A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contexto Histórico - O Estado Novo ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contexto Histórico - O Estado Novo ( )"— Transcrição da apresentação:

1 Contexto Histórico - O Estado Novo (1930-1945)

2 O Governo de Getúlio Vargas – A Era Vargas
1 – O Governo Provisório (1930 – 1934) 2 – O Governo Constitucional (1934 – 1937) 3 – O ESTADO NOVO ( )

3 Durante esse período, ocorreram diversas mudanças:
Econômicas Sociais Políticas

4 POPULISMO Setores da elite assumem a chefia de reivindicações populares, de tal modo que as concessões feitas ao povo não prejudiquem os interesses fundamentais da elite

5 Mudanças Econômicas Valorização do mercado interno;
Indústria como principal atividade econômica do país – Industrialização por substituição. Maior intervenção do Estado na economia; Influência crescente do capital estrangeiro, principalmente depois de 45

6 O Estado e o processo de Industrialização
O governo age de forma rápida aos efeitos da crise de 29 e em 32 a economia já voltava a crescer, baseado não no café, mas sim num surto de industrialização; Efeitos da Crise de 1929 no Brasil: . Reservas de ouro desaparecem . A saca de Café cai de 4 libras p/ 1 . Exportação cai pela metade.

7 A nova política de defesa do café
Altos estoques de café devido a crise, e compra do café por parte do governo, com dinheiro emitido pelo governo; Queima de café em 7 anos, mais de 100 milhões de sacas; Eliminando-se o excedente, evitava-se a queda dos preços; Evitava-se assim o alto desemprego na cafeicultura: Efeito multiplicador: Aceleração da Economia; Melhorias já em 32, graças a atuação do governo, que poderia até não esperar acertar tanto, mas acertou.

8 A industrialização por substituição de importações
Queda das exportações significa também queda de importações; Sem as importações abre-se a possibilidade da indústria nacional crescer, produzindo o que agora não mais pode ser importado, já que ela operava com capacidade ociosa – industrialização por substituição de importações; Quando a capacidade ociosa se completou, a indústria continuou crescendo por três fatores: Lucros obtidos pela burguesia industrial; O fechamento das fábricas nos EUA, possibilitou a compra de máquinas semi-novas com preços muito baratos; Política que preservava a indústria nacional.

9 Mudanças Sociais Transformação da burguesia industrial no grupo social mais rico do país; Fortalecimento da classe média e crescimento rápido do operariado urbano; Aceleração do processo de urbanização.

10 Dentro desse contexto, trabalho sofre transformações
Migração do campo para a cidade; Crescimento do número de operários; Possíveis revoltas operárias; Criação da CLT – 1943.

11 Dentro desse contexto, o Governo tenta criar um modelo de juventude


Carregar ppt "Contexto Histórico - O Estado Novo ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google