A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COPA DO MUNDO História das Copas do Mundo. De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COPA DO MUNDO História das Copas do Mundo. De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do."— Transcrição da apresentação:

1 COPA DO MUNDO História das Copas do Mundo

2 De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association). A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).

3 A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou- se campeã e pode ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet. A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou- se campeã e pode ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet. Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.Segunda Guerra MundialSegunda Guerra Mundial

4 Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol. Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

5 O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Suécia Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça. Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.

6 Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França. Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.

7 Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0. Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.Coréia do SulCoréia do Sul Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

8 Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento. Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.África do SulÁfrica do Sul Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil. Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.

9 Os campeões de todos os tempos Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1968) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006). Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1968) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).

10 Copa do Mundo 2010 Copa do Mundo 2010 Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre no continente africano. Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre no continente africano. O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho. O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho. A primeira fase contará com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 países. Somente duas seleções de cada grupo avançam para a segunda fase. A primeira fase contará com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 países. Somente duas seleções de cada grupo avançam para a segunda fase.

11 No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10. No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.

12 Sedes da Copa Sedes da Copa Cidade do CaboGreen Point Stadium Cidade do CaboGreen Point Stadium Cidade do Cabo Cidade do Cabo BloemfonteinFree State Stadium BloemfonteinFree State Stadium Bloemfontein JohanesburgoSoccer City JohanesburgoSoccer City Johanesburgo JohanesburgoEllis Park Stadium JohanesburgoEllis Park Stadium Johanesburgo DurbanMoses Mabhida Stadium DurbanMoses Mabhida Stadium Durban Nelspruit Mbombela Stadium Nelspruit Mbombela Stadium Nelspruit PolokwanePeter Mokaba Stadium PolokwanePeter Mokaba Stadium Polokwane Port ElizabethNelson Mandela Bay Stadium Port ElizabethNelson Mandela Bay Stadium Port Elizabeth Port Elizabeth PretóriaLoftus Versfeld Stadium PretóriaLoftus Versfeld Stadium Pretória RustenburgoRoyal Bafokeng Stadium RustenburgoRoyal Bafokeng Stadium Rustenburgo

13 Os grupos para a Copa do Mundo de 2010 Grupo A África do Sul, México, Uruguai e França. Grupo A África do Sul, México, Uruguai e França. Grupo B Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia. Grupo B Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia. Grupo C Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia. Grupo C Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia. Grupo D Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana. Grupo D Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana. Grupo E Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões. Grupo E Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões. Grupo F Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. Grupo F Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. Grupo G Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Grupo G Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Grupo H Espanha, Suíça, Honduras e Chile. Grupo H Espanha, Suíça, Honduras e Chile.

14 Curiosidades sobre a História das Copas do Mundo de Futebol Curiosidades sobre a História das Copas do Mundo de Futebol - O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols; - O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols; - O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo; - O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo; - O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco; - O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;

15 - A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada; - A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada; - A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta; - A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta; - As Copas do Mundo da França (1998), Japão / Coréia do Sul (2002) e Alemanha (2006) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. - As Copas do Mundo da França (1998), Japão / Coréia do Sul (2002) e Alemanha (2006) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções.

16 Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco". Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco". - Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio. - Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio.

17 - Ainda na Copa de 1934, outro fato curioso. O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols. - Ainda na Copa de 1934, outro fato curioso. O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols. - Na Copa do Mundo de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um gol descalço. O fato curioso ocorreu no jogo entre Brasil e Polônia, vencida por nossa seleção por 6 a 5. - Na Copa do Mundo de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um gol descalço. O fato curioso ocorreu no jogo entre Brasil e Polônia, vencida por nossa seleção por 6 a 5.

18 - Na Copa do Mundo da Suíça (1954) um fato causou preocupação em todos que estamos assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital. - Na Copa do Mundo da Suíça (1954) um fato causou preocupação em todos que estamos assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital. - Na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra um cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi pra cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão. - Na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra um cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi pra cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão.

19 - A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas. - A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas. - A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978). - A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978).

20 - A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1. - A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1. - Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1. - Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1. - Na Copa do Mundo do México (1986) os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira. - Na Copa do Mundo do México (1986) os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira.

21 - Na realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave. - Na realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave. - Na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coréia do Sul. - Na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coréia do Sul.

22 Artilheiros da Copa do Mundo de Futebol - Copa no Uruguai de Guilhermo Stábile com 8 gols - Copa no Uruguai de Guilhermo Stábile com 8 gols - Copa na Itália de Conen da Alemanha, Schiavio da Itália e Nejedly da Tchecoslováquia com 5 gols - Copa na Itália de Conen da Alemanha, Schiavio da Itália e Nejedly da Tchecoslováquia com 5 gols - Copa na França de Leônidas do Brasil com 7 gols - Copa na França de Leônidas do Brasil com 7 gols - Copa no Brasil de Ademir do Brasil com 9 gols - Copa no Brasil de Ademir do Brasil com 9 gols - Copa na Suiça de Kocsis da Hungria com 11 gols - Copa na Suiça de Kocsis da Hungria com 11 gols - Copa na Suécia de Fontaine da França com 13 gols - Copa na Suécia de Fontaine da França com 13 gols - Copa no Chile de Garrincha e Vavá do Brasil; Sánchez do Chile; Albert da Hungria; Jerkovic da Iugoslávia e Ivanov da URSS com 4 gols - Copa no Chile de Garrincha e Vavá do Brasil; Sánchez do Chile; Albert da Hungria; Jerkovic da Iugoslávia e Ivanov da URSS com 4 gols - Copa da Inglaterra de Eusébio de Portugal com 9 gols - Copa da Inglaterra de Eusébio de Portugal com 9 gols

23 - Copa do México de Muller da Alemanha Ocidental com 10 gols - Copa do México de Muller da Alemanha Ocidental com 10 gols - Copa da Alemanha Ocidental de Lato da Polônia com 7 gols - Copa da Alemanha Ocidental de Lato da Polônia com 7 gols - Copa da Argentina de Kempes da Argentina com 6 gols - Copa da Argentina de Kempes da Argentina com 6 gols - Copa da Espanha de Paolo Rossi da Itália com 6 gols - Copa da Espanha de Paolo Rossi da Itália com 6 gols - Copa do México de Lineker da Inglaterra com 6 gols - Copa do México de Lineker da Inglaterra com 6 gols - Copa da Itália de Salvatore Schillaci da Itália com 6 gols - Copa da Itália de Salvatore Schillaci da Itália com 6 gols - Copa dos EUA de Salenko da Rússia e Stoitchkov da Bulgária com 6 gols - Copa dos EUA de Salenko da Rússia e Stoitchkov da Bulgária com 6 gols - Copa da França de Suker da Croácia com 6 gols - Copa da França de Suker da Croácia com 6 gols - Copa da Coréia do Sul e Japão de Ronaldo do Brasil com 8 gols - Copa da Coréia do Sul e Japão de Ronaldo do Brasil com 8 gols - Copa da Alemanha de Miroslav Klose da Alemanha com 5 gols - Copa da Alemanha de Miroslav Klose da Alemanha com 5 gols - Copa da África do Sul de Copa da África do Sul de 2010

24 Fonte Fonte Professor Odirlei Lange.


Carregar ppt "COPA DO MUNDO História das Copas do Mundo. De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google