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Gestão de Cerimonial na Administração Pública

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Apresentação em tema: "Gestão de Cerimonial na Administração Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Cerimonial na Administração Pública
Segundo o Decreto Estadual nº de 05 de janeiro de 1978 de São Paulo Ramon Paulino Especialista em Cerimonial em Administração Pública pelo Governo do Estado de São Paulo

2 GESTÃO DE CERIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Dos faraós, passando pelos chineses, todos praticavam regras de Cerimonial; Antes, mais pomposo e com rituais extremamente elaborados e demorados; Hoje em dia, preenche funções comunitárias importantes; Base do Cerimonial no Brasil: Decreto de 09 de março de 1972;

3 Gestão de Cerimonial na Administração Pública
Planejamento na Organização de Eventos: Reunião para agendamento do evento, escolha dos grupos responsáveis com as respectivas funções dos integrantes e PRAZOS; Cuidado com a data do evento para não coincidir com datas festivas; Reuniões Preparatórias: Essas reuniões devem envolver todas as pessoas que terão papel de decisão nos atos que se realizarão. É perda de tempo realizar reunião com pessoa que não pode decidir detalhes, pois essa é a finalidade da reunião; Reuniões Administrativas: colocar na mesa os detalhes que já foram providenciados do evento. Cobrar prazos; Anotação e avaliação do evento após sua realização, o que facilitará a correção de falhas ou dificuldades enfrentadas;

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5 Planejamento do evento
1- Tipo de evento 2- Objetivo do evento 3- Escolha da data (feriados/ aniversário da cidade/ jogo) 4- Definição de local 5- Divisão de tarefas 6- Formação de comissões

6 Planejamento do Evento
7- Dinâmica das reuniões 8- Coordenadores, palestrantes, convidados 9- Programa do Evento (atraso?/ausência?) 10- Estratégia de Comunicação 11- Logo do evento 12- Logística do evento (palanque/faixas/flores/recursos audiovisuais) 13- Recursos financeiros

7 Gestão de Cerimonial na Administração Pública
Detalhes a serem observados sempre pela gestão de eventos: 1- Decoração Comunicação visual/ layout Flores/ faixas Bandeiras 2- Listas de participantes/ convidados/ apoio Sala VIP, Ponto de Encontro, Local de Entrada 3- Fotografia/ filmagem / som/ data-show 4- Telecomunicações: telefones/ ramais/ fax Computadores/ internet/ xerox

8 5- Secretaria Material de escritório/ crachá 6- Recepção Credenciamento/ lista de convidados/ Cartão de cerimonial/ distribuição de material 7- Brindes/ mimos / presentes 8- Recepcionistas Aptas a prestarem quaisquer informações/ educação/ aparência/ postura 9- Sinalização do local

9 10- Materiais promocionais 11- Segurança interna/ externa 12- Serviço de café e água/ coffee- break 13- Transporte palestrante 14- Limpeza e manutenção do local 15- Instrução a todos que irão trabalhar Ambulatório 17- Pontos sensíveis do local (caixa de luz) 18- Apoio ao participante (serviço de recados) 19- Peculiaridades do evento

10 Mesas Diretoras Como princípio, deve-se adotar uma mesa com o número ímpar de participantes. Isto visa destacar a principal autoridade, aquela que preside a cerimônia, que pelo número ímpar de participantes ocupa o centro exato da mesa. Em havendo número par, a autoridade dividiria aquele espaço com uma outra e diminuiria a sua importância e destaque.

11 Mesas Diretoras Obs.: Há, no entanto, ocasiões em que a colocação em número par é interessante, especialmente no caso de haver autoridade de nível superior ao do presidente do evento. Neste caso, a autoridade que preside estaria sendo colocado à mesa ao mesmo nível do visitante.

12 Obs. 2: Outro critério importante é o número de autoridades à mesa
Obs. 2: Outro critério importante é o número de autoridades à mesa. Quanto maior a mesa, mais diluída fica a relevância de estar nela, e maior a probabilidade de se cometer erros na sua montagem; “O diabo mora nos detalhes” Paulo Coelho

13 Mesa com número ímpar de lugares
n       4        2        1       3       5       n' Legenda: 1 – Presidente do ato ou maior autoridade 2 – Segunda maior autoridade 3 – Anfitrião (quando não for o presidente) 4 – Terceira autoridade na precedência 5 – Quarta autoridade 6 – n, n’ – ordem em que continua a montagem, para mesas de 7 lugares, 9 lugares, etc

14 Mesa com número par de lugares
n       3       1        2       4        n'  Legenda: 1 – Presidente do ato ou maior autoridade 2 – Anfitrião (quando não for o presidente do ato) 3 – Segunda maior autoridade 4 – Terceira maior autoridade 5 – n, n’ – continuação da montagem para 8, 10 pessoas,

15 Autoridades em Veículos
Em um veículo de quatro lugares, os melhores lugares são, em ordem de importância: o banco traseiro do lado direito; o banco traseiro do lado esquerdo; o banco dianteiro direito e, obviamente por último, o do motorista. Embora o banco traseiro tenha capacidade para um terceiro passageiro, este assento não deve ser ocupado por questões de conforto.

16 Autoridades em Veículos
Em ônibus, o melhor lugar é o da primeira fila de passageiros, à direita, de modo que a autoridade tenha facilitado o seu embarque e desembarque, assim como tenha melhor visão da paisagem. Em um veículo coletivo, tipo van, os melhores lugares são aqueles da primeira fileira de passageiros, por sua facilidade de acesso, devendo a autoridade ficar no lugar mais próximo da porta, de modo que seja o primeiro a desembarcar.

17 Formas de Tratamento Ficam abolidos na Gestão Pública o uso:
DD - Digníssimo MD - Mui Digno Pois a função pública já dignifica a pessoa não havendo necessidade de redundância; Ex: Excelentíssima Senhora Ana Júlia Carepa Governadora do Estado do Pará Ex2: Ilustríssimo Senhor Carlos Sardinha Secretário de Estado de Justiça

18 Formas de Tratamento Masculino e Feminino
Embaixador: Embaixatriz (esposa) Embaixadora: exerce as funções de Embaixador Cônsul: Consulesa (esposa) A Cônsul: exerce as funções de Cônsul Presidente: masculino e feminino Exemplo: O presidente da Embratel A presidente da Embratel Obs.: Não existe CHEFA; existe A CHEFE;

19 Formas de Tratamento Doutor título obtido por defesa de tese
Honoris Causa por notório saber Vossa x Sua Vossa: com quem se fala Sua: de quem se fala

20 Formas de Tratamento Ex - não é forma de tratamento
Utilizar Governador do Estado no período de Viúva não é forma de tratamento Nunca utilizar - Chamar pelo nome e dizer que é “esposa”; Companheira atual – é “esposa”.

21 Hino Nacional Brasileiro
Do Hino Nacional: Quando for executado em cerimônias, verificar com a organização do evento se o será na íntegra, acompanhado do canto (obrigatório) ou se será apenas execução instrumental, sem repetição e sem canto. - Execução instrumental: música integral, sem repetição; solenidades curtas, pouca platéia; ambientes fechados. - Execução vocal: cantadas as duas partes; solenidades com grande platéia; ambientes fechados ou abertos;

22 Dispositivo de Bandeiras Hasteadas Duas Bandeiras A Bandeira do Brasil deve ficar do lado direito

23 Dispositivo de Bandeiras Hasteadas Três Bandeiras A Bandeira do Brasil deve ficar na parte central com a segunda bandeira em importância do lado direito da bandeira do Brasil

24 Dispositivo de Bandeiras Hasteadas Quatro Bandeiras A Bandeira do Brasil deve ficar no centro direito

25 Dispositivo de Bandeiras
Em uma solenidade em ambiente fechado, as bandeiras serão destacadas à direita de tribunas, púlpitos, mesas de honra ou de trabalho, colocadas em pequenos mastros na posição vertical ou diagonal, sustentados em suporte;

26 Representações Em almoços e jantares, nenhum convidado poderá fazer-se representar; Nenhum convidado poderá fazer-se representar nas cerimônias oficiais a que comparecer o (a) Governador (a) do Estado;

27 Discursos Do Discurso: da menor para a maior autoridade;
Caso Excepcional: Em cerimônias oficiais, em que o (a) Governador (a) do Estado venha prestar homenagem a alguém ou instituição, este (a) deverá ser o (a) primeiro (a) a fazer uso da palavra. Obs.: O (A) Governador (a) não está protocolarmente obrigado (a) a nomear individualmente, no vocativo dos discursos que proferir, as demais autoridades participantes das cerimônias oficiais a que presidir;

28 Classificação de Eventos
CATEGORIA Institucional Promocional ÁREA DE INTERESSE Artística Informativa Lazer Científica Cívica Social Cultural Política Desportiva - Folclórica Governamental Religiosa - Educativa Empresarial Turística

29 Conferência X Palestra
Autoridade no tema Conhecedor do tema Platéia: numerosa Platéia: pequena Formal Informal Presidente de mesa Coordenador de mesa Perguntas escritas Escritas ou diretas Tribuna Palestrante circula Operador audiovisuais Sem operador Sem filmagem ou gravação Permitido Duração Ideal: 1h30 1h30

30 Seminário Discussão de tema, sob todos os aspectos
As idéias são semeadas Não há tomada de decisão Coordenador de mesa Forma de apresentação Palestra, conferência, debate, painel, mesa-redonda, etc. Duração: 1 dia Mais de um dia: jornada.

31 Simpósio Apresentação de tema, dividido em subtemas
Há tomada de decisão Apresentadores de renome e especialistas Coordenador de mesa Audiência selecionada Palestra, conferência, debate, painel, mesa-redonda, feira, exposição, mostra, etc. Anais Duração: 1 a 3 dias.

32 Congresso Reunião periódica - associações Objetivo:
debater e concluir sobre tema, exposto em subtemas semeia a informação e há tomada de decisão Público: interessados no tema atuam no segmento Apresentações: conferência, painel, palestra ... Eventos menores paralelos: simpósios e seminários Regimento, regulamento Anais Duração: até 5 dias.

33 Encontro Reunião de pessoas de mesma categoria profissional
Utilizado em classes específicas Organização igual ao congresso Coordenador de mesa Palestra, conferência, debate, painel, mesa-redonda, feira, exposição, mostra, etc. Anais Duração: 1 a 2 dias.

34 Convenção Evento interno Realizado fora do ambiente da empresa
Objetivos: conhecer novas diretrizes treinamento / reciclagem / entrosamento troca de experiências e informações Número de participantes: indeterminado Duração: 3 a 5 dias Realização: anual

35 Fórum Livre debate de idéias e argumentos Grande audiência
Objetivo: conscientização ou busca de adesão a determinado tema Ideal para debate sobre problemas sociais Apresentador: líder de grupos participantes Inscrição prévia Moderador Participação da platéia: não ativa - aplausos

36 Videoconferência Conferência eletrônica Vantagens:
limita gastos com viagens racionaliza as reuniões informações recebidas por todos ao mesmo tempo, independente do local onde estão. Desvantagens: participação do grupo não é ativa pouca interação entre os participantes.

37 Eventos com Comidas e Bebidas
Café da manhã; Coffee Break (parada para o café); Brunch: café da manhã ou almoço estilo buffet; sem pratos quentes; objetiva “venda” de idéias ou produtos; horário das 10 às 14 horas; Chá da Tarde: reunião descontraída; chá, chocolate, sucos, salgadinhos, doces; objetivo mais usado é angariar fundos para campanhas empresariais; horário ideal: a partir das 15 horas

38 Eventos com Comidas e Bebidas
Happy Hour: Drink de final de tarde; objetivos são o entrosamento e a confraternização; cada um paga sua conta; ambiente é fora da empresa; horário ideal a partir das 17h30. Coquetel: objetivo é a confraternização; canapés e salgadinhos; bebidas diversas;servido com convidados em pé; pode ter mesas de apoio; qualquer horário é ideal, mas evitar às 12h ou 19h.

39 “Um homem que pensa mas não aprende com os outros estará sempre em PERIGO” - Confúcio - OBRIGADO!


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