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LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Grupo 19Y Subgrupo Bruno Morais André Baracat

2 Logística de Distribuição
Relações empresa - cliente - consumidor Demandas de clientes que estão moldando os padrões de distribuição: 1 – Serviço ao cliente: exigência de maiores níveis de serviço (entregas com maior frequência e consistentes, entregas sem atraso, disponibilidade de estoque, etc). 2 – Custo: reduzir custos sem afetar a margem do cliente. 3 – Velocidade: maximizar a resposta à demanda.

3 Custos de distribuição
Alternativas para reduzir os custos de distribuição: 1 – Redução do estoque de produtos acabados na cadeia de suprimento por meio de melhor sincronização e reposição contínua de produtos. 2 – Encontrar equilíbrio na logística de distribuição entre: qualidade de serviço, custo e capital investido. Qualidade de serviço: entregas no prazo, tempo de entrega, precisão, qualidade do produto, suporte pós venda Custos: transporte, armazenagem, processamento e administração, inventário Capital: Instalações e equipamentos, produto acabado, credores e devedores

4 Papel do Distribuidor No passado, os distribuidores agregavam valor, ligando compradores e vendedores, proporcionavam que fabricantes alcançassem mercados remotos e os pequenos ampliassem seus mercados. Entretanto, o futuro dos distribuidores passou a ser incerto, devido forças externas, quais sejam: relacionamento direto entre fornecedor e cliente, redução dos custos de transportes (permite ao fornecedor realizar o transporte para o cliente), softwares de consolidação de cargas e frete colocam em cheque a necessidade de estocagem local feita pelo distribuidor e crescente número de empresas que aderem ao supply chain. Novos papéis do distribuidor: de otimizadores de rede (network optimizers), que envolve o desenho e a administração dos fluxos dos produtos e de maximizadores de mercado (market maximizers), onde fornecem ferramentas analíticas ou banco de dados para melhorar o entendimento dos clientes quanto a seus mercados, desenvolvem programas de marketing para clientes em particular, etc. Dessa maneira, o atual FOCO do distribuidor passa a ser reforçar a posição competitiva dele e a de seu cliente.

5 Métodos para maximizar a eficiência dos recursos da distribuição
1 – Distribuidor atacadista; 2 – Distribuidor terceirizado; 3 – Distribution utility (associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. Método ideal para empresas de pequeno e médio porte). Comparação entre os métodos: Distribuidor atacadista: as empresas acreditam que deixam de ter controle significativo de suas mercadorias quando transferem produtos a esses intermediários, além de envolver um segundo nível de estocagem. Distribuidor terceirizado: não há oportunidade de consolidações adicionais de carga. Distribution utility: combina o melhor dos outros dois métodos pois oferece maiores oportunidades de consolidação (atacadista) e com pouca perda de controle da empresa sobre suas mercadorias (terceirizado).

6 Cross Docking Cross Docking: operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo. Característica: os ativos (estoques e armazéns) são substituídos por informações. Vantagens : o investimento em estoques é substancialmente reduzido pela eliminação de múltiplos locais de estocagem; elimina os longos ciclos de tempo da distribuição baseada na fonte, quebrando as cargas cheias (TL truckload) em locais de separação em que os produtos são redirecionados para entrega local. Níveis de Cross Docking: 1 – Paletizado (sem seleção nem preparação); 2 - Com separação; 3 – Com separação e reembalagem.

7 Interior de armazém que trabalha com o cross docking com separação e reembalagem

8 Eficiências no Transporte
Dois tipos de compradores de serviços de transporte: 1 – Compradores de transação: enfoque no arm´s length*. Focam relações comerciais no curto prazo e do tipo ganha/perde. 2 – Compradores de relação: foco em relações comerciais de longo prazo. Objetivam o benefício mútuo. - Erros dos compradores inexperientes: Negociam apenas preços e descontos. Não analisam seus movimentos de frete e fluxos logísticos. - Enquanto compradores mais experientes... ...se beneficiam de eficiências de escala e administrativas, trabalhando com reduzido grupo de empresas de transporte. *Arm´s length: plena concorrência, onde as partes de uma transação são independentes e em pé de igualdade.


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