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O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA? InteligênciaAmbiental InteligênciaCliente PlanosEstratégicos PlanosTáticos InteligênciaConcorrente Inteligência Produto.

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2 O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?

3 InteligênciaAmbiental InteligênciaCliente PlanosEstratégicos PlanosTáticos InteligênciaConcorrente Inteligência Produto e Mercado Gestão Gestão Estratégica Estratégica Inteligência Competitiva

4 Inteligência do Concorrente Inteligência do Concorrente Inteligência do Mercado Inteligência do Mercado Inteligência Ambiental Inteligência Ambiental ò Inteligência do Produto ò Inteligência do Cliente ò Inteligência Tecnológica

5 É processo sistemático que converte bits e peças de informação competitiva em conhecimento estratégico para a tomada de decisão. Conhecimento acerca da posição competitiva atual, resultados históricos, pontos fortes e pontos fracos, e intenções futuras específicas. Inteligência Competitiva

6 òQuem são os seus concorrentes? òQuais são os seus recursos? òQuem são os seus clientes? òPor que eles têm sucesso? òQuais são os seus pontos fortes e fracos? òQuais são os seus planos futuros? òComo eles respondem a movimentos competitivos específicos? òQual é o campo de batalha mais apropriado para enfrentá-lo e como fazê-lo? Conhecimento Estratégico

7 1.Orientada pelo pensamento estratégico; 2.Ênfase na implementação de estratégias em oposição ao desenvolvimento de estratégias; 3.Uma organização e estilo corporativo baseado no conhecimento; 4. Reconhecimento do papel essencial da função de inteligência: òno pensamento estratégico; òna implementação efetiva de planos Principais características de uma empresa gerenciada estrategicamente

8 Evolução do processo de IC Estágio 1. Sem atividades de IC, nem de P&D Sumário ou nenhum planejamento estratégico Sumário ou nenhum planejamento estratégico Estágio 2. Função de P&D e uma biblioteca limitada Atividade de planejamento estratégico Estágio 3. Implementação de um processo de IC Implementação de um processo de GE Estágio 4. Implementação de um processo de IC funcionando de forma integrada com um processo de GE muito bem estruturado e funcionando efetivamente

9 Por Que implementar um processo de IC???

10 ò Evitar surpresas; ò Identificar ameaças e oportunidades; ò Obter vantagem competitiva pela redução do tempo de reação; ò Melhorar o planejamento estratégico a curto e a médio prazo. Inteligência Competitiva

11 Como pode ser desenvolvido um processo de Inteligência Competitiva??? PE PT IA ICoICe IM IC

12 ò Coleta de informações publicadas; ò Coleta de informações internas na organização; ò Coleta de informações externas; ò Síntese e análise de informações; ò Elaboração de relatórios de Gestão; ò Apoio à tomada de decisão. Inteligência Competitiva Processo contínuo e sistemático de :

13 òDesenvolvimento de uma rede interna de informações dentro da organização; òElaboração de mapas cognitivos da organização; òElaboração de listas de chamada; òDesenvolvimento matrizes de informação; òColeta ativa de informações; òRetorno dos resultados obtidos. Inteligência Competitiva Processo contínuo e sistemático de :

14 Fontes internas de informação A melhor inteligência está localizada dentro de sua própria organização. É o capital intelectual detido pelas pessoas que trabalham na organização.

15 Fontes internas de informação ò Pessoal de Marketing e Vendas; ò Pessoal de Manufatura; ò Pessoal de Contabilidade e Finanças; ò Pessoal de Recursos Humanos; ò Outros,...

16 Fontes externas de informação 1.Contato telefônico preliminar para conhecimento; 2.Telefones de pessoal bem informado: - pessoal de relações públicas/investidores; - pessoal de serviço de atendimento ao cliente; - pessoal de marketing e vendas; - pessoal de biblioteconomia. 3.Telefones de altos executivos; 4.Telefones de gerentes intermediários.

17 Quem deve ser entrevistado? ò Fornecedores; ò Clientes; ò Analistas/experts empresariais; ò Concorrentes.

18 Quais questões devem ser formuladas? ò Vendas; ò Margens; ò Novos produtos e serviços; ò Desenvolvimento de produtos e serviços; ò Estratégias e planos futuros.

19 3Questões específicas não devem ser formuladas na forma de frases! 3Use técnicas provadas: òfrases neutras; òentrevistas diretivas; òtécnicas apoiadas por instrumentos; òtécnicas declarativas; òtécnicas desafiadoras. Como devem ser formuladas as questões?

20 Síntese e Análise de informações: ò Análise Bottom-Up - Planejamento Estratégico ò Análise Top-Down - Ponto de vista da alta administração; ò Benchmarking; ò Análise de tempo-baseado em Inteligência.

21 Dados Informação Conhecimento Competência Síntese e Análise de informações:

22 Hierarquia da inteligência Boletins mensais Base de dados Perfis empresariais Planilhas de impacto estratégico Análise situacional Relatórios de inteligência

23 ò Os aspectos estratégicos e táticos; ò Orientado à decisão; ò Inclusão de suporte de informação, somente se necessário; ò Distribuição baseada na necessidade de conhecimento; ò Vários relatórios ao invés de um relatório extenso. Relatórios de inteligência O que focalizar?

24 Desenvolvimento de um processo de IC Plano de ação sumário : 1.Desenvolver um processo protótipo e iniciar a coleta de informação; 2.Determinar as necessidades deste processo e desenvolver uma rede corporativa de IC; 3.Filtrar continuamente os dados coletados e publicados; 4.Determinar as necessidades de pessoal para a implementação do processo de IC; 5.Projetar e instalar um sistema computacional.

25 O coordenador de IC bem sucedido: ò Facilitador de inteligência; ò Facilitador de estratégias; ò Coordenador de redes de informações; ò Engenheiro de sistemas e de processos de informação; ò Formador e orientador.

26 Inteligência Competitiva A Gestão de Riscos em Ambiente Globalizado òDesign flexível que permita uma mudança interna e externa; òUm sistema automatizado inferior ao ideal (os sistemas ideais nunca são implementados); òAbordagem sistemática, através de prototipagem; òSistema usuário que exerça um controle total ou substancial da organização; òGerenciamento através de unidades estratégicas de negócios; òRede ativa de informações.


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