A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XADREZ. HISTÓRIA DO XADREZ A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XADREZ. HISTÓRIA DO XADREZ A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um."— Transcrição da apresentação:

1 XADREZ

2 HISTÓRIA DO XADREZ A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente uma pintura no Egito. Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente anos antes da era cristã. A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente uma pintura no Egito. Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente anos antes da era cristã.

3 Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores.

4 Uma outra versão bastante aceita para a origem é de que ele tenha se originado na China em a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Um jogo conhecido como "go" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças têm inscrições em caracteres chineses e são colocadas em "pontos". Uma outra versão bastante aceita para a origem é de que ele tenha se originado na China em a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Um jogo conhecido como "go" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças têm inscrições em caracteres chineses e são colocadas em "pontos".

5 Mas existem vários tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês (shogi), xadrez coreano, xadrez burmês, xadrez cambojano, xadrez tailândes, xadrez malaio, xadrez indonésio, xadrez turco e possivelmente até xadrez etíope. Todos têm em comum certos aspectos como: o objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo próximo a ela e peões em frente, e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental. Mas existem vários tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês (shogi), xadrez coreano, xadrez burmês, xadrez cambojano, xadrez tailândes, xadrez malaio, xadrez indonésio, xadrez turco e possivelmente até xadrez etíope. Todos têm em comum certos aspectos como: o objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo próximo a ela e peões em frente, e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental.

6 Falar afirmativamente sobre o xadrez ter se originado em tal época e em tal lugar de tal maneira pode ser uma coisa muita mais séria do que se imagina, pois existem muitas pessoas que defendem com todas as forças que a origem do xadrez foi na Índia, enquanto alguns outros afirmam com toda certeza que ele surgiu na China muito antes do que na Índia. Falar afirmativamente sobre o xadrez ter se originado em tal época e em tal lugar de tal maneira pode ser uma coisa muita mais séria do que se imagina, pois existem muitas pessoas que defendem com todas as forças que a origem do xadrez foi na Índia, enquanto alguns outros afirmam com toda certeza que ele surgiu na China muito antes do que na Índia.

7 As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo, mas ultimamente as regras são as mesmas desde o século XV. As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo, mas ultimamente as regras são as mesmas desde o século XV.

8 No século XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas. O duplo avanço do peão em sua primeira jogada surgiu em 1283, em um manuscrito europeu. No século XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas. O duplo avanço do peão em sua primeira jogada surgiu em 1283, em um manuscrito europeu.

9 Mas uma das principais alterações aconteceu aproximadamente em 1485, na renascença italiana, surgindo o xadrez da rainha enlouquecida. Até esta época não existia ainda a peça rainha, e em seu lugar havia uma chamada Ferz, que era uma espécie de Ministro. Ele, que só podia deslocar-se uma casa por vez pelas diagonais, transformou-se em Dama (Rainha) ganhando o poder de mover-se para todas as direções. Mas uma das principais alterações aconteceu aproximadamente em 1485, na renascença italiana, surgindo o xadrez da rainha enlouquecida. Até esta época não existia ainda a peça rainha, e em seu lugar havia uma chamada Ferz, que era uma espécie de Ministro. Ele, que só podia deslocar-se uma casa por vez pelas diagonais, transformou-se em Dama (Rainha) ganhando o poder de mover-se para todas as direções.

10 Por volta de 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura, que foi o melhor jogador deste período, propôs a utilização do roque. Esta alteração será aceita na Inglaterra, França e Alemanha somente 70 anos depois. O movimento En Passant já era usado em 1560 por Ruy Lopez, embora não se conheça seu criador. Por volta de 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura, que foi o melhor jogador deste período, propôs a utilização do roque. Esta alteração será aceita na Inglaterra, França e Alemanha somente 70 anos depois. O movimento En Passant já era usado em 1560 por Ruy Lopez, embora não se conheça seu criador.

11 Curiosidades O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio. O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.

12 O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade. O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.

13 Na década de 1980, na ex-URSS, por duas vezes um jogador de Xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades. Foram eles: Anatoli Karpov (1981) e Garry Kasparov (1985). Na década de 1980, na ex-URSS, por duas vezes um jogador de Xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades. Foram eles: Anatoli Karpov (1981) e Garry Kasparov (1985).

14 O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos. O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

15 Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez. Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez. O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez. O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

16 Na Índia o jogo era originalmente jogado por quatro jogadores, cada um com oito peças. Ocorria uma aliança de dois contra os outros dois. Na evolução do jogo, os quatro exércitos acabaram se fundindo em dois exércitos de 16 peças cada. Na Índia o jogo era originalmente jogado por quatro jogadores, cada um com oito peças. Ocorria uma aliança de dois contra os outros dois. Na evolução do jogo, os quatro exércitos acabaram se fundindo em dois exércitos de 16 peças cada.

17 OBJETIVO DO JOGO O objetivo do jogo é capturar e colocar em xeque- mate o Rei do oponente. O jogador cujo Rei tenha entrado em xeque-mate perde o jogo. O xadrez é jogado entre dois oponentes que movem suas peças alternadamente em um tabuleiro de xadrez. O objetivo de cada jogador é posicionar o Rei do oponente sob ataque, de forma que o oponente não tenha nenhuma contra- jogada legal. O objetivo do jogo é capturar e colocar em xeque- mate o Rei do oponente. O jogador cujo Rei tenha entrado em xeque-mate perde o jogo. O xadrez é jogado entre dois oponentes que movem suas peças alternadamente em um tabuleiro de xadrez. O objetivo de cada jogador é posicionar o Rei do oponente sob ataque, de forma que o oponente não tenha nenhuma contra- jogada legal.

18 TABULEIRO Existem sessenta e quatro (64) casas (quadrados) em um tabuleiro de xadrez, 32 claras e 32 escuras. Existem sessenta e quatro (64) casas (quadrados) em um tabuleiro de xadrez, 32 claras e 32 escuras. O tabuleiro para estar correto é necessário que os jogadores tenham uma casa clara no canto direito. O tabuleiro para estar correto é necessário que os jogadores tenham uma casa clara no canto direito.

19 MOVIMENTO DO REI Movimente-se uma casa para qualquer direção. Movimente-se uma casa para qualquer direção.

20 MOVIMENTO DA DAMA A Dama pode ser movida para qualquer casa ao longo da fila, da coluna ou da diagonal onde está e não pode pular sobre peças no caminho. A Dama pode controlar o maior número de casas do que qualquer outra peça, tornando-a a peça mais poderosa no tabuleiro. A Dama pode ser movida para qualquer casa ao longo da fila, da coluna ou da diagonal onde está e não pode pular sobre peças no caminho. A Dama pode controlar o maior número de casas do que qualquer outra peça, tornando-a a peça mais poderosa no tabuleiro.

21 MOVIMENTO DO BISPO O bispo pode ser movido para qualquer casa ao longo da linha diagonal em que estiver. O bispo não pode pular sobre nenhuma peça no caminho. O bispo pode ser movido para qualquer casa ao longo da linha diagonal em que estiver. O bispo não pode pular sobre nenhuma peça no caminho.

22 MOVIMENTO DA TORRE A torre pode ser movida para qualquer casa ao longo da linha (vertical/horizontal) em que estiver.A torre não pode pular sobre nenhuma peça no caminho. A torre pode ser movida para qualquer casa ao longo da linha (vertical/horizontal) em que estiver.A torre não pode pular sobre nenhuma peça no caminho.

23 MOVIMENTO DO CAVALO Movimenta-se 3 casas em L, é a única peça que pode pular por cima das outras. Movimenta-se 3 casas em L, é a única peça que pode pular por cima das outras.

24 MOVIMENTO DO PEÃO Movimenta-se somente para frente. Na primeira vez que movimentar cada um dos peões o jogador poderá escolher em movimentar uma ou duas casas. Após a primeira jogada de cada peão ele movimenta-se apenas uma casa. Movimenta-se somente para frente. Na primeira vez que movimentar cada um dos peões o jogador poderá escolher em movimentar uma ou duas casas. Após a primeira jogada de cada peão ele movimenta-se apenas uma casa.

25 FONTE: FONTE: PROFESSOR ODIRLEI LANGE PROFESSOR ODIRLEI LANGE


Carregar ppt "XADREZ. HISTÓRIA DO XADREZ A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google