A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical"— Transcrição da apresentação:

1 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Como age a Estimulação Magnética Transcraniana na Depressão? A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr ou rTMS na sigla em Inglês) permite modular a atividade cerebral, modificando de maneira duradoura a atividade de neurônios cerebrais.

2 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Não é o campo magnético que induz essas mudanças. O campo magnético é apenas o meio para induzir, de forma segura e não invasiva, correntes elétricas controladas e rítmicas em regiões do córtex cerebral.

3 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
O ritmo de aplicação das correntes funciona como um código que leva os neurônios a mudar seu padrão de atividade. Ao aplicar correntes com alta frequência (geralmente 5 ou 10Hz), os neurônios nessa região modificam seu padrão de atividade e se tornam mais ativos e excitáveis. Ao aplicar correntes com baixa frequência (1 Hz ou menos), observa-se o contrário: os neurônios tornam-se menos ativos.

4 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Na depressão existe uma hipoatividade em circuitos frontais O tratamento com rTMS consiste na aplicação de pulsos de alta freqüência no córtex frontal dorso-lateral esquerdo, 5cm adiante da área motora da mão direita.

5 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Isso leva a aumento duradouro da atividade de circuitos neuronais relacionados a essa área. Imagens gentilmente cedidas pelo Dr. Carlos Reche, Divinópolis-MG Paciente com depressão antes do tratamento com Neuro-MS Imagens após o tratamento com o Neuro-MS Imagens gentilmente cedidas pelo Dr. Carlos Reche, Divinópolis-MG

6 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Um dos mecanismos envolvidos é a liberação de neurotransmissores (principalmente dopamina) em estruturas límbicas do mesencéfalo (via mesolímbica, núcleo acumbens). Essas estruturas estão envolvidas na neuroquímica da motivação, do prazer e da recompensa.

7 EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical
Estudos laboratoriais dão uma idéia de como esses efeitos se tornam duradouros. A rTMS induz plasticidade neuronal. Muda o modo como os neurônios expressam seus genes. Por trás do aumento ou redução de atividade existe mudança no padrão de produção de receptores sinápticos e outras proteínas neuronais

8 Como é o tratamento da depressão com a EMTr?
O protocolo típico de tratamento de depressão começa com a chamada “Indução”. Nessa fase o paciente deverá receber aplicações diárias por 15 a 30 dias. Cada sessão dura cerca de meia hora. Os efeitos benéficos geralmente começam a aparecer por volta da quinta sessão e se tornam mais evidentes perto da décima. Cerca de 2/3 dos pacientes respondem de maneira satisfatória, 1/3 com resolução total dos sintomas.

9 Como é o tratamento da depressão com a EMTr?
Após a fase de indução, pode ser necessário fazer aplicações de manutenção, em média 2 vezes por mês.

10 EMTr - Qual a segurança do método?
A EMTr é contra-indicada em pacientes com componentes metálicos intra-cranianos ou marca-passo e deve ser indicada com cuidado no paciente portador de epilepsia. Usando-se os parâmetros recomendados para depressão, o método não provoca crises convulsivas, não causa ganho de peso, não reduz a libido, não provoca náuseas e não prejudica a memória. O método é indicado para uso ambulatorial. Não é necessário estar em um ambiente hospitalar. Durante a sessão o paciente sente um pouco de desconforto no couro cabeludo. É comum haver dor de cabeça leve ou moderada após as primeiras sessões de EMT, mas esse efeito tende a desaparecer após a primeira semana. A EMT não prejudica a memória e não provoca outros efeitos colaterais.

11 EMTr - Em quem está indicado o tratamento?
O serviço de EMT do HC-FMUSP propõe as seguintes indicações: Depressão moderada no paciente que não respondeu ou não tolerou a primeira medicação antidepressiva Depressão moderada, como primeira escolha no paciente que prefere não se expor aos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos: ganho de peso, sedação, redução de libido, náuseas, obstipação. Depressão grave, antes de indicar Eletroconvulsoterapia (ECT) As seguintes situações também favorecem a indicação de EMT: Depressão moderada ou grave, com boa resposta prévia à ECT Depressão moderada ou grave, quando se deseja uma resposta mais rápida ao tratamento, como terapia isolada ou combinada a medicamentos

12 EMTr - Em quem está indicado o tratamento?
Nos Estados Unidos, a EMTr foi aprovada pelo FDA para o tratamento da depressão moderada que não respondeu ou apresentou intolerância ao primeiro medicamento anti-depressivo em dose eficaz.

13 Em que outras patologias a EMTr pode ser eficaz?
A EMTr também é aprovada para o tratamento de alucinações auditivas na esquizofrenia Com outros parâmetros e em outras áreas tem potencial de aplicação ainda no tinitus, na reabilitação do AVC, no transtorno obsessivo compulsivo e outros. Protocolos semelhantes ao usado para tratar a depressão tem efeito em circuitos que estão disfuncionais também na apatia da esquizofrenia, na fibromialgia e na abstinência de drogas.

14 Faça sua inscrição em cursos e estágios aqui: Estágio do IPQ-HC-FMUSP
Estimulação Magnética Transcraniana no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Duração: 5 dias Curso de Estimulação Magnética Transcraniana na escola Paulista de Medicina Duração: 2 dias

15 Transcranial Brain Stimulation for Treatment of Psychiatric Disorders
Adquira seu exemplar aqui!

16 Coletânea de Artigos selecionados
Revista de EMT Coletânea de Artigos selecionados Retire seu exemplar aqui!


Carregar ppt "EMTr – Uma ferramenta de modulação cortical"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google