Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CLÁUDIA MARTELLI martelli@iqm.unicamp.br
1 E.E.Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto 2 Instituto de Química - Unicamp
2
ALTERNATIVAS DE TRABALHOS NA AULA DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES EM REDAÇÃO,LEITURA E A MATEMÁTICA BÁSICA
3
As necessidades de alguns alunos vão além do conteúdo de química
Professores outras Química Disciplinas Semi-analfabeto
7
Pressões para aprovações Progressão continuada Supletivo
fracasso escolar medidas introduzidas Secretaria da Educação Reclassificação Classes de aceleração Pressões para aprovações Progressão continuada Supletivo Professores e direção descomprometidos
8
Aprovação Dúvidas reprovação Acompanhamento
Professores Aprovação Dúvidas reprovação Acompanhamento Consultar os alunos (carta) 380 alunos do ensino médio/supletivo Aprovação Reprovação Sem o conteúdo maior chance em aprender
9
61% preferem ser retidos e aprender mais
RESULTADOS DA PESQUISA 15% desejam somente o diploma 26% desejam o diploma, mas gostariam aprender mais 61% preferem ser retidos e aprender mais
10
Alunos aprovados alunos reprovados
Conselho de classe Alunos aprovados alunos reprovados Acompanhamento (química, português e história) literatura (3a e 4a séries livros do ensino fundamental), caligrafia e matemática básica HTPC e aula de química Avaliação Exemplos: Odisséia - autor : Ruth Rocha O Bazar do Folclore – autor : Ricardo Azevedo O Santinho - autor : Luís Fernando Veríssimo Histórias de Fadas – autor : Oscar Wilde Um assassinato um mistério e um casamento - autor Mark Twain
11
CONCLUSÕES Resultados leitura e escrita gratificante
Surpreendentes Professor Os alunos são o público alvo do nosso trabalho, portanto devemos ensinar-lhes o que seja bom e necessário para eles, e não para nós ou Secretaria da Educação. O professor de química deve suprir suas deficiências, vencer seus preconceitos pessoais e ir além, quando necessário, do conteúdo de química.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.