A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA

2 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda Independência até meados do século - ex-colônia de exploração Predomínio do Imperialismo inglês - setor terciário. INDEPENDÊNCIAS 1804 – Haiti 1811 – Paraguai, Venezuela e Equador 1813 – Colômbia 1816 – Argentina e Uruguai 1818 – Chile 1821 – Peru, México e Republica Dominicana 1822 – Confederação Centro Americana: Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica 1822 – Brasil e Bolívia 1898 – Cuba 1903 – Panamá (da Colômbia)

3 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda

4 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda Durante os séculos XVII e XVIII,a Espanha perdeu controle sobre parte das ilhas do Caribe e algumas regiões da costa continental (perto do Golfo do México). Perderam territórios para holandeses,ingleses e franceses. A ilha d São Domingos (Haiti e São Domingos) e no fim do século XVII acabou sendo dominada pelos espanhóis. A independência do Haiti,segunda ocorrida na América foi conseqüência direta da Revolução Francesa. Quando chegou a notícia da independência a elite branca no Haiti recusou-se a abolir a escravidão na ilha e nas colônias francesas, assim como perder propriedades. (plantations)

5 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda Toussaint L´Ouverture lidera os escravos contra os brancos no Haiti, ajudados pelos mestiços. Na era Napoleônica, Bonaparte (1802) quer de volta o domínio perante as suas colônias,. Vitória dos revolucionários americanos formando a primeira e única república negra. (1804) Em 1805 nasce a primeria constituição do Haitique dizia Nenhum branco, qualquer que seja sua nação,colocará os pés neste território com o título de dono ou proprietário Toussaint L´Ouverture

6 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda No Peru e no México, colonias espanholas existia o sistema de mita e encomienda ( sistema de organização espanhol que controlava os mestiços e indígenas nas colônias espanholas) Revolta de Túpac Amaru: revolta de indígenas incas contra a opressão sofrida na região do Peru pelos espanhois, região com abundância de minas de ouro e prata no passado, formação de um sistema opressor Amaru é degolado mas os americanos conseguem vencer. No México existia uma grande desigualdade social. Padre Miguel Hidalgo e José Maria Morelos queriam igualdade social no México (reforma agrária, menos discriminação contra os indígenas) iniciaram uma revolta popular , contida mais tarde pelos criollos unidos com os chapettones com exércitos mercenários. Augustin Iturbide com o auxilio dos mestiços,e institui uma ditadura de dois ano Mais tarde os criollos tomam o poder e instituem a República

7 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda

8 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda

9 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda Na América do A figura de San Martín e Simon Bolívar querendo o fim da dominação espanhola. Independências criollas. San Martín no Vice Reino da Prata luta para a independência de Buenos Aires em 1810 ( capital do vice reino da prata) e em 1816 consegue a a independência da Argentina. Mais tarde torna o Chile (1818) e Peru(1821) independentes. Todas essas independências foram ajudadas indiretamente pela Inglaterra.

10 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda Choque de interesses pelo Prata: Brasil, Argentina e Uruguai unem-se para destruir o Paraguai.

11 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda Simón Bolívar, figura chave da independências do vice reino de Nova Granada. Em 1819 torna a Colômbia independente junto com a Venezuela (1819) e Equador ( 1822) formando em 1822 a união desses países formando a república da Grã- Colombia, difundida em 1831 com a morte do revolucionário. Um dos discursos colocados por Bolívar era Uni- vos ou o caos vos devorará referindo-se a busca pela união dos distintos grupos sociais na América contra os espanhois.

12 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda MORRO PELA MINHA PÁTRIA COM A ESPADA NA MÃO. Solano López

13 A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda


Carregar ppt "A AMÉRICA NO SÉCULO XIX Adriano Valenga Arruda INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google