Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucca Novo Alterado mais de 9 anos atrás
1
Floriano de Azevedo Marques Neto1 LEI Nº 11.445 / 2007 PRINCIPAIS ASPECTOS REGULATÓRIOS SEMINÁRIO SANEAMENTO BÁSICO FIESP SÃO PAULO, 01 DE MARÇO DE 2007
2
Floriano de Azevedo Marques Neto2 LEI NACIONAL DE SANEAMENTO ( LEI Nº 11.445 / 2007 ) DISCUTIR OS ASPECTOS REGULATÓRIOS ENVOLVE TRATAR DOS MARCOS REGULATÓRIOS CONTIDOS NA LEI A LEI Nº 11.445 / 2007 SURGE DO CONSENSO POSSÍVEL NUM SETOR : CARENTE DE REGULAÇÃO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA MARCADO POR INDEFINIÇÕES CONSTITUCIONAIS IMPORTANTES ● ● LEI NÃO DEFINE TITULARIDADES ● ● STF DEVERÁ DECIDIR EM BREVE PONTUADO POR SITUAÇÕES DE FATO QUE CONTAMINAM A DISCUSSÃO
3
Floriano de Azevedo Marques Neto3 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO SE ESTRUTURA SOBRE CINCO VETORES REGULATÓRIOS : PLANEJAMENTO REGULAÇÃO INDEPENDENTE TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICAS COOPERAÇÃO FEDERATIVA CONTROLE SOCIAL TENTAREI DESTACAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS DE CADA UM DESTES VETORES
4
Floriano de Azevedo Marques Neto4 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO OBRIGATORIEDADE DA ORGANIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SE DESENVOLVER EM CONFORMIDADE COM PRESSUPOSTOS E METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS O PLANEJAMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO SÃO INDISSOCIÁVEIS ARTIGO 19: ARTIGO 19 :OBRIGATORIEDADE DE PRESTAÇÃO BASEADA EM PLANO CONTEÚDO MÍNIMO ● ● BASE EM INDICADORES CONFIÁVEIS ● ● OBJETIVOS E METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS PARA UNIVERSALIZAÇÃO GRADUAL ● ● COMPATIBILIDADE COM PLANOS GERAIS E SUSTENTABILIDADE DE FONTES ● ● MECANISMOS DE AVALIAÇÃO ● ● SOLUÇÕES EMERGENCIAIS E CONTINGENCIAIS
5
Floriano de Azevedo Marques Neto5 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO COMPETÊNCIA PARA EDIÇÃO DO PLANO ARTIGO 19, § 1º: ARTIGO 19, § 1º: PLANO DEVE SER ELABORADO PELO TITULAR DOS SERVIÇOS PROBLEMA : PROBLEMA :PODERÁ HAVER PLANOS ESTADUAIS DE SANEAMENTO ? ● ● NOS TERMOS DO ARTIGO 23, IV, NÃO SE PODE NEGAR ESSA ATRIBUIÇÃO, SEM IMPLICAR TITULARIDADE ● ● A UNIÃO TAMBÉM PODE ( CF. ARTIGO 52, I – PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO ) ● ● À LUZ DA LEI É IMPORTANTE UM PLANO ESTADUAL PARA ORDENAR OS ESFORÇOS ESTADUAIS SOLUÇÃO : SOLUÇÃO :INTERPRETAÇÃO CONFORME DO ARTIGO 19, § 1º O QUE O DISPOSITIVO VEDA É A ELABORAÇÃO DO PLANO PELO PRÓPRIO PRESTADOR, QUE SÓ PODE SUBSIDIÁ-LO
6
Floriano de Azevedo Marques Neto6 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO ABRANGÊNCIA DO PLANO ARTIGO 19, § 8º: ARTIGO 19, § 8º: PLANO DEVE ENGLOBAR INTEGRALMENTE O TERRITÓRIO DO ENTE QUE O ELABOROU PROBLEMA : PROBLEMA :GRAU DE VINCULAÇÃO DO TITULAR AOS PLANOS EDITADOS POR OUTROS ENTES ● ● O EQUÍVOCO DO VETO AO ARTIGO 20 ARTIGO 20. “ARTIGO 20. AS DISPOSIÇÕES DOS PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO SÃO DETERMINANTES PARA O PODER PÚBLICO QUE OS EDITOU E SÃO REFERÊNCIA PARA OS RESPECTIVOS PRESTADORES DOS SERVIÇOS, NA FORMA DAS NORMAS LEGAIS, REGULAMENTARES E CONTRATUAIS APLICÁVEIS. ” SOLUÇÃO : SOLUÇÃO :APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO ARTIGO 174 DA CF
7
Floriano de Azevedo Marques Neto7 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO PLANO DE SANEAMENTO EDITADO PELO TITULAR É A CONDIÇÃO DE VALIDADE DOS CONTRATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ( ARTIGO 11, I ) PLANOS DE INVESTIMENTO ( CONTRATUALIZADOS ) DEVEM SER COMPATÍVEIS COM O PLANO DE SANEAMENTO ( ARTIGO 11, § 1º ) QUANDO HOUVER PRESTAÇÃO REGIONALIZADA, ELA DEVERÁ SER ADERENTE AO PLANEJAMENTO ( ARTIGO 14, III ) EDITADO PELOS TITULARES ( ARTIGO 19, § 1º )
8
Floriano de Azevedo Marques Neto8 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO INDEPENDENTE A LEI Nº 11.445 / 2007 PÕE COMO PRESSUPOSTO – SEPARAÇÃO ENTRE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E SUA REGULAÇÃO ARTIGO 11, III : ARTIGO 11, III : CONTRATO DEVE INDICAR A ENTIDADE DE REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO REGULAÇÃO OBEDECERÁ PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DECISÓRIA VEDAÇÃO DE QUE O CONTRATO INTERDITE A REGULAÇÃO ( ARTIGO 11, § 3º ) O QUE PRESSUPÕE SEPARAÇÃO DE ENTIDADES
9
Floriano de Azevedo Marques Neto9 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO INDEPENDENTE COMPETÊNCIAS NORMATIVAS OBRIGATÓRIAS ( ARTIGO 23 ) PADRÕES E INDICADORES DE QUALIDADE REQUISITOS OPERACIONAIS E DE MANUTENÇÃO METAS DE EXPANSÃO E QUALIDADE REGIME, ESTRUTURA E NÍVEIS TARIFÁRIOS SUBSÍDIOS TARIFÁRIOS E NÃO TARIFÁRIOS PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE REAJUSTE E REVISÃO CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E FATURAMENTO AFERIÇÃO DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA REGRAS PARA GRANDES CONSUMIDORES ( ARTIGO 41 ) CRITÉRIOS PARA INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS ( ARTIGO 40), CONTINGENCIAMENTO E RACIONAMENTO
10
Floriano de Azevedo Marques Neto10 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO A REGULAÇÃO DA “ INTERCONEXÃO DE SERVIÇOS ” A IMPORTÂNCIA DA DESAGREGAÇÃO DA CADEIA ARTIGO 12 : REGULAÇÃO POR CONTRATO ARTIGO 12 : UNICIDADE DE REGULADOR A REGULAÇÃO DA “ INTERCONEXÃO ” ( ARTIGO 12, § 1º ) NORMAS TÉCNICAS DE QUALIDADE, QUANTIDADE E REGULARIDADE ( ARTIGO 12, § 1º, I ) NORMAS ECONÔMICAS : TARIFAS, SUBSÍDIOS E SEGREGAÇÃO DE PAGAMENTO ( ARTIGO 12, § 1º, II ) GARANTIA DE PAGAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA ( ARTIGO 12, § 1º, III ) SEGREGAÇÃO NA CONTA ( ARTIGO 12, § 3º ) RISCOS DE INADIMPLÊNCIA DOS USUÁRIOS ( ARTIGO 12, § 1º, IV ) SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS ( ARTIGO 12, § 1º, V ) AGÊNCIA DEVERÁ ESTABELECER PARÂMETROS MÍNIMOS PARA O “ CONTRATO DE INTERCONEXÃO ” ( ARTIGO 12, § 2º )
11
Floriano de Azevedo Marques Neto11 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO REGULAÇÃO TARIFÁRIA COMPETÊNCIA DA AGÊNCIA ( ARTIGO 23, IV ) VETO AO ARTIGO 32 POSSIBILIDADE DE SUBSÍDIOS TARIFÁRIOS E NÃO TARIFÁRIOS ( ARTIGO 29, § 2º ) REAJUSTES ANUAIS ( ARTIGO 37 ) REVISÃO ORDINÁRIA ( PERIÓDICO ) OU EXTRAORDINÁRIA ( IMPREVISÃO ) ( ARTIGO 38 ) DEVER DE TRANSPARÊNCIA TARIFÁRIA ( ARTIGO 39 )
12
Floriano de Azevedo Marques Neto12 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO DELEGAÇÃO DA ATIVIDADE REGULATÓRIA E REGRA GERAL ( ARTIGO 8º ) POSSIBILIDADE DE DELEGAÇÃO NA PRESTAÇÃO REGIONALIZADA ( ARTIGO 15 ) ENTRE ENTES FEDERADOS ( CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ) PARA CONSÓRCIO PÚBLICO INTEGRADO PELO TITULAR POSSIBILIDADE DE DELEGAÇÃO GERAL INDEPENDENTE DE PRESTAÇÃO REGIONALIZADA, DENTRO DO MESMO ESTADO ( ARTIGO 23, § 1º ) A NECESSIDADE DO REGULADOR DELEGADO NÃO COINCIDIR COM O PRESTADOR DO SERVIÇO A NECESSIDADE DE PREVISÃO DO EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIAS REGULATÓRIAS NA LEI DO ÓRGÃO REGULATÓRIO REGULAÇÃO DELEGADA E PLANEJAMENTO ( ARTIGO 19, § 1º )
13
Floriano de Azevedo Marques Neto13 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE A LEI PREVÊ VÁRIOS DISPOSITIVOS PARA TORNAR TRANSPARENTES AS CONDIÇÕES DA PRESTAÇÃO PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA ( ARTIGO 2º, IX ) DEVER DE INFORMAÇÃO PLENA DE TODOS OS DADOS AO REGULADOR ( ARTIGO 25 ) SISTEMAS CONTÁBEIS SEPARADOS ( ARTIGO 12, V ) PARA PRESTADORES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS REGULAÇÃO TARIFÁRIA ( ARTIGO 23, IV ), PLANOS DE CONTAS ( ARTIGO 23, VIII ) E SUBSÍDIOS ( ARTIGO 23, IX ) PUBLICIDADE DE TUDO QUE SE REFIRA À REGULAÇÃO ( ARTIGO 26 ) AUDITAGEM E CERTIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS ( ARTIGO 42, § 2º ) REGRA GERAL É A DA SUSTENTABILIDADE ECÔNOMICO-FINANCEIRA ( ARTIGO 29 )
14
Floriano de Azevedo Marques Neto14 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA COOPERAÇÃO A LEI TENTA SUPERAR A DISPUTA DE TITULARIDADE COM INTRODUÇÃO DE MECANISMOS DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA LEI NÃO ADENTRA NA DEFINIÇÃO DE TITULARIDADE PREVÊ A GESTÃO ASSOCIADA ( ARTIGO 3º, II ) E A PRESTAÇÃO REGIONALIZADA ( ARTIGO 3º, VI ) COMO PRESSUPOSTOS CONTEMPLA A REGRA GERAL DE DELEGAÇÃO DA REGULAÇÃO E DA PRESTAÇÃO ( ARTIGO 8º ), SÓ EXIGINDO CONTRATO ( ARTIGO 10 ) COOPERAÇÃO TÉCNICA NO PLANEJAMENTO ( ARTIGO 15, PARÁGRAFO ÚNICO )
15
Floriano de Azevedo Marques Neto15 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO CONTROLE SOCIAL A LEI PREVÊ VÁRIOS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO CONTROLE SOCIAL É PRINCÍPIO GERAL ( ARTIGO 2º, X ) ACESSO DOS USUÁRIOS ÀS INFORMAÇÕES E DIREITOS ( ARTIGO 27 ) MECANISMOS DE CONTROLE DOS NÍVEIS DE SERVIÇOS ( ARTIGO 23, I, III, VIII ) COMUNICAÇÃO OBRIGATÓRIA AOS USUÁRIOS RECLAMANTES ( ARTIGO 23, § 2º ) PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA ( ARTIGO 21, II E ARTIGO 26 ) O CONTROLE SOCIAL PREVÊ A EXISTÊNCIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS DE CARÁTER CONSULTIVO, COM REPRESENTAÇÃO MÚLTIPLA ( ARTIGO 47 )
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.