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AULA 2 – TEORIA LTERÁRIA  Profª: Nichele Antunes  

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Apresentação em tema: "AULA 2 – TEORIA LTERÁRIA  Profª: Nichele Antunes  "— Transcrição da apresentação:

1 AULA 2 – TEORIA LTERÁRIA  Profª: Nichele Antunes GÊNERO LÍRICO: é a manifestação literária em que predominam os aspectos subjetivos do autor. É, em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um interlocutor particular (amigo, amante, fantasia, elemento da natureza, Deus...) Não confundir “eu-lírico” com o autor. O “eu-lírico” ou “eu-poético” é uma espécie de personalidade poética criada pelo autor que dá vazão a sensações e/ou impressões.

2 ELEMENTOS DA VERSIFICAÇÃO: Elementos técnicos que auxiliam a leitura, a interpretação e a análise de textos poéticos. Verso e Estrofe: Cada linha = verso Conjunto de versos = estrofe

3 Classificação das estrofes: Dísticos = 2 versos
Ex. Canção do exílio (José Paulo Paes)  Um dia segui viagem Sem olhar sobre o meu ombro Não vi terras de passagem Não vi glórias nem escombros. Guardei no fundo da mala Um raminho de alecrim. (...)

4 Tercetos = estrofes com 3 versos Ex. Os Lírios (Henriqueta Lisboa)
Certa madrugada fria Irei de cabelos soltos Ver como nascem os lírios. Quero saber como crescem Simples e belos – perfeitos! – Ao abandono dos campos. (...)

5 Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz
Quartetos = 4 versos Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz De nossa viagem, Embala-nos a ilusão Da fuga do tempo. Poeira esparsa no vento, Apenas passamos nós. O tempo é mar que se alarga Num infinito presente.

6 Ex. Os Lusíadas (Canto primeiro) - Camões
Oitavas = 8 versos Ex. Os Lusíadas (Canto primeiro) - Camões As armas e os barões assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram.

7 Ex. As duas ilhas (Castro Alves) São eles – os dois gigantes
Décimas = 10 versos Ex. As duas ilhas (Castro Alves)  São eles – os dois gigantes No século de pigmeus. São eles que a majestade Arrancam da mão de Deus. -         Este concentra na fronte Mais astros – que o horizonte Mais luz – do que o sol lançou!... -         Aquele – na destra alçada Traz segura sua espada -         Cometa, que ao céu roubou!...

8 Soneto: composição poética de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos
Ex. Soneto de Fidelidade (Vinícius de Moraes)

9 Rimas: coincidência de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos.
Classificação das rimas: Quanto à categoria gramatical: POBRES: as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical. Exemplo: situado (adjetivo) cresce (verbo) parece (verbo) quebrado (adjetivo)

10 RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas.
Exemplo: arde (verbo) distante (advérbio) diamante (substantivo) tarde (substantivo)

11 Quanto à disposição ao longo do poema:
ALTERNADAS ou CRUZADAS: Incendeia A Coração B Passeia A Canção B

12 PARALELAS ou EMPARELHADAS
Aniquilar A Olhar A Montanhas B Entranhas B

13 INTERPOLADAS ou OPOSTAS
Espelho A Disfarce Disfarçar-se Conselho? A Versos brancos são os que não apresentam rima.

14 Métrica: É o número de sílabas poéticas do verso. 
Na contagem das sílabas métricas (escansão), observam-se, geralmente, as seguintes normas: A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo; Faz-se a contagem de sílabas até a sílaba tônica da última palavra; Acomodar as sílabas seguindo a entonação. Elisão = supressão de sons ou a sinalefa = acomodação de vários sons a uma única sílaba métrica). Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma sílaba métrica; Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra começa por vogal, unem-se esses fonemas numa única sílaba métrica.

15 Exemplos: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas Ou – vi – ram – do – I – pi – ran – ga – as – mar – gens – plá – ci – das = 14 sílabas gramaticais Ou – vi – ram – doI – pi – ran – gaAs – mar – gens – plá = 10 sílabas poéticas

16 De um povo heróico o brado retumbante
De – um – po – vo – he – rói – co – o - bra – do – re – tum – ban – te = 14 sil. gramaticais Deum – po – vohe – rói – coo- bra – do – re – tum – ban = 10 sil. Poéticas Tais versos são “decassilábicos” = 10 versos

17 Pentassílabos ou redondilha menor (5 sílabas)
E agora, José? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu. (...)

18 Heptassílabos ou redondilha maior (7 sílabas)
Como são belos os dias Do despontar da existência (...) Eneassílabos = 9 sílabas Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste?

19 Dodecassílabo ou alexandrino: 12 sílabas poéticas
Olhai! O sol descamba...A tarde harmoniosa Envolve luminosa a Grécia em frouxo véu, Na estrada ao som da vaga, ao suspirar do vento, De um marco poeirento um velho então se ergueu.

20 Versos livres são os que não apresentam métrica regular.
Ritmo: a musicalidade implícita ou explícita no poema. A Banda (Chico Buarque) Estava à toa na vida, O meu amor me chamou, Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor. (...)


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