A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL As constantes mudanças no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional da contabilidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL As constantes mudanças no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional da contabilidade,"— Transcrição da apresentação:

1

2 EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL As constantes mudanças no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional da contabilidade, principalmente no proprietário, sócio ou titular de uma empresa de serviços contábeis.

3 VERDADE DA EMPRESA CONTÁBIL Conhecer todo o sistema tributário nacional é tarefa árdua e quase impossível. As mudanças na legislação são um grande transtorno para os profissionais e requer atualização e estudos constantes. No Brasil há exigência legal para que toda empresa tenha um responsável técnico profissional, sendo nosso campo de trabalho imenso.

4 As empresa contábil tem dificuldade de cumprir todas as obrigações contratadas (ex:manter contabilidade regular, atender todas as obrigações acessórias) Os honorários contábeis são nivelados por baixo.

5 A enorme burocracia e elevada carga tributária aumentam o mercado informal da economia. O Brasil teve nas duas últimas décadas, crescimento econômico prejudicado por crises internas e externas.

6 DESAFIOS DA EMPRESA CONTÁBIL 1. Sua empresa contábil tem inovado o suficiente? 2.O que tem feito para informar e convencer pessoas a respeito da sua prestação de serviços contábeis. 3. Como seus clientes tendem a encarar o serviço que você oferece?

7 6. Quem são seus concorrentes no mercado? 7. Quais são suas responsabilidades perante o cliente? 5. Você oferece produtosque favorecem a gestão da empresa? 4. O Cliente vai comprar o serviço porque é obrigado ou porque é um desejo dele?

8 Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas de contabilidade?

9 Por que uma empresa contrata os serviços de um contabilista?

10

11 Destacamos principalmente quatro fatores: 1 - QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS 2 - MARKETING DA EMPRESA CONTÁBIL 3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 4 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE

12 QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS FATORES QUE LEVAM AS EMPRESAS CONTÁBEIS A IMPLANTAREM UM PROGRAMA DE QUALIDADE Pressão do mercado tomador dos serviços Exigências dos atuais e futuros clientes Para tornar-se mais competitivo Visão administrativa operacional

13 Satisfação dos clientes Organização interna da empresa de contabilidade Padronização das atividades Padronização dos relatórios operacionais e gerenciais Criação de manuais de tarefas e procedimentos Capacitação dos colaboradores

14 Identificar pontos de deficiência e de melhoria Capacitação dos colaboradores Aumentos e ganhos de produtividade / rentabilidade Otimização de processos Como instrumento de Marketing

15 DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS 1. Engajamento total da administração 2. Obsessão pela excelência 3. Engajamento total da administração 4. Organização orientada para o cliente 5. Relação de Parceria com clientes

16 6. Fortalecimento e envolvimento dos colaboradores 7. Reconhecimento e incentivo 8. Metodologia e disciplina 9. Aprendizado contínuo 10. Melhoria contínua

17 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CONTÁBIL Para a prestação de serviços contábeis com qualidade são necessários investimentos na estrutura organizacional da empresa conforme destacamos:

18 CAPITAL HUMANO / INTELECTUAL Quadro técnico Departamentos Colaboradores

19 INSTALAÇÕES Mobiliário Iluminação adequada Atendimento / recepção / telefonista Sala de Atendimento – Clientes, Fisco, Visitas Arquivo Biblioteca Copa – café, bebedouro, geladeira.

20 EQUIPAMENTOS Computadores interligados em rede Servidor Impressoras Segurança – estabilizadores, nobreak, aterramento Apoio – máquina de escrever, fotocopiadora, calculadoras, scanner

21 SOFTWARE Integrados – multi-usuários Segurança – antivírus, senhas de acesso, backup Aplicativos – textos, planilhas, Comunicação – Internet, intranet

22 O CLIENTE FOCO PRINCIPAL O Cliente é o objetivo das empresas de serviços de Contabilidade, sendo o centro de tudo, e é o fator de existência e da permanência da empresa de Contabilidade no mercado consumidor de serviços. Devemos perceber as necessidades do nosso cliente e procurar atende-las. Abaixo algumas situações que podem surgir no dia-a-dia e como nós devemos agir.

23 INDICADORES A SEREM AVALIZADOS SOBRE O CLIENTE - Qual o sucesso dos meus clientes? - Em que categoria se enquadram meus clientes – Micro, Médio, Grande. - Que suporte técnico é oferecido aos clientes? - Qual a permanência dos clientes?

24 NOSSOS CLIENTES OU FUTUROS CLIENTES Podemos classificar o cliente em quatro tipos/categorias: A, B. C, D.

25 B- Pão com manteiga – pagamento médio POUCO POTENCIAL – DEVEMOS INVESTIR C - Pechincha – quer tudo, mas não quer pagar, pagamento dos honorários com dificuldade DEVEMOS CORRIGIR AS CAUSAS D – Problemáticos - Os que você gostaria de não ter aceito, pouco éticos A TENDÊNCIA É ELIMINAR A - Ótimos, pagamento pontual, os que dão referência. COM GRANDE POTENCIAL – DEVEMOS PRESTIGIAR

26 O CLIENTENÓS -Tem uma necessidade - Tem uma escolha -Tem sensibilidade - Tem uma urgência - É único - Tem expectativas - Tem influências -Temos um trabalho a fazer -Devemos ser a melhor escolha -Devemos ser atenciosos -Devemos ser ágeis -Devemos ser flexíveis -Devemos superá-las - Esperamos ter mais clientes Importante: EM RAZÃO DO CLIENTE...NÓS EXISTIMOS

27 QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO Especialização Atendimento personalizado Unificação e padronização de procedimentos Facilidade na solução de problemas comuns Facilidade na atualização

28 QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO Campo restrito de trabalho Bitolamento profissional Crise no segmento atendido

29 COMO ORIENTAR OS COLABORADORES PARA PRESTAREM UM BOM SERVIÇO? - Treinamentos (interno / externo) - Treinamentos motivacionais - Reciclagem (aprendizado contínuo) - Acreditando na equipe - Fazendo com que formem um time

30 COMO ENVOLVER TODOS OS COLABORADORES? -Pelo interesse da direção (engajamento total) -Tratando bem os colaboradores -Administrar a(s) resistência(s) às mudanças - Investindo em tecnologia / equipamentos - Gerando um ambiente onde as pessoas criem seus próprios desafios

31 - Dar autonomia aos setores (delegar) - Inspirar a equipe e não apenas ensiná-la - Definir claramente as metas e prazos - Reconhecer as metas conquistadas - Celebrar as vitórias

32 PADRONIZAÇÃO OU PERSONALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS? - Padronização das tarefas – ex: plano de contas - Personalização dos serviços – ex: contas sintéticas e analíticas - Administrar às exceções - Não administrar por exceção - Serviços executados sob medida

33 IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS / SISTEMAS - Programa de visita aos clientes - Programa de avaliação dos Softwares e Equipamentos - Agenda de compromissos - Revisão dos dados de um novo cliente - Sistema de protocolo – recebimento e remessa de documentos

34 - Sistema de arquivos – organização - Plano de utilidade (eliminar o supérfluo / inútil) - Plano de limpeza / ordem / higiene

35 REFLEXÃO: O que você colhe durante esta vida não é fruto de sorte, mas sim produto de esforço e trabalho próprio, pois você é o dono de seu próprio destino. (Palavras de Luz)

36 Bibliografia: GESTÃO DE EMPRESAS CONTÁBEIS Sandra Figueiredo e Pedro Ernesto Fabri Editora Atlas QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO E NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS Carlos Roberto Victorino Editora e Gráfica Odorizzi CURSO CONTABILIZANDO O SUCESSO Parceria Sebrae / CFC

37 CURSO GESTÃO DA EMPRESA CONTÁBIL MODERNA Fundação Brasileira de Contabilidade Instituto de Estudos Avançados – IEA LARA CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA Rua Pernambuco, 453 conj. 202 – B.Funcionários Belo Horizonte – MG – Fone:


Carregar ppt "EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL As constantes mudanças no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional da contabilidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google