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FABRAI – FACULDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS EXATAS,

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1 FABRAI – FACULDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS EXATAS,
HUMANAS E SOCIAIS. CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADOS À AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO William Araújo do Carmo Professor

2 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO A introdução de novas tecnologias nas organizações é um processo complexo e (deverá ser) dinâmico, que requer mudanças na estrutura e forma de gerir das organizações. Complexo: Pessoas Custos Negócio Objectivos Dinâmico: Competitividade Qualidade Viabilidade da empresa

3 TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
Hardware PC - WAN Pessoa (internet, Satélite, Wireless, IRA, Rádio, etc...) PC - Monoposto PC - LAN PC - Multiposto

4 TECNOLOGIA DE INFORMACÃO
Software & Telecomunicações Sist. Global Integrado “Programinhas” (internet, Satélite, Wireless, IRA, Rádio, etc...) Bases de Dados Sist. Distribuído Sistema centralizado

5 TECNOLOGIA DE INFORMACÃO Hardware + Software + Telecomunicações
Suporte para Comunicação da Informação

6 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TIPOLOGIA

7 O PAPEL DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES
Problema Organizacional Nível Organizacional Gestão de topo Estratégico Gestão Gestão de nível médio Supervisores Trabalhadores de conhecimento Conhecimento Pessoal da produção, serviços e administrativo Operacional Financeiro/ Contabilístico Vendas/ Marketing Recursos Humanos Produção

8 CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de processamento de transações (TPS - Transaction Processing Systems) Recolhem e mantêm informação sobre transações e controla pequenas decisões que fazem parte das transações Sistemas de Informação Inter- Organizacionais (IOS - Inter-Organizational System) Automatizem o fluxo da informação entre organizações para suportar o planejamento, o projeto, o desenvolvimento, a produção, e a entrega dos produtos e dos serviços Sistemas de Automatização de Escritório (OAS - Office Automation Systems) Mantêm as tarefas de comunicação e processamento de informação características de ambiente de escritório

9 CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de trabalho de conhecimento (KWS - Knowledge Work Systems) Suporte os profissionais do conhecimento na análise e no desenvolvimento de projetos técnicos numa área específica. Sistemas de informação de Gestão (MIS - Management Information Systems) Converte informação sobre transações em informação para a gestão da organização Sistemas de Apoio à Decisão (DSS - Decision support systems) Ajuda os utilizadores na tomada de decisões não estruturáveis fornecendo-lhes informação, modelos e ferramentas para analisar a informação

10 CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação para Executivos (EIS - Executive Information System) Fornece aos gestores, de modo muito interativo e flexível, acesso a informação geral para a gestão da organização

11 CLASSIFICAÇÃO DOS SI (VISÃO GLOBAL)
Problema Organizacional Tipos de SI Estratégico EIS DSS MIS Gestão KWS OAS Conhecimento TPS IOS Operacional Financeiro/ Contabilístico Vendas/ Marketing Recursos Humanos Produção

12 FORMAS DE CRIAR INFORMAÇÃO
Processamento transacional Recolha de dados e processamento das operações. OLTP (OnLine Transaction Processing) Os dados operacionais são os dados recolhidos das operações tais como processar ordens de compra, produção, vendas, etc. A maioria de empresas modernas recolham a maioria destes dados usando um formulário on-line para processar estas transações (OLTP). Os dados gerados por estes sistemas não estão geralmente em um formato que facilita perguntas ou uma análise eficiente. Processamento analítico Criar informação NOVA através da análise e tratamento de informação EXISTENTE OLAP (Online Analytical Processing) Software de suporte à decisão que deixa um utilizador rapidamente analisar a informação que foi sumariada e tratada.

13 ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS
Estruturados: Operações ou transações, cujos processos de recuperação e controle de dados são repetitivos Facilmente automatizados Todos os dados relevantes são disponíveis Necessitam de pouco julgamento ou avaliação humana Semi-Estruturados Situações que, embora habitual, têm de ser adaptados a cada caso específico Algumas partes podem ser automatizados Necessitam de julgamento humano Não-Estruturados Situações específicas, freqüentemente únicas (ambientes complexos e dinâmicos) Dificilmente automatizados Necessitam muito julgamento humano

14 (TPS - Transaction Processing Systems)
SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (TPS - Transaction Processing Systems) “ Recolhe e mantém informação sobre transações e controla pequenas decisões que fazem parte das transações” Notificação do evento Evento Dados TPS Dados Programa TPS Resposta Resposta Relatórios

15 (TPS - Transaction Processing Systems)
SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (TPS - Transaction Processing Systems) Os TPS apóiam as atividades rotineiras e operacionais das organizações e mantêm a maioria dos dados. Têm algumas características da primeira era dos SI i.e., servem apenas uma área funcional da organização (não de forma integrada com as outras). Tarefas: Obtenção de informação Produção de informação Armazenamento de informação Difusão da informação (secundário) -» sumários das transações (controlo) Características: Processos simples, mas altamente repetitivos Grande volume de transações Necessidade de grande precisão e segurança Problemas estruturados

16 SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES
(TPS - Transaction Processing Systems) Exemplos Tipos de TPS: - On-line (Tempo Real): Ligação direta entre o usuário e o programa, cada transação é processada individualmente. Exemplo: sistema de cartões de crédito. Vantagem: Resposta imediata. - Batch: As transações são agrupadas e processadas como uma só unidade. Exemplo: Programa de imobilizado. Vantagens: em alguns casos mais eficientes e mais baratos; Maior controle. Exemplos de TPS: Uma aplicação isolada de salários processa os registros dos colaboradores, mantém esses dados atualizados e produz alguns documentos, previamente definidos e programados Encomendas, faturamento, reservas de hotel, ...

17 SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES
(TPS - Transaction Processing Systems) Exemplos

18 (IOS - Inter-Organizational System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INTER-ORGANIZACIONAIS (IOS - Inter-Organizational System) “ Automatiza o fluxo da informação entre organizações para suportar o planejamento, o projeto, o desenvolvimento, a produção, e a entrega dos produtos e dos serviços ” Tarefa: Comunicar informação Características e objetivos Interoperabilidade com Serviços Web (Arquiteturas Orientadas a Serviço) Suportem a Transferência Eletrônica de Dados (EDI) Electronic data Interchange: A transferência direta de computador a computador da informação transacional contida nos documentos normalizados das organizações. O EDI vem substituir a troca física de documentos tal como ordens de compra e faturas. Ajudar a reduzir os atrasos nas entregas resultantes de grandes volume de documentação.

19 (IOS - Inter-Organizational System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INTER-ORGANIZACIONAIS (IOS - Inter-Organizational System) Características e objetivos (cont.) Permite que organizações obtenham economia de escala na tecnologia. Fornece uma maneira das organizações criarem novos produtos novos e serviços . Exemplos: A empresa FORD: Fábricas de produção Centros de investigação

20 (IOS - Inter-Organizational System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INTER-ORGANIZACIONAIS (IOS - Inter-Organizational System)

21 (OAS - Office Automation System)
SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO (OAS - Office Automation System) “Projetado especificamente para melhorar o desempenho das equipes suportando a partilha e o fluxo da informação” PAPERLESS OFFICE Também conhecido por: Sistemas de suporte a grupos de trabalho (WSS - Workgroup Support System) Tarefa: Comunicar informação Tipos de equipas de trabalho: Equipes de projetos: Resolvem um problema específico Equipes permanentes: pessoas de todos os departamentos que executam um fluxo do trabalho contínuo

22 (OAS - Office Automation System)
SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO (OAS - Office Automation System) Características e objetivos: Correio eletrônico Interno Externo Reuniões eletrônicas calendário do grupo: mantém calendários eletrônicos dos membros da equipe e de gestão tempos ótimos para reuniões reunião eletrônica: deixa uma equipe ter uma reunião virtual videoconferência: permite que os membros de uma equipe tenham um encontro “face-a-face” quando dispersos geograficamente Gestão de documentos Criação de documentos padronizados Armazenamento de documentos (contém documentos de várias equipas de trabalho, suporta vários níveis de segurança, ...)

23 SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO
Obstáculos à difusão dos SAE: Dificuldade de integrar componentes com diferentes padrões Custo de armazenar informações não usuais (imagens, som , vídeo) “Maior utilidade em ramos em que circula muita correspondência: Grandes e médias instituições) Exemplos: OpenOffice Microsoft Office Lotus Notes

24 SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO
OpenOffice

25 SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO
MS Office - XDocs

26 (KWS - Knowledge Work Systems)
SISTEMAS DE TRABALHO DE CONHECIMENTO (KWS - Knowledge Work Systems) “Suporte aos profissionais do conhecimento na análise e no desenvolvimento de projetos técnicos numa área específica ” Características e objetivos: Aumentar a produtividade nas áreas técnicas Consiste em especificações, modelos Permite efetuar modelagens e simulações Exemplo: Programa de concepção assistida por computador ( CAD / CAM )

27 SISTEMAS DE TRABALHO DE CONHECIMENTO
(KWS - Knowledge Work Systems)

28 (MIS - Management Information Systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO (MIS - Management Information Systems) “Converte informação sobre transações em informação para a gestão da organização” Pedido de relatórios Dados MIS Programa MIS Resposta Usuário Dados TPS Programa TPS Relatórios

29 (MIS - Management Information Systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO (MIS - Management Information Systems) Tarefas: Obtenção de informação Produção de informação Difusão da informação Características e objetivos: Permitem planejar, comparar, controlar e tomar decisões Alertar as pessoas para a existência de problemas e oportunidades Característica dos outputs (relatórios): Periódicos: determinados intervalos (semanais, mensais) Sumários: agregam informação Específicos: mostrem somente um subconjunto da informação disponível Comparativos: comparem subconjuntos de informação análoga

30 (MIS - Management Information Systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO (MIS - Management Information Systems) Os MIS são basicamente sistemas transacionais (ajudam a suportar as operações) e trabalham com problemas estruturados. Vantagem dos MIS sobre os TPS Maior flexibilidade na obtenção dos elementos necessários para a gestão Maior integração de informação através das diferentes áreas funcionais Exemplos Vendas por região: Real VS Planeado Análise da evolução dos custos

31 (MIS - Management Information Systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO (MIS - Management Information Systems) Multidimensional planning with MIS (Empresa LLP)

32 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) “ Ajudam os usuários na tomada de decisões semi- estruturáveis fornecendo-lhes informação, modelos e ferramentas para analisar a informação ” Modelos DSS Dados DSS Dados TPS Pedido de dados Dados MIS Programa DSS Resposta Dados Externos Usuário Relatórios

33 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) São instrumentos que facilitam a tarefa de tomada de decisão e que tentam otimizar os resultados obtidos melhorando assim a qualidade das decisões Utilizados tanto a nível táctico como a nível estratégico Tarefas: Produção de informação Difusão da informação Características e objetivos: Problemas menos estruturados Utilizam modelos analíticos “User friendly” -> Não exigem ajuda de especialistas informáticos Permitam interação elevada (modificação de parâmetros, mudança de hipóteses, ...) permitem análise, simulação de cenários (ex: dados os custos atuais de distribuição -> qual o transporte que deve ser utilizado?)

34 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) Outputs Fornecem relatórios e sumários para a tomada de decisão O usuário controla os inputs e outputs (não definidos) Exemplo: qual a repercussão no investimento em um setor da administração publica? Os DSS comparativamente com os MIS: Lidam com problemas semi-estruturados (ex: avaliar e escolher fornecedores alternativos aos atuais) Adaptam-se a qualquer ambiente de decisão, em vez de serem orientados para suportarem uma aplicação ou conjunto de aplicações específicas

35 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems)

36 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) Decision-Support System : River Basin

37 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems)

38 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System) “ Fornece aos gestores, de modo muito interativo e flexível, acesso a informação geral para a gestão da organização ” Dados MIS Relatórios Programa EIS Pedidos Resposta Usuário Externos TPS DSS Modelos Apoio

39 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System) Tarefas: Obtenção de informação Produção de informação Difusão da informação Características e objetivos: Problemas (interrogações) semi-estruturados ou não estruturados Recolhem informação de várias fontes, internas e externas “User friendly” -> Não exigem ajuda de especialistas informáticos Interativos e muito flexíveis (dados subjetivos) Normalmente muito dispendioso

40 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System) Outputs Fornecem relatórios (gráficos) de previsões a médio prazo ( vendas, custos, recursos, humanos, ....) Informação muito consolidada e compreensível Possibilidade de “Drill Down” -> obtenção de mais detalhe MIS / DSS / EIS MIS –> Foco na informação DSS –> Foco na Decisão EIS –> Foco estratégico

41 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System) PSI's "SuperQuery

42 TIPOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA ÁREA DA SAÚDE
Computerized Physician Order Entry (CPOE): Receita médica Eletrônica Hospital Management System: Sistema de Informações para Gestão Hospitalar Clinical Decision Support System (CDSS): Sistema de Apoio a decisão Clinica Electronic Medical Record (EMR): Prontuário Eletrônico

43 DECISÕES, NÍVEL ORGANIZACIONAL E SI
TPS IOS MIS OAS DSS KWS EIS


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