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I Conferência Brasileira de Mulheres na Física Mulheres nas Ciências Básicas Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Rio de Janeiro -, 17-18 agosto de 2012.

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1 I Conferência Brasileira de Mulheres na Física Mulheres nas Ciências Básicas Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Rio de Janeiro -, 17-18 agosto de 2012 Suely Druck - Universidade Federal Fluminense sdruck@uol.com.br

2 Mulheres e o Prêmio Nobel Literatura -12 Paz-15 Química -4 Física – 4 (homens=190) Medicina - 7

3 Prêmios na Matemática-1 Fields-1936 Abel -2002 Homens Medalha Fields: 52 Prêmio Abel: 9 Mulheres Medalha Fields: 0 Prêmio Abel: 0

4 Medalha Fields: Previsão e Esperança A female Fields Medalist is predicted to surface once every 103 years. SEX DIFFERENCES IN MATHEMATICAL APTITUDE, La Griffe du Lion Vol 7Number 2 – July 2005 Is There Hope for a Female Fields Medalist ? http://blog.tanyakhovanova.com/?p=125 Elevar-se acima de si mesmo e compreender o mundo

5 Premiadas em Matemática-2 International Mathematical Olympiad-IMO (1959) 962 medalhas de ouro sendo 38 para meninas 1962- Lida Goncharova- (Alemanha) 1976- Tanya Khovanova- (URSS) 1989/90/91-Evgenia Malinnikova (URSS) 1995/96 - Maryam Mirzakhani (Rep. Islâmica do Irã) 1999/00- Suh Hyun Choi (Coréia do Norte) 2002/03-Ana Caraiani (Romênia) 2005/06-Ju Gang Nam (Coréia do Norte) 2008/09/10/11-Lisa Sauerman (Alemanha) Dados recentes: participação feminina 10% premiação feminina 4%

6 Premiadas em Matemática-3 International Mathematical Olympiad-IMO (1959) Participação do Brasil : 1978 Meninos:7 ouros 1981 1987 1986 1990 1995 2005 2009 Meninas:0 ouros Participação: 1983 1988 1992 1998 2002-prata 2003-MH 2010- MH 2011-2 bronzes 9 alunas em 200 participantes 4,5%

7 Voici ce que jai trouvé- 1819 Sofie Germain 1776-1831 Último Teorema de Fermat Não existem inteiros positivos, x, y e z tais que x n +y n =z n, n>2. Pierre Fermat -1637 Andrew Willes - 1995 O Último Teorema de Fermat - S. Sigh

8 International Mathematical Union (1950) I. Daubechies (2011-2014) Sociedade Brasileira de Matemática (1969) K. Teneblat (1989-1991) S. Druck (2001-2003/2003-2005) Gestão em Matemática

9 Premiadas em Matemática-4 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Nível I - 45% Nível II - 20% Nível III - 7%

10 Entender essa situação Sócio-cultural Trabalho x demandas da família Preconceito e estereótipo Restrições organizacionais das instituições acadêmicas Ausência de mulheres em posições de tomada de decisões

11 Entender essa situação O efeito cumulativo de diversos fatores foi criar barreiras infraestruturais que impactam o número de mulheres nas ciências básicas, e logo nas carreiras científicas e tecnológicas

12 Uma questão social Gender Gap Index(GGI)- World Economic Forum/2006 http://www.lagriffedulion.f2s.com/math2.htm PISA 2003/2006 - GGI http://www.lagriffedulion.f2s.com/math2.htm Ambientes com igualdade em gênero resultam igualdade de gênero no desempenho em Matemática. Teorema: A razão meninas/meninos em todos os níveis de desempenho em Matemática cresce monotonamente com a inteligência geral da população. Isto é: quanto mais inteligente o país mais as meninas teem desempenho semelhantes ao dos meninos.

13 A relação entre cultura e o desempenho das mulheres na Matemática Dos 12 pa íses com a pior participação no PISA(2003-2006), 9 são muçulmanos ou latino-americanos, dominados por uma cultura machista e que não se destacam por facilidade cognitiva. O QI médio nacional é estimado em 90.1 Kazaquistão, Colômbia, Tunísia, Argentina, México, Brasil, Tailândia, Romênia, Chile, Bulgária, Uruguai e Turquia, http://www.lagriffedulion.f2s.com/math2.htm

14 O mais importante: iniciativas Mix: Física, Matemática, Engenharia (STEM) Criar uma Fundação(?) Adolescentes & Pesquisadoras Programa intenso de atividades Divulgação

15 Olimpíadas de Matemática p/ Meninas 2001 - Chinese Girls Mathematical Olympiad (CGMO) 2012 - European Girls Mathematical Olympiad (EGMO) Contra A matem ática era o mais democrático dos esportes. Competições mixtas para matemática demonstravam o espírito de igualdade na comunidade matemática. Favor Ajudar as meninas talentosas em matem ática se sentirem menos isoladas e discriminadas Promover a idéia de que matemática também é para mulheres Promover para a sociedade a imagem de mulheres matem áticas

16 É possível chegar lá ? Confiança é 90% da batalha! E a maternidade?

17 Muito obrigada!

18 Preconceito Suas demonstrações são inacreditavelmente surpreendentes. Eu não tinha precebido que era tão simples.(não era!) Eu tentei por uma semana e você resolveu em 1 hora. Como eu sou estúpido! Qual é a fonte das suas soluções e idéias matemáticas? Tanya Khovanova


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