialogante discursiva ( que supõe pluralidade de sujeitos) fincando a fundamentação na práxis da racionalidade comunicativa.

6 3ª. Ética neoaristotélica Temas da Ética Nicomaquea Temas da Ética Nicomaquea Conceito analógico de bem; Conceito analógico de bem; Eudaimonia; Eudaimonia; Base antropológica da união substancial do anímico e do corporal; Base antropológica da união substancial do anímico e do corporal; Valorização das paixões e apetites; Valorização das paixões e apetites; Reconhecimento do livre- arbítrio Reconhecimento do livre- arbítrio Papel central das virtudes Papel central das virtudes Ideal da boa vida; Ideal da boa vida; A amizade A amizade

7 4ª. Ética da Intersubjetividade Autores provenientes da fenomenologia; Arquitetura dos valores de Max Scheler Encontro interpessoal e abertura ao outro (E. Levinas, J. Patocka e P. Ricoeur)

8 Naturalmente, a paisagem hodierna é bem mais variada.

9 Variações... Há a presença da neo-ilustração que afeta as duas primeiras linhas de pensamento citadas. Há a presença da neo-ilustração que afeta as duas primeiras linhas de pensamento citadas. Prescinde de toda base metafísica. Prescinde de toda base metafísica.

10 As duas primeiras linhas de pensamento são muito vulneráveis à crítica da moral de Nietzsche e seus seguidores. Aceleração do relativismo moral. Amoralismo do super- homem

11 Caminhos que prometem... As duas últimas correntes compartilham possibilidades renovadoras; As duas últimas correntes compartilham possibilidades renovadoras; Devem encontrar um fundamento ontológico consistente. Devem encontrar um fundamento ontológico consistente. Mútua aproximação pode ser enriquecedora. Mútua aproximação pode ser enriquecedora.

12 MacIntyre: neoaristotelismo. Busca de base antropológica; Busca de base antropológica; Fim último como beatitudo; Fim último como beatitudo; Teleologia do eu- zein (vida boa). Teleologia do eu- zein (vida boa). Mas a Ética aristotélica não se compreende bem sem o De Anima e a Metafísica. Mas a Ética aristotélica não se compreende bem sem o De Anima e a Metafísica.

13 Tomismo Visão cristã de Santo Tomás está na Secunda Pars da Summa, ou seja, num contexto teológico, logo, sobrenatural. Visão cristã de Santo Tomás está na Secunda Pars da Summa, ou seja, num contexto teológico, logo, sobrenatural. Mas precisamos de uma fundamentação para o mundo secularizado, num âmbito de fundamentação filosófica anterior à fé. Mas precisamos de uma fundamentação para o mundo secularizado, num âmbito de fundamentação filosófica anterior à fé.

14 Tarefa: Pensar uma Ética... Pensar uma Ética...


Carregar ppt "Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google