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Apresentação do PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao progresso da atividade de Gestão de Projetos.

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1 Apresentação do PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao progresso da atividade de Gestão de Projetos - Foi criada em 1969 e conta hoje com cerca de membros em 135 países O principal objetivo do PMI tem sido a definição e divulgação das melhores práticas em gestão de projetos

2 PMI Membros em mais de 135 países
Mais de 375 organizações patrocinadoras 230 Seções (“Chapters”) 34 Grupos de interesse especial (“SIGs”) Uma Faculdade Qualquer pessoa pode se filiar, independentemente da área de especialização ou atividade, sem necessidade de comprovações ou exames.

3 Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Ceará….
PMI Chapters Os capítulos (Chapter) do PMI são regionais, funcionam como captadores e distribuidores de informações relacionadas ao tema. É através dos capítulos que o PMI integra seus membros mundialmente. Existem no Brasil 10 capítulos do PMI: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal , Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, E 4 capítulos potenciais do PMI: Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Ceará….

4 Filiação Tornar-se membro do PMI – U$ 119, Opção:Join PMI Pagar o valor adicional (US$ 20,00) referente à inscrição no "chapter" RS. Total: US$ 139,00. Os capítulos (Chapter) do PMI são regionais, funcionam como captadores e  distribuidores de informações relacionadas ao tema Gerenciamento de Projeto. Maiores informações podem ser obtidas na página

5 PMI Crescimento e Afiliações
Em 2004 In fact, all facets of PMI’s membership have experienced significant growth in the past five years due to the increased use of project management and increased recognition of the important role of project leaders. The growth rate for the past five years has averaged 30 percent each year. The organization has grown nearly 650 percent in the last decade.

6 PMBOK É um guia onde se descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da área de gerência de projetos. Todo o conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se restringe somente a práticas tradicionais, mas também às inovadoras e avançadas. Ele é um material genérico que serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja, tanto para construção de edifício ou processo de fabricação industrial como para a produção de software. Um outro objetivo do PMBOK é a padronização de termos utilizados em gerência de projetos.

7 Áreas de Conhecimento

8 PMI Chapter Bahia

9 Certificação PMP® Desde 1985 o PMI mantém um programa de certificação rigoroso que visa avançar a profissão do Gerente de Projeto e reconhecer os profissionais qualificados na área de gerenciamento de projetos. A Certificação Project Management Professional (PMP®) é a credencial profissional com maior reconhecimento para profissionais associados com Gerência de projetos

10 O Que é um Projeto? Trabalho nas Empresas Tipos Operações Projetos
Similaridades Realizados por Pessoas Limitados aos Recursos Disponíveis Planejados, Executados e Controlados Diferenças Contínuas e Repetitivas Temporários e Únicos

11 O Que é um Projeto? “Um Projeto é um Empreendimento Temporário Desenvolvido para Criar um Produto ou um Serviço Único”

12 O Que é Gerenciamento de Projetos?
“A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto a fim de atender as necessidades e expectativas das partes envolvidas”

13 Stakeholders “Stakeholders” do Projeto
Indivíduos ou organizações que estarão em algum momento envolvidos no projeto, e cujos interesses são afetados pelo desenvolvimento do projeto. Os participantes-chave de qualquer tipo de projeto incluem: Gerente do Projeto Equipe do Projeto Cliente Organização Envolvida Patrocinador do Projeto

14 Por que Gerenciamento de Projetos?
Permite um Gerenciamento de Projetos Disciplinado: Ponto focal para coordenação, controle e comunicações efetivas; Um Plano que permite avaliar o progresso; Enfatiza o desempenho dentro de Tempo, Custo e Qualidade. Fornece a estrutura para métodos, processos, controle de mudança e acompanhamento. The next question you may be asking yourself, is “Why does my organization need project management?” Disciplined project management provides: A focal point for effective communications, coordination and control A plan to assess progress Emphasis on time and cost performance Project management also provides the framework for methods, processes, monitoring and change control.

15 Benefícios Aumenta a confiança e o grau de certeza dos interessados;
O gerenciamento evita surpresas; Antecipa as situações desfavoráveis; Agiliza as decisões; Aumenta o controle gerencial; Melhora continuamente os projetos; GERÊNCIA DE PROJETO Some of the benefits an organization can receive from project management are: Increased stakeholder trust and confidence Improved projects Better control over projects Better management of change Improved project success through increased performance, increased efficiency and increased effectiveness Project management is essentially the key to organizational growth and success.

16 Benefícios (cont.) Faz o balanceamento de demandas concorrentes, prioriza os projetos; Melhora o acompanhamento e o controle; (fornecendo um método consistente para acompanhar tarefas e marcos) Expande a comunicação entre os Stakeholders; Refina as projeções de necessidades de recursos; Fornece um mecanismo para medição do desempenho. PM Other benefits an organization can expect from a project management program are: A balance of competing demands Improved monitoring and control (providing consistent method for tracking tasks and milestones) Improved communication among participants Accurate projection of resource requirements A mechanism for performance measurement

17 Ciclo de Vida Tempo Recursos Alocados Fase Inicial Final
Fases Intermediárias (uma ou mais)

18 As Fases do Projeto Fase de Planejamento Fase de Finalização
Esforço Fase de Definição Fase de Planejamento Fase de Execução Fase de Finalização Fase de Controle Tempo

19 Fase de Definição É a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele. Nessa fase, a missão e o objetivo do projeto são definidos.

20 Fase de Planejamento É a fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias do projeto, detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, alocação dos recursos envolvidos, custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

21 Fase de Execução É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

22 Fase de Controle É a fase que acontece paralelamente ao planejamento e à execução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anormalidade.

23 Fase de Finalização É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (aprendizado).

24 Iniciação

25 Planejamento

26 Execução

27 Controle

28 Finalização

29 Áreas de Conhecimento

30 Gerenciamento da Integração
Subconjunto do gerenciamento de projetos que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.

31 Aspectos Verificar se todas as outras áreas têm processos de controle de mudanças específicos que atuam como subsídio ao processo global de controle de mudanças; Manter sempre os registros de performance para garantir um melhor monitoramento da performance; Avaliar sempre se as metas e os objetivos do projeto estão evidenciados em todos os outros planos do projeto;

32 Aspectos (cont.) Avaliar sempre de maneira integrada qualquer necessidade de replanejamento; Utilizar-se do plano de gerenciamento das comunicações para garantir que todas as informações relativas à integração estejam disponíveis para as demais áreas.

33 Gerenciamento de Escopo
Tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço, desejado seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.

34 WBS – Work Breakdown Structure
PROJETO Projeto XXX SUB-DIVISÃO DO PROJETO EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO Sub-divisão I Sub-divisão II Sub-divisão III PACOTE DE TRABALHO Pacote A Pacote B Pacote C

35 Gerenciamento de Tempo
O principal objetivo dessa área é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado. O gerenciamento do tempo, juntamente com o gerenciamento de custos, são as mais visíveis áreas do gerenciamento de projeto.

36 Cronograma do Projeto Início Atividade A Atividade B Atividade C
Atividade D Atividade E Término Atividades 2 4 1 12 Duração - A, B C B D, E Dependências 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ABRIL / 2003

37 Gerenciamento de Custos
Tem como objetivo garantir que o capital disponível será suficiente para obter todos os recursos para se realizarem os trabalhos do projeto.

38 Earned Value Analysis Custo EAT VAT CRTR Custos Reais OAT VC Baseline
COTA VA COTR Trabalho Realizado Tempo Data de Status DP DE

39 Gerenciamento da Qualidade
O objetivo mais importante dessa área é garantir que o projeto será concluído dentro da qualidade desejada, garantindo a satisfação das necessidades de todos os envolvidos.

40 Diagrama de Causa e Efeito
Principal Defeito Efeito Causas Tempo Máquina Método Material Energia Medição Pessoal Ambiente

41 Número de Casos com Defeito Porcentagem de Casos com Defeitos
Gráfico de Pareto Rotação Imprópria Barulho Oscilação Pressão Eixo Rolamento Oscilação de Caixa Outros Número de Casos com Defeito Porcentagem de Casos com Defeitos Porcentagem Acumulada Freqüência por Causa 25 50 75 100 10 20 30 40

42 Gerenciamento de Recursos Humanos
O gerenciamento dos recursos humanos tem como objetivo central fazer o melhor uso dos indivíduos envolvidos no projeto (Stakeholders). Considerado um dos principais fatores de sucesso em um projeto. Compreende todo o envolvimento do projeto com os Stakeholders e suas influência nas variáveis de sucesso e fracasso em um projeto.

43 Matriz de Responsabilidade
C A Rv B Rs P D E F ... Pessoas Requerimentos Funcional Teste Projeto Desenvolvimento Fase P = Participante / Rs = Responsável / Rv = Requerido na Revisão / E = Requerido no Início C = Requerido na comunicação do final da fase

44 Histograma de Recursos
Horas Alocadas 9 16 23 30 Jan 6 13 20 27 Fev Mar 3 10 17 24 Abr 1 8 22 Mai 300 275 250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 Engenheiro Sênior Utilização do Recurso

45 Gerenciamento das Comunicações
Um efetivo processo de comunicação é necessário para garantir que todas as informações desejadas cheguem às pessoas corretas no tempo certo e de uma maneira economicamente viável. Comunicação possui uma importância especial no gerenciamento de projetos. A maioria dos problemas em um ambiente projetizado pode ser caracterizado como algum tipo de problema de comunicação.

46 Gerenciamento das Comunicações
Plano de Gerenciamento das Comunicações O plano de gestão é um documento, componente do plano geral do projeto, que fornece o roteiro de como as informações serão distribuídas ao longo do projeto 5W2H O Que - What, Por Que - Why, Quando - When, Onde - Where, Quem - Who, Como - How, Quanto Custa - How Much

47 Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento de riscos possibilita uma chance de melhor compreender a natureza do projeto, envolvendo os membros do time de modo a identificar e responder as potenciais forças e riscos do projeto de modo a responder a eles, geralmente associados a tempo, qualidade e custos.

48 Análise Qualitativa dos Riscos
Avaliação do Impacto do Risco sobre os Principais Objetivos do Projeto Objetivo do Projeto Produto do Projeto é Inútil Redução de Qualidade Inaceitável para o Cliente Redução Qualidade Re-quer Aprova-ção do Cliente Somente Percebido em Aplicações Demandantes Degradação da Qualidade Imperceptível Redução de Escopo Inaceitável para o Cliente Áreas Maiores do Escopo Afetadas Áreas Menores do Escopo Afetadas Redução de Escopo Imperceptível Atraso no Projeto >20% Atraso no Projeto de 10-20% Atraso no Projeto de 5-10% <5% de Atraso Atraso Insignificante >20% de Aumento 10-20% de Aumento 5-10% de Aumento <5% de Aumento Aumento Insignificante Muito Alto .80 Alto .40 Moderado .20 Baixo .10 Muito Baixo .05 Custo Tempo Escopo Qualidade

49 Gerenciamento de Suprimentos
O gerenciamento de suprimentos e contratos tem como objetivo dar garantia ao projeto de que todo elemento externo participante do projeto irá garantir o fornecimento de seu produto, ou serviço, para o projeto.


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