A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Castelo Branco - UCB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Castelo Branco - UCB"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Castelo Branco - UCB
Leitura e Produção de Textos Prof. Wallace Marriel Carga Horária Total: 30h Créditos: 02 Objetivos da Disciplina: Levar o aluno a aprimorar seu desempenho no tocante à leitura e à produção de textos diversos, a partir do estudo de recursos lingüísticos que favoreçam este crescimento. Assuntos a serem estudados: texto e contexto; tipos de texto: narração, descrição e dissertação; coesão e coerência; vocabulário; aspectos gramaticais de um texto.

2 O que é texto? Uma frase é um texto? Uma palavra é um texto?
Uma imagem é um texto? Identificando um texto... ele deve ser lido e interpretado; o sentido final precisa ser diferente dosentido das partes que o constituem; ele sugere (e muitas vezes revela) uma intenção específica por parte de quem o criou.

3 significado; unidade; intenção.
Assim, quando falamos de texto, identificamos um uso da linguagem (verbal ou não-verbal) que tem: significado; unidade; intenção. Texto e Contexto Premissa: No momento da leitura, a primeira informação a ser considerada é o fato de que todo TEXTO faz referência a uma SITUAÇÃO CONCRETA. SITUAÇÃO CONCRETA CONTEXTO

4 Coesão e Coerência Textuais
Coesão – A redação de um bom texto depende da articulação de idéias e palavras. Recursos lingüísticos: conjunções, preposições, pronomes e advérbios. Coerência – Resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas num texto. Importa, portanto, o CONTEÚDO, ou seja, a seqüência ordenada das opiniões ou fatos expostos de forma coerente.

5


Carregar ppt "Universidade Castelo Branco - UCB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google