A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS GERAIS Tetrápoda Ectotérmicos Saco vitelino - único anexo embrionário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS GERAIS Tetrápoda Ectotérmicos Saco vitelino - único anexo embrionário."— Transcrição da apresentação:

1

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS Tetrápoda Ectotérmicos Saco vitelino - único anexo embrionário

3 Anfíbios ( Batráquios)= vida dupla 1° cordado a ocupar o ambiente terrestre(transição) Acesso ao meio terrestre promove : -Desidratação / maior exposição ao sol -Menor disponibilidade de água para excreção -Dependente da água para a fecundação (meio líquido para deslocamento de espermatozóides / forma larval dependente de água

4 Avanços evolutivos Pele permeável / pulmões – trocas gasosas Coração com 3 cavidades Patas Pálpebras – proteção contra desidratação

5 CLASSIFICAÇÃO Anura Urodela Gymnophiona ou Ápoda Ordens:

6 ORDEM ANURA

7 Sapo: Gl. Paratóide, Pele Rugosa

8

9

10

11

12 O sapo e a perereca Em um certo dia beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem no cantinho do brejo tinha um sapo e uma perereca faminta. A perereca armou o bote para pegar a mosca e o sapo disse: - Espere perereca, deixe um Grilo comer essa mosca, que você será mais bem alimentada!! A perereca esperou e o Grilo foi lá e comeu a mosca. Quando ela armou o bote para pegar o Grilo o sapo disse: - Espere perereca deixe um passarinho comer esse seu Grilo, que você será mais bem alimentada!! O passarinho foi lá e comeu o Grilo. Quando a perereca armou o bot, para pegar o passarinho e ela pulou só que caiu na água e se molhou toda. - Sabe qual e a moral dessa historia? - Quanto mais demora os preparativos, mais molhada a perereca fica!!!

13

14 Urodelos

15 Salamandra

16

17 Larva de salamandra Brânquias externas…vão desaparecendo e os pulmões desenvolvendo

18 Tritão

19 ORDEM GYMNOPHIONA - APODA

20

21

22 ESQUELETO

23 TEGUMENTO Fino e úmido glândulas queratina permeável glândula paratóide (veneno) em sapos

24

25 SISTEMA DIGESTÓRIO Completo Digestão extracelular Boca com alguns dentes Cloaca

26 SISTEMA RESPIRATÓRIO Branquial ADULTO Pulmonar Cutânea (principal) Buco-faríngea LARVA

27 SISTEMA CIRCULATÓRIO Fechado Coração (3 cavidades) Circulação dupla e incompleta Hemácias nucleadas

28

29 SISTEMA EXCRETOR LARVA: RIM PRONEFRO – AMÔNIA ADULTO: RIM MESONEFRO PRINCIPAL PRODUTO DE EXCREÇÃO: URÉIA

30 SISTEMA NERVOSO 10 pares de nervos cranianos 2 côndilos no occipital ouvido interno e médio pálpebras Órgão de Jacobson (olfato)

31 REPRODUÇÃO Dióicos Fecundação externa: exceto cobra cega: terrestre- fecund.interna desenv.direto Desenvolvimento indireto (metamorfose) Neotenia – axolotles Órgão de Bidder (sapos) Cortejo sexual : Canto- cordas vocais – saco gular.

32 Salamandras Reprodução

33

34 Neotenia

35

36

37

38 A perereca na mata Numa mata, uma perereca preparava-se para comer uma mosca, quando um macho, que observava a cena, disse: - Perereca, não coma já a mosca! Espera que a abelha a coma, depois tu comes a abelha. Ficarás melhor alimentada. A perereca assim fez e, efetivamente, passados alguns segundos, veio a abelha que comeu a mosca. A perereca preparou-se, então, para comer a abelha, mas o macho a interrompeu novamente: - Perereca, não comas a abelha, ela vai ficar presa na teia da aranha e a aranha vai comê-la, então tu comes a aranha, ficarás melhor alimentada. A perereca de novo esperou. A abelha levantou vôo, caiu na teia da aranha, veio a aranha e comeu- a. A perereca preparou-se para saltar sobre a aranha, mas de novo, o macho falou: - Perereca, não sejas precipitada! Há de vir o pássaro que comerá a aranha, que comeu a abelha, que comeu a mosca. Então comerás o pássaro e ficarás melhor alimentada. A perereca, reconhecendo os bons conselhos do macho, aguardou. Logo após chegou o pássaro que comeu a aranha. Entretanto, como havia chovido, a perereca, ao atirar-se sobre o pássaro, escorregou e caiu sem alcançá-lo. Neste momento, uma cobra que passava por lá engoliu o pássaro e sumiu mata a dentro. Moral da história: Quanto mais tempo duram os preparativos, mais molhada fica a perereca. Porém, cuidado!!! Se não comer, vem outro e come!!!


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS GERAIS Tetrápoda Ectotérmicos Saco vitelino - único anexo embrionário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google