A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Profa. Dra. Suely Vilela Pró-Reitora de Pós-Graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Profa. Dra. Suely Vilela Pró-Reitora de Pós-Graduação."— Transcrição da apresentação:

1 A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Profa. Dra. Suely Vilela Pró-Reitora de Pós-Graduação

2 PÓS-GRADUAÇÃO EM NÚMEROS 219 Programas de Pós-Graduação 271 cursos de Mestrado 255 cursos de Doutorado MAIOR OFERTA DE CURSOS DE DOUTORADO NA AMÉRICA LATINA

3 Número de alunos ativos por ano 1992 – 2004 (posição em 31 de março) Ano Número de alunos Pró-Reitoria de Pós-Graduação TENDÊNCIA ESTABILIZAR

4 Pró-Reitoria de Pós-Graduação TENDÊNCIA Número de alunos ativos por ano 1992 – 2004 (posição em 31 de março)

5 ALUNOS TITULADOS PELA USP 13% 27% MAIOR CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA

6 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO DO BRASIL

7 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) SP 13.893 ME 7.665 DO

8 MG 773 ME 608 DO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

9 RJ 333 ME 528 DO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO

10 ES 98 ME 83 DO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO

11 PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

12 PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

13 PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

14 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO 5 ME 1 DO TO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

15 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO 5 ME 1 DO TO

16 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC

17 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC

18 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC

19 AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

20 PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC

21 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04) PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC

22 RN 90 ME 82 DO PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 89 6 ME 11 DO AC DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

23 CE 189 ME 158 DO RN 90 ME 82 DO PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 6 ME 11 DO AC DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

24 PI 52 ME 44 DO CE 189 ME 158 DO RN 90 ME 82 DO PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 6 ME 11 DO AC DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

25 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO E REGIÃO DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO E REGIÃO MA 59 ME 56 DO PI 52 ME 44 DO CE 189 ME 158 DO RN 90 ME 82 DO PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 6 ME 11 DO AC DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

26 MA 59 ME 56 DO PI 52 ME 44 DO CE 189 ME 158 DO RN 90 ME 82 DO PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 6 ME 11 DO AC 209 ME 138 DO PA 6 ME 2 DO AP DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

27 48 ME 44 DO AM MA 59 ME 56 DO PI 52 ME 44 DO CE 189 ME 158 DO RN 90 ME 82 DO PB 72 ME 118 DO PE 137 ME 186 DO AL 45 ME 43 DO SE 45 ME 30 DO BA 222 ME 248 DO 145 ME 81 DO MS 89 ME 67 DO MT 650 ME 473 DO DF 233 ME 177 DO GO PR 684 ME 526 DO RJ 333 ME 528 DO SP 13.893 ME 7.665 DO MG 773 ME 608 DO ES 98 ME 83 DO SC 177 ME 176 DO RS 283 ME 375 DO TO 5 ME 1 DO 22 ME 6 DO RO 6 ME 11 DO AC 209 ME 138 DO PA AP 6 ME 2 DO 1 ME 2 DO RR DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTADO (1/01/98 a 23/09/04)

28 DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR REGIÃO DO BRASIL

29 23.981 titulações (78,6%) 23.981 titulações (78,6%) DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR REGIÃO (1/01/98 a 23/09/04)

30 2.221 titulações (7,3%) 2.221 titulações (7,3%) DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR REGIÃO (1/01/98 a 23/09/04)

31 1.876 titulações (6,1%) 1.876 titulações (6,1%) DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR REGIÃO (1/01/98 a 23/09/04)

32 1.966 titulações (6,4%) 1.966 titulações (6,4%) DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR REGIÃO (1/01/98 a 23/09/04)

33 450 titulações (1,5%) 450 titulações (1,5%) DISTRIBUIÇÃO DAS TITULAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO POR REGIÃO (1/01/98 a 23/09/04)

34 ESTRANGEIROS FORMADOS NO BRASIL (01/01/98 A 23/09/04) 693 Mestres - 27% originários do Peru 567 Doutores – 19% originários do Peru

35 EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO ACADEMIA ( IES PÚBLICAS E PRIVADAS ) ÓRGÃOS PÚBLICOS SEGMENTO PRODUTIVO INSTITUTOS DE PESQUISA

36 AVALIAÇÃO CAPES

37 USP18%33%31%10%8% BRASIL8%15%20%22%35% AVALIAÇÃO CAPES Nº de Programas 219 Programas

38 Criação da comissão de avaliação – avaliação interna continuada Objetivo: monitorar os programas através do Projeto de Metas Acadêmicas, visando definir ações que permitam o aperfeiçoamento acadêmico desses programas. Acompanhamento dos programas 3 e 4 AÇÕES E RESULTADOS EXCELÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

39 DIAGNÓSTICO Baixa produção científica docente e discente Baixa produção científica docente e discente Falta de massa crítica (pesquisadores) Falta de massa crítica (pesquisadores) Baixo fluxo de dissertações e teses Baixo fluxo de dissertações e teses Tempo médio de titulação elevado Tempo médio de titulação elevado Baixa produção científica docente e discente Baixa produção científica docente e discente Falta de massa crítica (pesquisadores) Falta de massa crítica (pesquisadores) Baixo fluxo de dissertações e teses Baixo fluxo de dissertações e teses Tempo médio de titulação elevado Tempo médio de titulação elevado ESTRUTURA DO PROGRAMA Preenchimento inadequado do coleta CAPES ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS 3 E 4

40 Como a USP pensa a Avaliação da Pós-Graduação? AÇÕES AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Discussão pela Comissão de avaliação Criação de grupos de discussão envolvendo: coordenadores de programas da USP membros dos comitês de avaliação da CAPES representantes de área na CAPES

41 Criação da comissão de internacionalização Análise dos projetos de internacionalização dos programas 5 a 7 AÇÕES E RESULTADOS INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

42 Internacionalização da Produção Intelectual Interação 12% 13% 6% 67% 27% 74% 5% 24% 82% 94% Divulgação Internacionacional Participação em associações científicas Co-tutela Estágio docente e discente Organização de eventos Colaboração em pesquisa e docência Mobilidade de discentes e docentes Patentes Comitês editoriais Produção intelectual FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

43 Porcentagem das IES que atribuíram alto nível de importância a cinco aspectos mais importantes da internacionalização Mobilidade de estudantes Pesquisa ligada à Identidade Cultural Mobilidade de docentes Currículo Desenvolvimento De Projetos África Ásia Europa América Latina Oriente Médio América do Norte Observação: Porcentagens totais maiores que 100 porque mais de um aspecto poderia ser considerado de alta importância PROGRAMAS ACADÊMICOS E ESTRATÉGIAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO (Knight, J. Internationalization of Higher Education Practices and Priorities: 2003. IAU Survey Report)

44 ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA INTERNACIONALIZAÇÃO 1. Mobilidade de estudantes Doutorado sandwich Tese em co-orientação (duplo diploma) – CO- TUTELA PROGRAMAS ACADÊMICOS E ESTRATÉGIAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

45 Países199920002001200220032004*Totais Alemanha1100349 Argentina1000012 Austrália1200126 Bélgica0000101 Canadá63220417 Dinamarca1010114 Espanha52211314 Escócia0000011 EUA211714 2024110 Finlândia1000001 França91210861358 Holanda1101216 Inglaterra49443428 Irlanda0000202 Itália33125014 México0100001 Portugal45104923 Suécia0011002 Suiça0100102 Totais585736335067301 BOLSA PDEE (BOLSA SANDWICH) * Dados até setembro; 4 Bolsas PDEE estão em análise na CAPES.

46 EVOLUÇÃO DAS CONCESSÕES DE BOLSA PDEE (BOLSA SANDWICH) (1999 A 2004) 58 57 36 33 50 67* 0 10 20 30 40 50 60 70 199920002001200220032004 * Até setembro de 2004

47 CONVÊNIOS DE CO-TUTELA USP/FRANÇA (1995 – 2004)

48 ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA INTERNACIONALIZAÇÃO 2. Cooperação Internacional Programa Estudante Convênio (PEC-PG) CAPES e CNPq Bolsas de Mestrado e Doutorado Estudantes dos países de língua portuguesa, África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe PROGRAMAS ACADÊMICOS E ESTRATÉGIAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

49 BOLSISTAS DO PROGRAMA PEC-PG/CAPES E CNPq DA USP * Ano de Início TOTAL = 67

50 Fomento de projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros Professor colaborador (USP) Professor visitante (USP/CAPES/CNPq/FAPESP) USP/COFECUB CAPES/COFECUB PROGRAMAS ACADÊMICOS E ESTRATÉGIAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

51 Acordos bilaterais internacionais CAPES/COFECUB – França CAPES/SECYT – Argentina CAPES/MECD - Espanha CAPES/DAAD-PROBAL – Alemanha CAPES/GRICES – Portugal CNPq/ Colômbia, México, Peru, Costa Rica, Venezuela, Equador, Itália, Bélgica, Reino Unido e Japão

52 ACORDOS BILATERAIS INTERNACIONAIS USP *submetidos SECyT – Argentina: recebe inscrições até 15.10.04

53 3. Mobilidade de docentes Participar em Congressos e Reuniões Científicas no Exterior Ministrar disciplina Orientar PROGRAMAS ACADÊMICOS E ESTRATÉGIAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

54 1. Internacionalização das disciplinas (conteúdos programáticos), nas áreas do conhecimento Professor visitante (Pró-Reitoria) Inclusão do professor nas disciplinas como colaborador (Sistema Fênix) 2.Proficiência em língua estrangeira Exame de proficiência de alto nível Eliminatório na seleção dos pós-graduandos METAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

55 3. Internacionalização do docente Estágio e/ou visitas de curta duração 4.Consolidação de convênios internacionais existentes e estabelecimento de novos METAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

56 5. Criação de Programa de Pós-Graduação Internacional compartilhado PROJETO PILOTO (tripartite) Programa: Biologia Celular e Molecular Área de Concentração: Plant Sciences USP (ESALQ/ FFCLRP/IB/ICB/FCFRP) Rutgers University, New Jersey The Ohio State University, Ohio METAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

57 6. Implementação de outras modalidade extraídas dos projetos de internacionalização dos Programas. METAS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO À INTERNACIONALIZAÇÃO

58 WORKSHOP DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA USP 14/10/2004 Coordenadores de Programas de conceitos 5, 6 e 7 – seis grupos multidisciplinares TEMAS Produção intelectual, comitês editoriais, patentes Mobilidade de discentes e docentes Colaboração em pesquisa e docência Estágios docente e discente Co-tutela Participação em associações científicas, organização de eventos e divulgação internacional

59 Muito obrigada pela atenção!


Carregar ppt "A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Profa. Dra. Suely Vilela Pró-Reitora de Pós-Graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google