A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de."— Transcrição da apresentação:

1 Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de 2005

2 Histórico PEC – SAL – Planejamento Estratégico Coletivo (2000) PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional (2001) GT 03 – Educação a Distância (2003) - Núcleo de Educação a Distância ( ) Curso a Distância de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional na Universidade em Estilo Salesiano – Desde 2000

3 Comitê Gestor Prof. Dr. P. Milton Braga de Rezende Pró-Reitor Acadêmico do Centro UNISAL Profª Drª Rita Maria L. Tarcia Coordenadora do Curso de Pedagogia da U.E. de São Paulo do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Anderson Luiz Barbosa Coordenador de Análise de Sistemas da U.E. de Americana do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Renato Kraide Soffner Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da U.E. de Americana do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Celso de Oliveira Braga Diretor Acadêmico da U.E. de Campinas do Centro UNISAL Prof. Dr. Rubens de Godoy Sampaio Professor da U.E. de Lorena do Centro UNISAL

4 Objetivos Gerais do Constituição de uma identidade institucional nos produtos e processos que serão criados e implantados na comunidade educativa, de modo a garantir a qualidade da EAD no Centro UNISAL Subsidiar a comunidade acadêmica para o processo de implantação da educação a distância no Centro UNISAL

5 Eixos de Trabalho 1.Ações internas Ações baseadas na construção de uma cultura institucional centrada em processos virtuais, de modo que professores e alunos desenvolvam saberes e competências vinculados à modalidade a distância

6 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL

7 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL Palestras com professoras Maria Cândida Muller (UNISAL/UNICAMP) e Elaine Meira (SENAC/SP e POLO Editora) para professores e alunos

8 Site: ação interna

9 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância

10 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Criação e oferecimento do Curso Desenvolvimento de Projetos Educativos para a modalidade a distância Público-alvo: docentes do Centro UNISAL Número de inscritos: 40 Projetos: em média 05 Projetos de Formação e Capacitação em parceria com o NAP

11 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Apresentação do NEAD em reuniões com docentes nas Unidades de Ensino do Centro UNISAL Aprovação no CONSU/CONSEPE da criação do Curso Lato Sensu, na modalidade a distância, de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional nas Escolas em Estilo Salesiano, a ser oferecido nas inspetorias de São Paulo e Sul do Brasil, em parceria com as IUS

12 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Aprovação no CONSU/CONSEPE das regras para oferecimento de disciplinas na modalidade a distância para os cursos de graduação (de acordo com legislação vigente)

13 Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Criação de um espaço permanente no Jornal do UNISAL Estudos junto à assessoria jurídica para questões referentes à contratação de professores para modalidade a distância e direitos autorais de conteúdos desenvolvidos para EAD

14 Eixos de Trabalho 2. Ações externas Ações de interlocução com outras IES, com associações e grupos que estejam desenvolvendo estudos, estratégias ou ferramentas para Educação a Distância

15 Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Participação em eventos científicos e palestras da área de Educação a Distância Seminário Internacional de Educação a Distância - Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS) XI Congresso Internacional de Educação a Distância ABED IV Semana de Educação – U.E. Americana do Centro UNISAL Palestras com profissionais da área, com Assessoria do MEC

16 Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Publicação de artigos e pesquisas na área de Educação a Distância Disponíveis no site Apresentação de trabalhos em eventos científicos IV Congresso Salesiano de Educação (02 trabalhos) XI Congresso Internacional de Educação a distância IV Mostra de Produção Científica do Centro UNISAL

17 Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Parcerias Estratégicas Parceria com as IUS Filiação à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) – categoria individual Possibilidade de filiação à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) – categoria institucional Possibilidade de integração à Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU)

18 Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Pesquisa Definição do NEAD - Núcleo de Educação a Distância como Grupo de Pesquisa Institucional do Centro UNISAL

19 Eixos de trabalho 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Ações que objetivem o desenvolvimento de produtos, cursos e materiais para serem divulgados e/ou comercializados externamente

20 Eixos de Trabalho - 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Levantamento das práticas educativas do Centro UNISAL desenvolvidas na modalidade a distância como apoio ao presencial que podem se tornar cursos abertosà comunidade 73 disciplinas de 21 cursos (graduação, pós- graduação, extensão) alunos inscritos dados de out.2004

21 Eixos de Trabalho - 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância Cursos de Extensão voltados para a atualização de Educadores Sociais – 24 cursos

22 Opções Pedagógicas Princípios Processos de formação: docente e discente – parceria com o NAP Construção da identidade do professor e discussão acerca de novos papéis Modelo pedagógico: construído a partir dos objetivos e especificidades de cada área e cada projeto

23 Opções Tecnológicas Princípios Baixo investimento inicial Plataforma acadêmica e amigável Decisão pelo não desenvolvimento de plataforma própria A partir destas considerações optamos pela plataforma TelEduc, da UNICAMP, desenvolvido pelo NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação). Atualmente, em torno de 700 alunos do Centro UNISAL utilizam o TelEduc.

24

25

26 Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância VISÃO PROSPECTIVA 2005

27 Eixos de Trabalho - Ações coerentes com os eixos de trabalho 1.Ações internas – 2. Ações externas – 3. Desenvolvimento de Produtos Acadêmicos Participação do NEAD em reuniões de Colegiado de Curso e de Unidade Viabilizar a oferta de disciplinas na graduação na modalidade a distância (20% permitido pela atual legislação) Oferecimento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional nas Escolas em Estilo Salesiano, em parceria com as IUS

28 Eixos de Trabalho 1.Ações internas – 2. Ações externas – 3. Desenvolvimento de Produtos Acadêmicos Oferta do Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância - Turma II e comunidade (PUC/SP) Programa de Atualização para Educadores Sociais na modalidade a distância a 2007 (08 cursos de extensão por ano) Desenvolvimento e oferta do Curso de Capacitação de Tutores para EAD

29 EAD – um caminho a ser construído e percorrido coletivamente Tecnologia Qualidade Formação Diferencial Identidade Institucional

30 Site do


Carregar ppt "Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google