A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FEMINISMO Daniela Leandro Rezende. O que é o feminismo? Movimento de defesa da igualdade entre homens e mulheres; Político, filosófico, cultural... Não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FEMINISMO Daniela Leandro Rezende. O que é o feminismo? Movimento de defesa da igualdade entre homens e mulheres; Político, filosófico, cultural... Não."— Transcrição da apresentação:

1 FEMINISMO Daniela Leandro Rezende

2 O que é o feminismo? Movimento de defesa da igualdade entre homens e mulheres; Político, filosófico, cultural... Não é um movimento unificado: Diferentes estratégias; Diferentes causas da desigualdade, diferentes soluções; Diferentes articulações entre temáticas: política, cultura, identidade, economia, violência, saúde...

3

4 No Brasil Século XIX - década de 1930; Décadas de 1960 e 1970; Redemocratização; Virada do milênio.

5 Feminismo Movimento dinâmico: Lutas políticas; Conceitos de mulher, gênero, patriarcado; Conquistas e novas bandeiras; IGUALDADE – DIFERENÇA.

6 IGUALDADE - DIFERENÇA O feminismo era um protesto contra a exclusão política da mulher: seu objetivo era eliminar as diferenças sexuais na política, mas a reivindicação tinha de ser feita em nome das mulheres (um produto do próprio discurso da diferença sexual (Scott, 2002, 27).

7 IGUALDADE - DIFERENÇA Igualdade: Conceito abstrato (indivíduo); Práticas políticas historicamente localizadas. O Estado estabelece direitos para os indivíduos, livres, autônomos, racionais.

8 IGUALDADE - DIFERENÇA Quando as mulheres se tornaram cidadãs, a impressão geral era a de que o indivíduo abstrato se pluralizara; na verdade ele ficou, na melhor das hipóteses, neutralizado, e é provável que seja mais correto dizer que ele ficou masculino. As mulheres forma absorvidas pela categoria masculino e declaradas uma versão do homem para que pudessem exercer o direito de votar. (...) Quando as mulheres se tornaram cidadãs, elas puderam ser representadas como indivíduos (abstratos) mas de que modo poderiam ser representadas como mulheres? (Scott, 2002, 282)

9 IGUALDADE - DIFERENÇA Quem são as mulheres? Mães? Esposas? Eleitoras? Profissionais? Qual sua orientação sexual? Qual a sua cor/raça? Qual a sua nacionalidade?

10 IGUALDADE - DIFERENÇA Relação indivíduo – identidade coletiva; Afirmação e negação da identidade de grupo atribuída pela discriminação

11 Avanços e desafios Tematização pública da desigualdade; Direitos, leis e políticas públicas; Revisão de categorias políticas fundamentais: igualdade, espaço público; Desafios: Igualdade substantiva; Como pluralizar sem fragmentar? É possível pensar uma agenda comum?

12 Referências bibliográficas PINTO, C. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, SCOTT, Joan. O enigma da igualdade. Estudos feministas, Florianópolis, pp 11-30, jan/abr _____. A cidadã paradoxal: as feministas francesas e os direitos do homem. Florianópolis: Mulheres, SECAD. Gênero e diversidade na escola. Brasília, 2009.


Carregar ppt "FEMINISMO Daniela Leandro Rezende. O que é o feminismo? Movimento de defesa da igualdade entre homens e mulheres; Político, filosófico, cultural... Não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google