A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe Amphibia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe Amphibia."— Transcrição da apresentação:

1 Classe Amphibia

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Tetrápoda Ectotérmicos Saco vitelino - único anexo embrionário

3 Anfíbios ( Batráquios)= vida dupla
•1° cordado a ocupar o ambiente terrestre(transição) •Acesso ao meio terrestre promove : -Desidratação / maior exposição ao sol -Menor disponibilidade de água para excreção -Dependente da água para a fecundação (meio líquido para deslocamento de espermatozóides / forma larval dependente de água

4 Avanços evolutivos •Pele permeável / pulmões – trocas gasosas •Coração com 3 cavidades •Patas •Pálpebras – proteção contra desidratação

5 CLASSIFICAÇÃO Ordens: Anura Urodela Gymnophiona ou Ápoda

6 ORDEM ANURA

7 Sapo: Gl. Paratóide, Pele Rugosa

8

9

10

11

12 O sapo e a perereca Em um certo dia beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem no cantinho do brejo tinha um sapo e uma perereca faminta. A perereca armou o bote para pegar a mosca e o sapo disse: - Espere perereca, deixe um Grilo comer essa mosca, que você será mais bem alimentada!! A perereca esperou e o Grilo foi lá e comeu a mosca. Quando ela armou o bote para pegar o Grilo o sapo disse: - Espere perereca deixe um passarinho comer esse seu Grilo, que você será mais bem alimentada!! O passarinho foi lá e comeu o Grilo. Quando a perereca armou o bot, para pegar o passarinho e ela pulou só que caiu na água e se molhou toda. - Sabe qual e a moral dessa historia? - Quanto mais demora os preparativos, mais molhada a perereca fica!!!

13

14 Urodelos

15 Salamandra

16 Salamandra

17 Larva de salamandra Brânquias externas…vão desaparecendo e os pulmões desenvolvendo

18 Tritão

19 ORDEM GYMNOPHIONA - APODA

20

21

22 ESQUELETO

23 glândula paratóide (veneno) em sapos
TEGUMENTO Fino e úmido  glândulas  queratina permeável glândula paratóide (veneno) em sapos

24

25 Digestão extracelular Boca com alguns dentes Cloaca
SISTEMA DIGESTÓRIO Completo Digestão extracelular Boca com alguns dentes Cloaca

26 LARVA ADULTO SISTEMA RESPIRATÓRIO Branquial Pulmonar
Cutânea (principal) Buco-faríngea

27 Circulação dupla e incompleta Hemácias nucleadas
SISTEMA CIRCULATÓRIO Fechado Coração (3 cavidades) Circulação dupla e incompleta Hemácias nucleadas

28

29 SISTEMA EXCRETOR LARVA: RIM PRONEFRO – AMÔNIA ADULTO: RIM MESONEFRO
PRINCIPAL PRODUTO DE EXCREÇÃO: URÉIA

30 Órgão de Jacobson (olfato)
SISTEMA NERVOSO 10 pares de nervos cranianos 2 côndilos no occipital ouvido interno e médio pálpebras Órgão de Jacobson (olfato)

31 Fecundação externa: exceto cobra cega:
REPRODUÇÃO Dióicos Fecundação externa: exceto cobra cega: terrestre- fecund.interna desenv.direto Desenvolvimento indireto (metamorfose) Neotenia – axolotles Órgão de Bidder (sapos) Cortejo sexual : Canto- cordas vocais – saco gular.

32 Salamandras Reprodução

33

34 Neotenia

35

36

37

38 A perereca na mata Numa mata, uma perereca preparava-se para comer uma mosca, quando um macho, que observava a cena, disse: - Perereca, não coma já a mosca! Espera que a abelha a coma, depois tu comes a abelha. Ficarás melhor alimentada. A perereca assim fez e, efetivamente, passados alguns segundos, veio a abelha que comeu a mosca. A perereca preparou-se, então, para comer a abelha, mas o macho a interrompeu novamente: - Perereca, não comas a abelha, ela vai ficar presa na teia da aranha e a aranha vai comê-la, então tu comes a aranha, ficarás melhor alimentada. A perereca de novo esperou. A abelha levantou vôo, caiu na teia da aranha, veio a aranha e comeu-a. A perereca preparou-se para saltar sobre a aranha, mas de novo, o macho falou: - Perereca, não sejas precipitada! Há de vir o pássaro que comerá a aranha, que comeu a abelha, que comeu a mosca. Então comerás o pássaro e ficarás melhor alimentada. A perereca, reconhecendo os bons conselhos do macho, aguardou. Logo após chegou o pássaro que comeu a aranha. Entretanto, como havia chovido, a perereca, ao atirar-se sobre o pássaro, escorregou e caiu sem alcançá-lo. Neste momento, uma cobra que passava por lá engoliu o pássaro e sumiu mata a dentro. Moral da história: Quanto mais tempo duram os preparativos, mais molhada fica a perereca. Porém, cuidado!!! Se não comer, vem outro e come!!!


Carregar ppt "Classe Amphibia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google