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1 Clique no ícone na barra de tarefas ou na tela.
Word 2007 Botão Iniciar/todos os programas/Microsoft Office/Microsoft Office Word 2007 Ou Clique no ícone na barra de tarefas ou na tela.

2 A tela do word Botões de controle Barra de Título Grupo Guia
Botão ou ícone Barra de menu Régua Área de trabalho Barra de rolagem Barra de Status

3 O botão do Microsoft Office
Botão office Ao clicar no botão, inicialmente são apresentados os comandos disponíveis à esquerda , e uma lista dos arquivos abertos recentemente a direita

4 BARRA DE FERRAMENTA DE ACESSO RÁPIDO
Pode estar no canto superior esquerdo ao lado do botão office (local padrão) ou abaixo da Faixa de opções. PERSONALIZANDO A BARRA Na lista, clique no comando que deseja incorporar à barra de Ferramentas de Acesso Rápido, se o comando não estiver disponível na lista, clique em Mais Comandos para obter outras opções. Clique aqui

5 DESFAZENDO E REFAZENDO
Escolha o Tamanho de Fonte 20; e digite Treinando o uso dos Botões Desfazer e Refazer. Selecione a frase que você acabou de Digitar e em seguida pressione a tecla DELETE; Desfazer Refazer Clique em desfazer Observe que a frase digitada retornou a. tela Clique em refazer Observe que a frase digitada foi apagada novamente, pois foi refeita sua última ação que foi ter apagado a mesma.

6 continuando o treinamento.
DIGITANDO NO WORD USANDO MAÚSCULA E MINÚSCULA Digite em letras maiúsculas e com o tamanho de fonte 22 a frase abaixo: ESTOU INICIANDO O TREINAMENTO DE DIGITAÇÃO E TAMANHO DA FONTE NO MICROSOFT WORD. Tecle ENTER. Agora digite em letras minúsculas e no tamanho 15 o trecho: continuando o treinamento. Para encerrar digite seu nome completo no tamanho que desejar sendo que apenas as iniciais deverão ser maiúsculas.

7 MOVIMENTADO NO TEXTO PARA MOVER PRESSIONE Um caractere à direita
Seta para direita Um caractere à esquerda Seta para esquerda Uma linha acima Seta para cima Uma linha abaixo Seta para baixo Palavra anterior Ctrl + seta esquerda Próxima palavra Ctrl + seta direita Início de uma linha Home Fim de uma linha End Fim do documento Ctrl + End

8 COMO SELECIONAR O TEXTO
Para selecionar uma linha: Posicione a seta do mouse no início da linha que deseja selecionar , em seguida de um clique (observe então que toda a linha ficou selecionada). Para selecionar uma palavra ou apenas parte dela: Posicione a seta do mouse no local desejado e arraste-a até selecionar o que desejar. Para selecionar uma única palavra: Basta dar um DUPLO clique sobre ela. Para retirar a seleção: De um clique com a seta do mouse em qualquer local do texto.

9 TESTANDO O MODO DE SELEÇÃO COM O MOUSE.
TREINANDO Clique no final do texto e tecle ENTER 2 vezes. Digite em letras maiúsculas e no tamanho 14: TESTANDO O MODO DE SELEÇÃO COM O MOUSE. Pressione ENTER. Selecione a palavra MODO. Retire a seleção. Selecione as palavras: MODO DE SELEÇÃO. Selecione a última linha e em seguida altere o tamanho da fonte para 18.

10 Salvando o arquivo OU CLIQUE EM FECHE O DOCUMENTO.
Botão office e clique em fechar

11 DOCUMENTO NOVO

12 TIPO DE FONTES Alterando o tipo de letra. Novo tipo de letra.
O termo Fonte significa Tipo de Letra, sendo assim iremos agora conhecer alguns: Altere o Tamanho da Fonte para 20.Escolha a Fonte Arial Black através da caixa Fonte: Digite: Alterando o tipo de letra. Pressione Enter. Agora escolha a Fonte Comic Sans Ms. Digite: Novo tipo de letra. Pressione Enter. Escolha a Fonte que desejar, e digite: TESTANDO DIVERSOS TIPOS DE LETRAS. Selecione todas as linhas que você digitou e escolha a Fonte Times New Roman. Retire a seleção. Salve o arquivo na pasta da turma nº com o nome de Texto 02.

13 TIPOS DE ALINHAMENTOS Clique no final do texto e tecle enter 2 vezes Altere o tamanho da Fonte para 18. Digite em letras maiúsculas: TESTE DE ALINHAMENTO NO MICROSOFT WORD, A FIM DE QUE POSSAMOS APRENDER O SEU USO E UTILIZARMOS EM NOSSOS TRABALHOS. Selecione todas as linhas que você digitou; Centralizado Justificado De um clique sobre os Botãos Alinhamento à esquerda Alinhamento à direita Deixe o texto Justificado. Salve o arquivo. (Lembrando que já tem nome. Basta salvar).

14 CONHECENDO OUTROS ÍCONES
Aumenta Fonte Reduz Fonte Cor da Fonte Subscrito Sobrescrito 1ª letra de uma sentença Maiúscula Toda Maiúscula e Toda Minúscula Clique no final do texto e tecle enter 2 vezes. Digite o texto tamanho da fonte 18, justificado e Minúsculo. Estou formando o texto com auxílio da régua, definido margem a esquerda, parágrafo e margem a direita. H2O, Fe6 e Ca Selecione o texto e coloque todo maiúsculo e formate a forma conforme modelo abaixo: H2O e Fe6 Ca

15 USANDO A RÉGUA Usando a régua deixe os arquivos desta forma:
PARÁGRAFO MARGEM ESQUERDA MARGEM DIREITA MARGEM E PARÁGRAFO Usando a régua deixe os arquivos desta forma: Salve o arquivo. (Lembrando que já tem nome. Basta salvar). Clique no final do texto e tecle ENTER 2 vezes.

16 OUTROS ÍCONES Diminuição de recuo Aumento Marcadores de recuo
Espaçamento entre linhas realce Tachado Digite o texto abaixo com fonte arial/tamanho 14 e faça conforme modelo: Casa Chuva Telhado Feira Rua Bairro MODELO Para retirar o marcador, tecle enter, clique novamente no ícone ou backpace. Salve o arquivo na pasta da turma com nome da texto 3.

17 COPIAR, RECORTAR E COLAR
Pincel Digite em letras Maiúsculas: TREINAMENTO DE DUPLICAÇÃO Formate para fonte Times new roman, tamanho 24 e cor Azul. Selecione e clique no botão COPIAR Clique no final da linha e tecle ENTER Clique no botão COLAR Clique no botão COLAR mais uma vez (observe que duplicamos a frase)

18 COPIAR, RECORTAR E COLAR
Tecle o ENTRE 2 vezes e digite o texto abaixo: Treinamento de movimento Curso de informática Faetec – Barreto Selecione e formate o texto acima com Arial/Tamanho 18 e cor vermelha Agora selecione apenas a linha CURSO DE INFOMÁTICA Clique em Recortar (observe que alinha apagou) Clique no final de FAETEC-BARRETO tecle ENTER 2 vezes Clique em COLAR. (o texto recortado apareceu a onde estava o curso). COPIANDO A FORMATAÇÃO Selecione FAETEC-BARRETO e formate com fonte Comic Sans Ms/Tamanho 18 e Cor verde, após formatar ainda com o texto selecionado clique no pincel. O seu mouse agora e um pincel, selecione a frase CURSO DE INFORMÁTICA. Salve o arquivo na pasta da turma e faça uma quebra de página: Clique no final do texto, tecle enter, clique na Abra layout de página e clique em

19 Revisão Ortográfica Digite o trecho a seguir com tamanho da fonte 14, obedecendo aos ERROS que aparecerão nas palavras destacadas. Estamo apredendo nesta estapa da apotila, a opcao de verificar ortografia, muitos eros estamos fazendo durante esta digitacao a fim de corrigirmos no final através da revisao ortográfica do word. Ao digitar um texto e as palavras aparecerem sublinhadas de vermelho, verifique se tem algum erro de digitação e clique com o botão direito em cima da palavras, aparecerá um lista com várias sugestões, clique na correta, caso a palavras esteja correta, para tira a linha vermelha clique em Ignorar tudo. Obs.: Caso a palavras esteja errada e não contém no dicionário temos que consertar manualmente. Salve o arquivo na pasta da turma, o arquivo já tem nome.

20 LOCALIZAR E SUBSTITUIR
No canto direito da aba iniciar você encontra o localizar e substituir: Clique no localizar para encontrar a palavra erros no texto anterior e no Retângulo localizar da tela abaixo digite a palavra a ser localizada. Clique em Localizar próxima e feche a tela. Agora clique em substituir e substitua a palavra apostila por livro conforme modelo: Clique em localizar próxima e será localizado a primeira palavra do texto, clique em Substituir para apenas uma palavra ou substituir tudo para todas as palavras.

21 ÍCONES DA ABA INSERIR Inserir Cabeçalho Rodapé Inserir tabela
Inserir Simbilo Inserir Clip-art Inserir WordArt Capitular Inserir autoformas

22 INSERIR IMAGEM E CLIP-ART
Clique na aba Inserir no ícone Aparecerá a tela ao lado: Na galeria aparecerá vários desenho, não aparecendo clique no botão ir. Caso queira ver todas as Coleções na opção PESQUISAR EM escolha todas as coleções em seguida clique no ir. Se preferir podemos ver por categorias. Exemplo em procurar por: digite coelho. Clique na imagem desejada. Observe que a Figura ficou cercada por 8 Pontos, eles servem para AUMENTAR ou DIMINUIR a Imagem, sempre que você desejar alterar o tamanho posicione a seta sobre um dos 4 cantos de modo que apareça uma seta dupla (você deve alterar o tamanho pelos cantos para que a imagem não fique achatada). Salve o arquivo na pasta da turma, o arquivo já tem nome.

23 Capitulando um Parágrafo
Selecione o texto anterior e formate com fonte arial, tamanha 14, cor verde e Justificado. Selecione a 1ª letra do parágrafo, clique na abra inserir e clique em Modelo:

24 Inserir formas prontas como círculo, retângulos, setas, linhas, símbolos de
Fluxograma e textos. Na aba inserir clique na seta do lado de formas, para aparecer a lista ao lado. Escolha a forma desejada, em seguida a seta do mouse vai ficar parecido com sinal de + clique segure e arraste formando a figura abaixo. Depois que a figura for inserida e selecionada vai aparecer uma aba chamada formate clique sobra, cor de preenchimento e cor da linha.

25 WordArt Faetec - Barreto
Na aba inserir clique na seta do lado de Wordart, para aparecer a galeria abaixo. Clique no modelo desejado, clique em oK, digite o texto e clique em OK. Faetec - Barreto Depois que a figura for inserida e selecionada vai aparecer uma aba chamada formate clique sobra, 3D, cor do preenchimento e cor da linha.

26 COLUNAS Digite o texto abaixo O RELACIONAMENTO
O Relacionamento Interpessoal é um dos fatores fundamentais para qualquer profissional, independente da função. Saber se relacionar é uma arte e temos que desenvolver sempre da melhor maneira esta habilidade, em busca do sucesso pessoal e profissional. NO TÍTULO (O RELACIONAMENTO) APLIQUE AS SEGUINTES ALTERAÇÕES: Selecione o título e formante: Fonte Tahoma, Tamanho 14, Cor da Letra vermelha, Negrito , Itálico e Sublinhado e alinhamento Justificado. Selecione o texto e formate: fonte verdana, tamanho da letra 14, cor da letra 16, Itálico e alinhamento justificado. Tecle enter 2 vezes, selecione só o texto. Clique no guia layout de página e clique em colunas e defina 2 colunas para o texto. Selecione a 1º letra do parágrafo e defina com capitular;

27 REPETINDO A FORMATAÇÃO
BORDAS E SOBREAMENTOS Selecione o título, no guia início, no grupo parágrafo, clique no botão conforme bordas, clique em Bordas e Sombreamento, faça o seguinte. Escolha um estilo de linha, defina a espessura e escolha o local. Clique no guia Sombreamento e selecione a cor e o tipo de sombreamento. REPETINDO A FORMATAÇÃO Digite as frases abaixo em baixo do texto: “Nenhum homem pode conseguir grandes triunfos se não estiver disposto a fazer sacrifícios pessoais.” Napoleon Hill “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competências.” Ayrton Senna. “Se você acredita que pode ou se acredita que não pode, você está certo.” Henry Ford

28 Selecione a 1ª frase e formate: Fonte arial, tamanho 14, cor da letra azul, Negrito, Itálico e Sublinhado. Clique na ferramenta pincel e clique ou selecione a 2ª frase. Faça o mesmo com a 3ª frase. Selecione o autor da 1ª frase e formate: Fonte verdama, tamanho 10, cor da letra vermelha e Itálico. Clique na ferramenta pincel e clique ou selecione o autor da 2ª frase. Faça o mesmo com o autor 3ª frase. Cabeçalho e rodapé Na faixa de Opções, clique no guia Inserir. No grupo Cabeçalho e rodapé, clique em Cabeçalho. Para criar um rodapé, clique no botão rodapé.

29 Escolha um dos modelos sugeridos.
Digite o texto do cabeçalho ou Podemos também inserir data , número de página, imagem e clip art. Clique no botão fechar.

30 TABELA NÚMERO DE CHAMADAS ALUNO NOTA 1 Carlos Santos 6,5 2
No guia inserir, clique no comando tabela, selecione o número de linha e colunas conforme o modelo abaixo: NÚMERO DE CHAMADAS ALUNO NOTA 1 Carlos Santos 6,5 2 Pedro de Andrade 7,5 3 Maria Antonieta 10,0 Selecionando colunas Selecionando linhas Selecionando celulas Ajuste da largura de coluna Inserir linha Excluir linha Mesclar células Tecle enter 2 vezes, selecione só o texto.

31 IMPRESSÃO


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