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Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas

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Apresentação em tema: "Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
Incorporando Parâmetros de Conservação Ambiental e promovendo o Desenvolvimento Sustentável A conservação é uma pauta da atualidade em qualquer tipo de projeto, especialmente os de turismo, devido os impactos que produzem estarem localizado essencialmente em destinos com recursos naturais conservados que lhes tornam mais atrativos.

2 Porque Caldas Novas? Investigação
Responde pelo maior fluxo turístico de Goiás Turismo de sol e piscina com pautas de um turismo de massa Tendencia a implantar novas formas Investigação Caldas Novas atraia minha atenção por tratar-se de um balneário termal onde preponderava um turismo de “sol e praia” com características de um turismo de massas, que se expandia desordenadamente provocando impactos que pareciam irreversíveis. Ademais, na área de estudo observava-se uma tendência a implantar novas formas de turismo, especialmente o turismo de congressos e eventos e o de natureza, com o fim de atender a outros segmentos da demanda. Entretanto, estas iniciativas eram imaturas e pareciam surgir espontaneamente de maneira desorganizada.  Em 2000 o município iniciou um Processo de elaboração de um Plano Diretor e o turismo era um dos temas importantes a desenvolver. A razão de uma solicitação da prefeitura municipal, elaborei uma pesquisa para disponibilizar ao município umas ferramentas de gestão da actividade turística que pudesse ser elaborada e aplicada a curto prazo. Do mesmo modo, oferecer aos gestores turísticos locais dados que lhes permitiriam definir ações para melhorar a qualidade do destino em seu conjunto. Instrumento de gestão Ações para melhorar a qualidade do destino

3 Objetivo Geral Como assegurar o futuro turístico do destino com formas sustentáveis? Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico Particularidades da área de estudio Criterios de conservação da natureza Evitando conflitos sociais Participação popular Evitando conflitos ambientais

4 Procedimentos Conhecimento prévio do destino Diagnóstico
Oferta, Demanda, Motivações, Comunidade, Recursos Turísticos Sistema Turístico Condicionantes territoriais Plano de desenvolvimento turístico

5 Diagnóstico

6 Oferta e Demanda A velocidade da construção especulativa supera as pautas de crescimento da demanda Sistema hoteleiro complexo e diversificado Hoteis Pousadas Condominios Perfil sócio-demográfico e Motivações da demanda Os ganhos da alta temporada são empregados para compensar as perdas dos meses de baixa Desenvolver pontos atrativos existentes Aumentar a oferta de novas formas de turismo

7 Motivações dos turistas
O principal atrativo são as aguas termais Novas atividades Conhecer o entorno Descansar Porém Custo da estada Falta de oferta complementar estimulante Interesse em novas atividades Falta de hábito Desconhecimento Curiosidade Acesso e Infraestructura Contato com a natureza Parque

8 Prioridades e inquietações do setor público e privado
Meios econômicos limitados Falta de programas de controle e limitação do turismo no futuro Deficiências

9 Possibilidades de desenvolvimento futuro do turismo
Balanço preliminar das perspectivas para a futura sobrevivência da atividad turística Turismo de saúde Turismo de massa “sol e piscina” Sem preocupação pela conservação Impossibilidade de intensificar a exploração das aguas termais em AT Baixa demanda por este produto durante o resto do ano Urgência de iniciativas alternativas Possibilidades de desenvolvimento futuro do turismo Uso terapêutico das aguas termais Oferta de subprodutos especializados (fitness e beleza) Desenvolvimento do setor de eventos e congressos Complexo termal ecológico Combinação do turismo cultural e de natureza

10 Recursos Turísticos

11 Recursos Turísticos 2 - Avaliação dos RT desde da perspectiva das:
Debilidades Ameaças que apresentam Oportunidades 3 – Prioridades individuais dos RT para o desenvolvimento turístico do destino

12 Sistema Turístico

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14 Análise SWOT Alojamento Oportunidades Ameaças Pontos Fracos
Recursos Turísticos Impacto Ambiental Recursos Financeiros Grau de Competitividade Recursos Humanos Oferta Complementar Alojamento Infraestrutura Geral Nível Tecnológico das Instalações Oportunidades Ameaças Pontos Fracos Pontos Fortes

15 Desenvolvimento espontáneo Disfunções e Debilidades
Análisis SWOT Explorar novos recursos e aproveitar melhor os existentes Reestruturar a oferta turística Melhorar as infraestructuras Elaborar programas de formação e capacitação Modernizar instalações e atualizar a tecnología Controlar os riscos de contaminação do meio ambiente Desenvolvimento espontáneo Disfunções e Debilidades No se tem aproveitado até o momento as possibilidades e oportunidades que o destino ofrece Garantir o grau de competitividade Melhorar o produto básico Diversificar a oferta

16 Condicionantes territoriais

17 Condicionantes territoriais para a exploração dos recursos turísticos
Introduzir instrumentos de planejamento que consigam sanar problemas específicos de diferentes zonas do territorio Zoneamento Uniformidade de meio Grau de homogeneidade dos recursos Interação de diversos atributos ambientais indicando a aptitude e a fragilidad territorial Zonas de recursos múltiples e otras com ofertas muito específicas

18 Tipologia Ambiental de Caldas Novas

19 Tipologia Turística de Caldas Novas

20

21 Plano de Desenvolvimento Turístico
Objetivos Metas Estratégia Geral Estratégia Setorial Estratégia Espacial Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Turístico Plano de Promoção Definição de Zonas Turísticas de Diversos Usos Plano Normativo Ambiental Monitoramento Avaliação Ajuste

22 Objetivos e Metas Conservacionistas Comerciais Objetivos Metas
Ampliar a oferta turística local Fortalecer a política turística Conservar o meio ambiente

23 Propostas do plano de desenvolvimento turístico
Adequar a oferta de produtos turísticos as exigências de uma demanda dinámica Ordenamento espacial Zonas com diferentes níveis de uso Elemento transformador de recursos específicos em produtos turísticos integrados Interesses públicos e privados Instrumento de ação Características ambientais Elemento condutor de novas ações políticas

24 Estrategia básica espacial: a implantación territorial
Plano Estrategia básica espacial: a implantación territorial Potencialidades Riscos Estratégia Plano Normativo Ambiental Minicípio

25 Medidas de Proteção e Desenvolvimento Tipos de Aproveitamento
Plano de ordenamento e regulação Desenvolvimento de infraestruturas que protejam os recursos e facilitem seu uso turístico Degradação do meio turístico Turismo massivo Intensivo Plano de uso do Lago Regulação do uso de embarcações Divulgação dos usos permitidos Falta de controle das atividades turísticas comprometendo os recursos naturais frágeis Desenvolvimento para sustentar a demanda turística Semi-intensivo Regulação dos eventos programados Aplicação de uma ética ambiental; Envolvimento da comunidade Pequenas alterações na paisagem Freqüência dividida territorialmente e relacionada com o patrimônio rural Rural Plano de atividades turísticas Exploração controlada dos recursos; Transformação das paisagens regionais Turismo de baixa intensidade Restrito Potencial Planos de uso público Proibição do uso de zonas mais frágeis; Controle de freqüência de visitantes Ameaças a integridade dos recursos naturais Formas "Brandas" de turismo Restrito Normas Medidas de Proteção e Desenvolvimento Riscos Tipos de Aproveitamento Área de uso Turístico P L A N O R M T I V

26 Estratégia básica setorial
Plano de fortalecimiento institucional Ações políticas e legislativas Ações de formação e capacitação Plano de Produoctos turísticos Ações urbanísticas Ações estructurais Plano de promoção Ações de promoção e comercialização

27 Estratégia Básica Setorial

28 Estratégia Básica Setorial

29 Estratégia Básica Setorial

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