A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho. Humanização????? Significa criar um clima organizacional favorável ao atendimento interpessoal. Serão abordados:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho. Humanização????? Significa criar um clima organizacional favorável ao atendimento interpessoal. Serão abordados:"— Transcrição da apresentação:

1 Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho

2 Humanização????? Significa criar um clima organizacional favorável ao atendimento interpessoal. Serão abordados: -Resiliência; -Comunicação; -Administração do Tempo.

3 Competências: O termo competência vem sendo utilizado desde a época dos pensadores, como Sócrates e Platão, para identificar certo diferencial, para a inclusão de tarefas comuns de execução diária.

4 Hoje em dia está palavra está sendo muito usada para o mercado de trabalho em todas as profissões. Além do conhecimento técnico, específico de uma área, o profissional também precisa desenvolver e aplicar várias competências.

5 As competências são essenciais às organizações. Alguns exemplos são: comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, maleabilidade, resiliência, criatividade e proatividade.

6 Em nosso dia a dia temos de negociar, interagir, sentirmos integrados em processos produtivos que pressupõe envolvimento, participar e nos comprometer em nosso trabalho. As competências nos permitem uma melhor associação quanto à percepção, nossas atitudes, e nossas ações no resultado final dos contextos nos quais estamos inseridos.

7 Todo profissional que deseja aprender e crescer cada dia mais, não pode parar no tempo, para isso, tem de colocar em prática todo a sua habilidade e todas suas competências a fim que seu trabalho seja sempre notado e valorizado.

8 Não há fórmulas mágicas para se ter competências. No entanto, elas podem ser aprendidas e adquiridas através da pesquisa, estudo e planejamento de como podem ser acrescentadas no profissional e também pessoal.

9 Resiliência: No dicionário a palavra resiliência significa: elasticidade; poder de recuperação; se refere à propriedade que alguns materiais têm de se deformar quando submetidos a pressões e em seguida voltar ao estado anterior, sem alterações.

10 A psicologia vem usando essa idéia da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem se abalar emocionalmente.

11 A resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer no sentido da vida. A palavra vem do latim resílio que significa voltar ao estado natural.

12 Essa conquista propicia forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Portanto, a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidades. Isso possibilita a maturidade emocional.

13 De acordo com a Internacional Stress Management Association, entidade voltada para a prevenção e o tratamento do estresse, as pessoas resilientes sofrem o impacto da mudança e as dores emocionais que estas mudanças ocasionam, mas reúnem forças e se reposicionam.

14 Uma definição interessante sobre o assunto é de Marie Anaut, que define em seu livro: A resiliência tem que ver com a capacidade de um indivíduo para ultrapassar os traumatismos e construir-se apesar das feridas.

15 Hoje em dia temos de ter resiliência, ou seja, ser fortes e maleáveis para enfrentar o dia a dia. Essa habilidade ou inteligência tem de ser despertada e praticada tanto na vida pessoal como profissional.

16 No trabalho temos de resistir às cobranças, às metas a serem cumpridas; aos prazos dentro de um tempo que está caminhando muito rápido; administrar conflitos; trabalhar em equipe e desenvolver competências.

17 Quanto ao pessoal, como é difícil conciliar o trabalho de casa; pagar as contas rigorosamente; ter tempo para os filhos, maridos e esposas e ainda ter senso crítico pelo bombardeio da moda, dos modismos e da sociedade do ter.

18 Quais as respostas? Uma amiga comenta que quer viver à margem da sua loucura, ter o direito de surtar, falar besteira, rachar o bico, emitir opiniões (mesmo que sejam contrárias da maioria do grupo), do que ter que viver com o fardo da mulher perfeita, ou seja, magra, gostosa, rica e sem opinião. Beleza é uma questão de saúde e não estética.

19 Outro amigo deu seu parecer sobre isso, diz que gosta de viver e conviver com amigos, família e adversidades, gosta de reclamar do frio e do calor, da chuva e do sol. Viver pelos opostos, indo sempre de um extremo a outro.

20 Podem ser algumas saídas para não entrarmos na neurose do dia a dia, que embaça o intelecto e os sentimentos. Toda esta capacidade de superação ocorre originada da energia interior. Portanto, a busca ainda consiste em ser interna.

21 Qual a melhor saída sobre resiliência nos dias de hoje?

22 Condições de trabalho e felicidade são fundamentais Uma revista especializada de Recursos Humanos fez uma pesquisa com 40 líderes de empresas nacionais e multinacionais de grande porte.

23 Objetivo: Obter uma amostragem do que pensam os gestores do capital intelectual das organizações sobre o enfrentamento da competitividade.

24 Uma curiosidade é que geralmente a maioria das pessoas pensa que a motivação é apenas quanto ao salário. No resultado da pesquisa, descobriu- se que a prática de salários está em último no ranking dos itens importantes para facilitar a liderança.

25 Nesse quesito, os dirigentes de Recursos Humanos das empresas, consideram o fator preponderante as condições de trabalho favoráveis, seguido do clima organizacional, programas de qualidade de vida e a participação nos lucros e resultados.

26 Segundo Cecília Whitaker Bergamini, no excelente livro Liderança: A Administração do Sentido, as pessoas entram motivadas na organização e acontece que, pela falta de uma boa liderança, más condições de trabalho, falta de qualidade no relacionamento humano e, principalmente, ausência de perspectivas promissoras, elas tornam-se desmotivadas.

27 Uma das coisas mais difíceis na vida é ir para o trabalho desmotivado. O dia não passa. Empurra-se com a barriga o que deve ser feito. Não há alegria e muito menos, disposição para se fazer alguma coisa.

28 Não temos paciência para se lidar com outras pessoas e também com nós mesmos. No domingo à tarde, já pensamos que no outro dia teremos de enfrentar uma coisa que nos faz mal para o coração e para o entristeci mento da alma. Quantas pessoas se encontram nesta situação...

29 Todos nós queremos nos realizar no trabalho, queremos respeito, atenção, reconhecimento e possibilidades futuras. Já estamos lutando pelas utopias da liberdade e do humanismo nas organizações, por que não mais essas?

30 Amizade e bom humor obtiveram conceito quase tão alto quanto seriedade e respeito na pesquisa citada. Creio que uma verdadeira liderança, com razão e emoção num patamar de equilíbrio, pressuponha mesmo esse jogo que vai da seriedade e do respeito no trato do dia a dia até a descontração da amizade e do bom humor em boas doses.

31 A última pergunta era: Qual a importância da felicidade para a produtividade no trabalho? O que os pesquisados responderam, em sua maioria, é que a felicidade está para a produtividade como o ar está para os pulmões. Ou seja, é vital.

32 E você? O que está fazendo quanto a isso?

33 Administração do Tempo: Ressonância Schumann

34 Você sabe administrar bem seu tempo? Um dia na vida de qualquer mortal tem exatamente o mesmo número de horas, Mas nem sempre parece.

35 Uma adequada administração do tempo não tem receitas, modelos ou fórmulas mágicas. Tem segredos, muito esforço, mudanças de atitudes, comportamento e uma boa dose de disciplina.

36 A solução de um não serve para outro, como as ações adequadas para um executivo da área de vendas não se aplicam, necessariamente, a um gerente financeiro. São papéis e exigências diferentes. Também as organizações têm características próprias que devem ser levada em consideração.

37 Se você quiser iniciar um processo efetivo, responda à seguinte pergunta: O que lhe provoca ansiedade? Caso você saiba, inicie por aí. Esta é a sua prioridade.

38 Não se esqueça de que um dos maiores tóxicos da nossa sociedade chama-se pressa. Pressa é o desejo de fazer cada vez mais coisas em um tempo cada vez mais comprimido. A ansiedade decorrente dessa pressa tem levado muita gente para a UTI de hospitais.

39 O sentimento permanente que o tempo não é suficiente, que o dia deveria ter 48 horas ou de uma insatisfação constante pode tornar-se doentio. Tudo isso tem relação direta com sua qualidade de vida. Um dos segredos da vida está no equilíbrio entre trabalhar e desfrutar.

40 Como ganhar tempo? O mais importante é estabelecer princípios a serem cumpridos. Cada funcionário tem que priorizar o que quer fazer de seu tempo. Isso inclui planejamento e controle das atividades.

41 Planejamento: Começar o dia tendo em mente uma lista das principais tarefas a serem cumpridas é uma sugestão. Essa lista deve incluir, se possível, uma relação das pessoas que não podem deixar de ser procuradas.

42 Outra dica: É executar as tarefas em ordem decrescente de importância e ter um mínimo de organização. Pessoas pouco organizadas acabam fazendo tudo duas vezes no final do dia, essas pessoas estão mais cansadas e produziram muito pouco.

43 Princípios básicos para aproveitar melhor seu tempo: Princípio objetivo: priorizar as atividades a serem feitas e separar determinado tempo para realizá-las; Princípio da concentração: centralizar suas forças no que está realizando no momento, não se distraindo com outras preocupações;

44 Princípio da proteção: assegurar que o tempo determinado para executar a tarefa não será interrompido; Princípio do controle: não ultrapassar muito o tempo predeterminado para realizar essa tarefa.

45 Ganhar tempo é sinônimo de eficiência, usá-lo bem é ser eficaz. O que você está fazendo para isso?

46 O tempo é um instrumento para sua felicidade e não para seu controle. Definindo o que é urgente e importante; Reais dimensões do tempo de cada tarefa;

47 Cuidado com a insegurança e a onipotência; Estabeleça objetivos e etapas; É preciso ter disciplina, persistência e criatividade. A felicidade é igual ao equilíbrio entre trabalho e lazer.

48 Ser feliz na vida pessoal é condição essencial para a eficácia profissional. A qualidade e a satisfação no trabalho, mais a aptidão para a felicidade pessoal, podem evitar o estresse e conduzir à harmonia e à clareza. Não é pecado fazer da vida, como um todo, um exercício de prazer. Ao contrário, é um jeito inteligente de ser mais feliz.

49 Portanto: Não se deixe anestesiar pela síndrome do trabalho. Há urgência de vida lá fora.

50 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Imara Hebling Camargo FIM


Carregar ppt "Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho. Humanização????? Significa criar um clima organizacional favorável ao atendimento interpessoal. Serão abordados:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google