A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Quantos Deuses há ? Há um só Deus.
Doutrina Cristã Quem é Deus? Deus é o nosso Pai santo e justo que está no céu. Criador e Senhor de todas as coisas, que recompensa os bons e castiga os maus. Quantos Deuses há ? Há um só Deus. Que é a Santíssima Trindade? A Santíssima Trindade é o próprio Deus Pai, Filho e Espírito Santo, três Pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

3 Santíssima Trindade Silêncio

4 Entrada

5 EM NOME DO PAI, EM NOME DO FILHO, EM NOME DO ESPÍRITO SANTO ESTAMOS AQUI
PARA LOUVAR E AGRADECER, BENDIZER E ADORAR ESTAMOS AQUI, SENHOR, AO TEU DISPOR

6 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amen!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os santos mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

7 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

8 Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.

9 Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

10 Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

11 Gloria a Deus, na terra e nos céus,
Gloria, Gloria, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! Aâ–Aâ –Aâ -Ámen!

12 ORAÇÃO COLECTA Deus Pai, que revelastes aos homens o vosso admirável mistério, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito da santidade, concedei-nos que, na profissão da verdadeira fé, reconheçamos a glória da eterna Trindade e adoremos a Unidade na sua omnipotência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

13 1ª Leitura

14 Leitura do Livro dos Provérbios
LEITURA I Prov 8, Leitura do Livro dos Provérbios Eis o que diz a Sabedoria de Deus: «O Senhor me criou como primícias da sua actividade, antes das suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui formada, desde o princípio, antes das origens da terra. Antes de existirem os abismos e de brotarem as fontes das águas, já eu tinha sido concebida. Antes de se implantarem as montanhas e as colinas, já eu tinha nascido; ainda o Senhor não tinha feito a terra e os campos, nem os primeiros elementos do mundo.

15 Quando Ele consolidava os céus, eu estava presente; quando traçava sobre o abismo a linha do horizonte, quando condensava as nuvens nas alturas, quando fortalecia as fontes dos abismos, quando impunha ao mar os seus limites para que as águas não ultrapassassem o seu termo, quando lançava os fundamentos da terra, eu estava a seu lado como arquitecto, cheia de júbilo, dia após dia, deleitando-me continuamente na sua presença.

16 Deleitava-me sobre a face da terra e as minhas delícias eram estar com os filhos dos homens».
Palavra do Senhor. Graças a Deus

17 Salmo

18 Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos,
Salmo SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 4-9 (R. 2a) Refrão: Como sois grande em toda a terra, Senhor, nosso Deus! Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem para que Vos lembreis dele, o filho do homem para dele Vos ocupardes? Refrão

19 Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes;
Salmo SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 4-9 (R. 2a) Refrão: Como sois grande em toda a terra, Senhor, nosso Deus! Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes; destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos, tudo submetestes a seus pés: Refrão

20 Ovelhas e bois, todos os rebanhos, e até os animais selvagens,
Salmo SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 4-9 (R. 2a) Refrão: Como sois grande em toda a terra, Senhor, nosso Deus! Ovelhas e bois, todos os rebanhos, e até os animais selvagens, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos. Refrão

21 2ª Leitura

22 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
LEITURA II Rom 5, 1-5 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos nas nossas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz a constância, a constância a virtude sólida, a virtude sólida a esperança.

23 Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Palavra do Senhor. Graças a Deus

24 Aclamação Aleluia. Repete-se
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, ao Deus que é, que era e que há-de vir. Refrão

25 Evangelho

26 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Jo 7, 37-39 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho se nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. João Gloria a Vós, Senhor

27 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
EVANGELHO Jo 16, 12-15 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir.

28 EVANGELHO Jo 16, 12-15 Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

29 Homilia

30 O mistério da Santíssima Trindade - três Pessoas divinas que partilham a mesma natureza divina num só Deus é uma doutrina fundamental do Cristianismo que foi aprovada no concilio de Niceia e reafirmada no concílio de Constantinopla. Este dogma distingue o Cristianismo das outras religiões. Deus revelou-nos as três funções distintas de cada uma das três Pessoas. Deve-se atribuir ao Pai a obra da criação; ao Filho a obra da Redenção - através da reconciliação e do perdão - e ao Espírito Santo o trabalho de nos guiar na verdade - ensinando e santificando.

31 A epístola aos Coríntios revela uma antiga bênção apostólica em nome da Santíssima Trindade. “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco” A palavra “graça” refere-se ao favor divino revelado à humanidade através da pessoa de Cristo. O amor de Deus lembra-nos que Deus Pai nos amou primeiro; a nossa resposta só poderá então ser amar a Deus e ao nosso próximo. A comunhão no Espírito Santo significa que Ele anima e modela a nossa vida e a da nossa comunidade.

32 Há algumas imagens do Santíssima Trindade no novo testamento
Há algumas imagens do Santíssima Trindade no novo testamento. A Anunciação (Lc.1:26-38) descreve como Deus Pai, enviou o Arcanjo São Gabriel a Maria para lhe anunciar que Deus Espírito Santo viria sobre ela, e que Deus Filho se tornaria carne no seu seio. Durante o batismo de Jesus (Mt.3:16-17) o Espírito Santo desce sobre Ele sob a forma de uma pomba enquanto se ouve a voz do Pai por entre as nuvens.

33 Todas as orações oficiais da Igreja começam “em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”. Somos batizados, absolvidos dos nossos pecados e ungidos em nome da Trindade. Benzemo-nos com o sinal da cruz, invocando o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e terminamos as nossas orações glorificando a Santíssima Trindade. Jesus manda os Apóstolos batizar as pessoas “em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo” (Mt.28:19; Jo.10:30).

34 Qual é significado de Trindade na nossa vida
Qual é significado de Trindade na nossa vida? Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito. Deus é amor disse São João. Pela Sua natureza, o amor, não pode ficar só, mas deve amar alguém. A Trindade é o modelo para as famílias cristãs. Somos criados no amor para ser uma comunidade de pessoas que se amam, tal como o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão unidos no amor.

35 Sagrada Família é modelo disso
Sagrada Família é modelo disso. Houve dúvidas, sofrimentos, pobreza, fuga em procuro da segurança, perda do filho único, viuvez, morte cruel do filho em frente de mãe etc. Mas a família sempre ficou unida.

36 Tal como Deus Pai, somos chamados a ser pessoas produtivas e criativas contribuindo para construir a nossa família, a igreja, a comunidade e as nações. Tal como Deus Filho, somos chamados a reconciliar, a fazer a paz entre todos, a reparar o que foi estragado. Tal como Deus Espírito Santo devemos mostrar a verdade, fazer desaparecer a ignorância e ensinar. Oremos á Santíssima Trindade para que nos una, para que trabalhemos juntos, e partilhemos e suportemos a nossa vida juntos.

37 Meditação

38 Credo

39 Creio em Deus Pai, todo poderoso criador do céu e da te-e-rra.
Creio em Jesus Cristo, No-o-sso Senhor, pelo Espírito Santo concebido. Nasceu da Virgem Mari-i-i-ia, padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado e desceu à mansão dos mo-ortos. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus à direita de Deus Pai. De onde há-de vir pá-a-ra julgar. Para julgar o-os vivos e os mortos.

40 Creio no Espirito San-an-an-anto.
Creio na Santa Igreja Católica. Na comunhão dos San-an-an-antos, Creio na remissão dos peca-a-dos. Na ressurreição da cá-a-a-ame. Creio também na vida eter-er-na. a-a-a-men a-a-a-amen a-a-amen a-amen

41 Oração Universal

42 Caríssimos irmãos e irmãs: Elevemos a nossa oração a Deus Pai, que revelou ao mundo o seu grande amor no dom do Filho e do Espirito Santo, e digamos cheios de confiança Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos Pela santa Igreja de Deus verdadeiro, que se estende por todo o universo, para que seja revelação do seu mistério, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Pelos homens ofendidos e humilhados e pelos que sofrem a doença e a solidão, para que encontrem quem os ajude, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

43 Por todos os que, como nós, adoram o Deus único,
especialmente os Judeus e os Muçulmanos, para que o Espírito os leve à verdade plena, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos Por aqueles a quem Deus dá a sabedoria de verem no homem quase um ser divino, para que defendam e promovam a sua dignidade, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

44 Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial),
para que a Palavra e o Pão da vida as façam crescer na unidade, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos Por….

45 Pai santíssimo, que criastes o universo e por Jesus Cristo, vosso Filho e Deus convosco,
nos enviastes o Espírito da verdade, ouvi as orações do vosso povo e alegrai-nos com a vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

46 Ofertório

47 MAIS FORTE QUE AS ÁGUAS DOS MARES MAIS PERTO DO TOM DO ARCO IRIS
É O SENHOR – É O SENHOR QUE NOS SALVA É O SENHOR – É O SENHOR QUE NOS AMA, É O SENHOR É O SENHOR (HOMENS) O SENHOR CADA VEZ MAIS FORTE ENCHEU-SE DE PODER E DE MAGESTADE GLÓRIA, GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR NAS ALTURAS GLÓRIA GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR NOSSO DEUS Mais forte que as águas………..

48 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

49 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, os dons sobre os quais invocamos o vosso santo nome e, por este divino sacramento, fazei de nós mesmos uma oblação eterna para vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

50 V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

51 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,
é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte: Com o vosso Filho Unigénito e o Espírito Santo, sois um só Deus, um só Senhor, não na unidade de uma só pessoa, mas na trindade de uma só natureza. Tudo quanto revelastes acerca da vossa glória, nós o acreditamos também, sem diferença alguma, do vosso Filho e do Espírito Santo.

52 Professando a nossa fé na verdadeira e sempiterna divindade, adoramos as três Pessoas distintas, a sua essência única e a sua igual majestade. Por isso Vos louvam os Anjos e os Arcanjos, os Querubins e os Serafins, que Vos aclamam sem cessar, cantando numa só voz:

53 Santo

54 O SENHOR É SANTO, O SENHOR É SANTO O CÉU E A TERRA PROCLAMAM VOSSA GLÓRIA HOSSANA HOSSANA HOSSANA, BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR, HOSSANA HOSSANA HOSSANA

55 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo,
sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o dia santíssimo em que o Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho Unigénito, colocou à direita da vossa glória a nossa frágil natureza humana unida á sua divindade, humildemente vos suplicamos: Santifiquei estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

56 (Todos ajoelham) Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

57 De igual modo, no fim da Ceia,
tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados.

58 Mistério da Fé! Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

59 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo. Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco,

60 o nosso Patriarca José os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo: admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

61 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Todos Ámen.

62 Pai Nosso

63 Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

64 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

65 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

66 Cantarei a Paz cantarei
Cantarei a esperança cantarei cantarei o amor cantarei Senhor, cantarei (BIS)

67 Cordeiro de deus

68 Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo
Tem piedade de nós Dá-nos a Tua paz

69 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo

70 Comunhão

71 SEGURA NA MÃO DE DEUS, SEGURA NA MÃO DE DEUS, POIS ELA, ELA SUSTENTARÁ
SE AS ÁGUAS DO MAR DA VIDA QUISEREM TE AFOGAR, SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI SE AS TRISTEZAS DESTA VIDA QUISEREM TE SUFOCAR, SEGURA NA MÃO DE DEUS, SEGURA NA MÃO DE DEUS, POIS ELA, ELA SUSTENTARÁ NÃO TEMAS SEGUE ADIANTE E NÃO OLHES PARA TRÁS, SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI SE A JORNADA É PESADA E TE CANSAS NA CAMINHADA, AO TEU LADO ESTAREMOS, NÃO TE DEIXAREMOS SÓS,

72 Saboreai como é bom, o pão que vem de deus pai
no coração de seu filho, seu amor saboreai 1-Jesus por nós derramas-te vosso sangue redentor sois o pao e sois o vinho que nos sacia de amor 2-Vossa divina palavra seja o pao que nos sustenta seja vinho de alegria que a nossa fé alimenta 3-Coraçao de jesus cristo, de deus pai sois a morada que o vosso espirito santo, seja em nós chama sagrada

73 Ação de graças

74 NADA TE TURBE NADA TE ESPANTE
QUEM A DEUS TEM NADA LHE FALTA SÓ DEUS BASTA

75 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Ao professarmos a nossa fé na Trindade Santíssima e na sua indivisível Unidade, concedei-nos, Senhor nosso Deus, que a participação neste divino sacramento nos alcance a saúde do corpo e da alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

76 Avisos

77 Sac. O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia. Todos: Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.

78 Final da celebração

79 OBRAS TODAS DO SENHOR – BENDIZEI O SENHOR TERRA E ANIMAIS DO CAMPO – AVES E PEIXES DO MAR,

80 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Animada pelo Grupo Coral Dominical Projetada por: Luís dias Realização da projeção por : A. Alberto Sousa


Carregar ppt "Oração do Terço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google