A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre"— Transcrição da apresentação:

1 Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Neoclassicismo Tendência predominante na pintura, escultura e arquitetura dos séculos XVIII e XIX. Mais uma vez, é marcado pela volta da estética grega e romana clássica, assim como os renascentistas. Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre

2 O movimento teve também conotações políticas, já que a origem da inspiração neoclássica era a cultura grega e suademocracia, e a romana com sua república, com os valores associados de honra, dever, heroísmo, civismo e patriotismo.

3 Como consequência, o estilo neoclássico foi adotado pelo governo revolucionário francês como arma ideológica contra o "luxo imoral" e a "afetação decadente" das elites, tipificadas na galante e hedonista arte Rococó, pondo de lado a "nobre simplicidade e tranqüila grandeza" de Winckelmann e assumindo ares mais agressivos, dinâmicos, dramáticos e nitidamente propagandísticos, convocando a sociedade à mudança

4 O estilo neoclássico se espalhou por toda a Europa e também foi característico no Brasil principalmente na arquitetura das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

5 Pintura – Influência greco-romana e renascentistas - Predomínio do desenho e da forma realista. - As imagens retratadas são ilustrativas- imitando a realidade controlando a emoção. Maior representante: o francês Jacques Louis David O juramento dos horácios O rapto das sabinas

6 Arquitetura: surgiu a partir dos modelos greco-romanos e do renascimento italiano. Colunas dóricas e jônicas e com frontôes triangulares ou retangulares Construção inglesa fachada do teatro municipal de São Paulo

7 Fachada do palácio de Catete em São Paulo – Deuses do Olimpo
Predomínio da razão Nitidez Estoicismo e culto às virtudes cívicas, tais como: honra, austeridade, dignidade, moral honra patriotismo e civismo Postura na pintura que imita a estatuária greco-romana

8 ROMANTISMO O séc XIX foi marcado por fortes mudanças políticas, culturais e sociais causadas pela Revolução Industrial e Revolução Francesa..Assim observamos que a arte foi sendo caracterizada por várias tendências. O romantismo é uma reação ao neoclassicismo e se situa entre 1820 e 1850. Enquanto os artistas neoclássicos voltaram-se para a imitação da arte greco-romana e dos mestres do Renascimento italiano, submetendo-se às regras determinadas pelas escolas de belas-artes, os românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Assim, de modo geral, podemos afirmar que a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos sentimentos e da imaginação como princípios da criação artística

9 A maja desnuda A maja vestida

10 Pintura – aproxima-se do barroco
Pintura – aproxima-se do barroco. As imagens são dinâmicas (possuem movimento) e carga dramática. São pintadas em diagonal para sugerir esse dinamismo. Os temas retratados são fatos e imagens reais, diferentes das imagens de seres mitológicos dos neoclássicos. Os artistas românticos retratam a natureza ora calma, ora agitada, assim como as emoções humanas. Goya- pintor espanhol mais importante do romantismo europeu.

11

12


Carregar ppt "Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google