A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG –"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG –
Profa. Sandra R. S. Ferreira Agosto, 2011

2 Apresentação Identificação DIP/PREG Monitoria PET Estágio
Resolução Bolsas PET Grupos Estágio Legislação SIARE Portal de Egressos

3 DIP - PREG Profa. Sandra Regina Salvador Ferreira (Diretora)
STA. Irene T. Fuck (Coordenação de estágios) STA. Edson B. da Silva (Secretaria) STA. Magaly A. G. Serralvo (Divisão de Bolsas) STA. Miguel A. Broering (Central de Carreiras)

4 Organograma DIP

5 DIP - PREG Endereço: Telefones: E-Mail: estagiopreg@reitoria.ufsc.br
DIP/PREG – UFSC Prédio da Reitoria - 2º Andar Caixa Postal 476; CEP: Florianópolis (SC) – Brasil Telefones: Geral: Convênios: Central de Carreira: Fax: (48)

6 Atribuições Políticas de estágio e de monitoria da UFSC;
Cumprimento da lei de estágios; Bolsas UFSC de estágio e monitoria; Critérios de acompanhamento e avaliação: estágio e monitoria; Gerenciar e acompanhar os grupos PET-UFSC; Gerenciar o Portal de Egressos.

7 Números atuais - 2011 Mais de 5000 estágios/semestre
7000 convênios ativos Bolsas: ~ 520 bolsas de estágio/semestre ~ 550 bolsas de monitoria 252 bolsas PET (21 grupos PET-UFSC) Portal de egressos Mais de 90 mil egressos (graduação e pós-graduação).

8 Atividades Complementares
Diretrizes curriculares do MEC Importância para atividades não curriculares Projetos pedagógicos dos cursos Toda atividade aceita para compor o CV do curso. Propiciar ao discente a oportunidade de realizar uma trajetória particular para enriquecer os conhecimentos da vida acadêmica. Construção do currículo do aluno. Para efeito de integralização curricular: Atividades complementares, só terão validade se realizadas enquanto o aluno estiver vinculado ao curso de graduação.

9 Exemplos de Atividades Complementares
Monitoria, Atividades de extensão Iniciação científica Estágio não obrigatório PAM PET Empresas Juniores PIBID PARFOR PRODOCÊNCIA Bolsa Permanência Programa de Apoio Pedagógico Diretórios acadêmicos Representação estudantil na administração Seminários, congressos Organização de eventos Ações sociais e culturais Etc....

10 BOLSAS NA GRADUAÇÃO

11 TOTAL DE BOLSAS - Origem recursos
BOLSAS NA GRADUAÇÃO TOTAL DE BOLSAS - Origem recursos Fonte Financiadora % Valor Bolsas orçamento UFSC 32,28 2657 Bolsas recursos próprios 1,45 120 Bolsas outras fontes 66,25 5453 TOTAL 100 8320

12

13 BOLSAS NA GRADUAÇÃO - Orçamento UFSC - Maio 2011

14 MONITORIA

15 MONITORIA - UFSC Resolução nº 019/CEPE/9322 - 1993
A monitoria tem por finalidade despertar nos alunos interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico - didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre alunos e professores.

16 Distribuição de bolsas
Proposta da nova resolução: Distribuição: comissão de monitoria Comissão de monitoria: Representantes PREG: DIP e DPA Representantes dos centros Critérios pedagógicos: Considerar a distribuição de bolsas REUNI Tipo de disciplina: prática/teórica Desempenho acadêmico: histórico de reprovação Número de alunos Garantir o apoio pedagógico.

17 MONITORIA Seleção de monitores: Critérios:
Seleção semestral, através de processo simplificado, pelos Departamentos de Ensino, com base no desempenho acadêmico. Critérios: Ser regularmente matriculado; Sem reprovação por FI; alunos aprovados com nota final mínima 7,0 na disciplina para a qual pleiteia a vaga de monitor. O monitor exercerá funções em 12 h/semana durante um semestre, sendo permitida a recondução por até 3 semestres, a partir da avaliação de seu desempenho.

18 Monitoria Voluntária Atribuições: Alunos:
IAA ≥ 6,0 e nota na disciplina ≥ 7,0 Carga horária semanal: igual ao bolsista Relatório de atividades, acompanhamento e avaliação. Alunos: UFSC ou intercâmbio/mobilidade Recebe certificado Pode validar disciplina optativa (curso) Voluntário não pode receber outro tipo de bolsa.

19 Proposta de resolução Em apreciação na CEG Ainda em 2011.2:
Encaminhar ao CUn

20 PET Programa de Educação Tutorial Programa do MEC/SESu

21 PET Criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

22 PET: filosofia Os grupos PET são vinculados a um curso de graduação para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, que se revertam para todo o curso e que permitam a formação acadêmica e cidadã. Estimula trabalho em equipe, responsabilidade coletiva e atividade social.

23 PET O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. Estudante: R$ 300,00 Seleção de bolsistas: IAA mínimo: 6,0 (seis) Carga horária: 20 horas semanais Metrologia e Automação

24 PET - UFSC Grupos selecionadas através de editais do MEC
2010: 21 programas na UFSC Comitê Local de Acompanhamento: Avalia propostas de novos grupos Acompanha avaliação do MEC: Visitas Locais, propostas de melhoria Coordena substituição de tutores PREG: Interlocução com o MEC.

25 Grupos PET - UFSC Letras Arquitetura Matemática Biologia
Metrologia e Automação Nutrição Odontologia/Fonoaudiologia Serviço Social Educação no Campo 2 Conexões e Saberes Campus Curitibanos Campus Joinville Arquitetura Biologia Computação Direito Educação Física Engenharia de Aquicultura Engenharia Civil Engenharia Elétrica Engenharia de Produção História

26 Petianos-UFSC Engenharia de Produção Engenharia Civil

27 Petianos-UFSC Computação

28 Grupos PET-UFSC Mini curso PET-Arquitetura

29 ESTÁGIO Legislação de estágio Lei 11.788: 25/09/2008
Resolução nº 009/CUn/98 Nova resolução (CUn)

30 Atribuições: DIP/Estágios
Fornecer condições e informações que garantam a aplicação da lei federal; Políticas de estágio da UFSC; Acompanhamento e avaliação dos estágios; Firmar convênios para estágio; Divulgar vagas de estágio; Gerenciar as bolsas de estágio da UFSC; Manter e gerenciar o SIARE.

31 O que é estágio? Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008
Art. 1º - Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.  Minuta de Resolução: Art. 2º considera-se estágio o ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho, previsto no projeto pedagógico do curso como parte integrante do intinerário formativo do aluno.

32

33 Tipos de estágio Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.  Estágio não-obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

34 Outras atividades Atividades de extensão, monitoria e iniciação científica somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Trabalho de Conclusão de Curso: o TCC pode aproveitar atividade de estágio, desde que devidamente previsto no PPC.

35 Convênio Entre UFSC/unidade concedente Entre UFSC/AGI
Entre UFSC/AGI/unidade concedente Estabelece as relações entre as parceiras para o oferecimento de vagas de estágio.

36 TCE Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
Prévio à realização do estágio Descreve o início e o fim da atividade (datas); Assinaturas: concedente, aluno e IES Equivalente ao contrato para atividade de estágio; Formaliza e regulamentada a contratação do estagiário Art.3º, II c/c Art.8º p.ú.

37 PAE Plano de Atividades de Estágio (PAE): Novo modelo (2011.1):
Lista de atividades a serem desenvolvidas no estágio; Atividades compatíveis com o curso do estagiário; Deve ser aprovado pelo coordenador de estágio e pelo supervisor. Novo modelo (2011.1): TCE + PAE (SIARE)

38 SIARE Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágio
Acesso: Matrícula e senha CAGR Central de Carreiras: Vagas e utilização do SIARE (TCE e PAE). Aprovação do Coordenador de estágios do curso.

39 Acompanhamento Coordenador de Estágio de Curso: Supervisor de estágio:
Professor da UFSC (da área do curso do aluno); Aprova TCE, PAE e relatórios de estágio; Define os “orientadores” na Instituição. Supervisor de estágio: Representante do “campo de estágio”: contato com aluno. Número máximo de 10 alunos sob supervisão; Aprova TCE, PAE e relatórios de estágio. Orientador de estágio Um professor ligado à UFSC e ao curso do aluno; Acompanha a atividade de estágio desenvolvida pelos alunos; Aprova o relatório de estágio.

40 Perguntas frequentes Jornada de atividades:
Até 6 h/dia (30 h/semana). Períodos sem aulas: até 40 h/semana (previsto no PPC).  Vínculo ao Projeto pedagógico do curso Inexistência de vínculo empregatício (exigências): matrícula e freqüência regular;  TCE;  PAE: compatibilidade entre as atividades e área de formação.  Bolsa e auxílio transporte: Facultativa para estágio obrigatório Compulsória para estágio não obrigatório.

41 Perguntas frequentes Duração do estágio:
Máximo 2 anos na mesma concedente (exceto portador de deficiência).  Seguro contra acidentes pessoais: Obrigação da concedente e descrito no TCE Estágio obrigatório: UFSC paga o seguro Relatório de estágio não obrigatório (RAENO): De 6 em 6 meses, aprovado pelo supervisor e pelo orientador; SIARE: avisa quando um relatório é devido; Sem relatório o certificado não é emitido.

42 PORTAL DE EGRESSOS Criação do Portal
DIP/SETIC Divulgar e estimular cadastramento: Informações para os cursos (mercado, currículo, etc.) Lançamento do Portal 15 de dezembro de 2011: 50 anos UFSC Egressos de destaque: cursos que deram origem à UFSC

43 Objetivo Buscar o fortalecimento da integração entre a UFSC e a sociedade através da permanente comunicação com os egressos.

44 Políticas de acompanhamento do egresso
Registro atualizado dos egressos Programas de educação continuada Integração entre ex-alunos Interação egresso - UFSC: Palestras, bancas Oferta de estágio e campo de trabalho Opinião da sociedade Aprimoramento dos cursos Reconhecer egressos de destaque.

45 Depoimentos e Comentários
Ferramentas do Portal Busca Depoimentos e Comentários Egresso de destaque Cadastro Rede social

46 Página inicial

47 Portal de Egressos Cadastrar egressos www.egressos.ufsc.br
Oportunidades Emprego/estágio Educação continuada Retorno de informações Currículo Mercado de trabalho

48 Egressos da UFSC Graduação Pós-graduação > 70.000 egressos
98 cursos 87 presenciais 11 EaD Pós-graduação > egressos 56 mestrados 43 doutorados

49 Dados cadastrais ~ cadastros ~ 700 depoimentos e comentários ~ acessos O sucesso do portal depende da colaboração de todos na sua divulgação.

50 Contato


Carregar ppt "Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google