A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática e Educação Ambiental 4 Introdução 4 Panorama geral –Apresentação da escola onde foi realizada esta pesquisa. –A pesquisa –Estatísticas das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática e Educação Ambiental 4 Introdução 4 Panorama geral –Apresentação da escola onde foi realizada esta pesquisa. –A pesquisa –Estatísticas das."— Transcrição da apresentação:

1

2 Matemática e Educação Ambiental 4 Introdução 4 Panorama geral –Apresentação da escola onde foi realizada esta pesquisa. –A pesquisa –Estatísticas das respostas dos alunos –Característica Interdisciplinar da Educação Ambiental 4 Fase Final –As respostas dos alunos após a palestra 4 Conclusão

3 I - Introdução 4 Apresentação 4 Os dispositivos legais da Educação Ambiental 4 Análise destes aspectos numa turma do 3º ano do 2º Grau.

4 II - Panorama Geral 4 Apresentação da escola 4 Questionário inicial (bagagem) 4 Palestra com exibição de transparências 4 Filme Lixo Útil 4 Questionário final (aproveitamento)

5 1ª Questão 4 O que é Educação Ambiental?

6 Respostas Conclusões: 59% dos alunos têm um bom conceito do que é Educação Ambiental, enquanto 41% têm conceito variando entre médio ou ruim.

7 2ª Questão 4 Como você relaciona Educação Ambiental com Matemática?

8 Respostas Conclusões: 19% dos alunos sabem relacionar Educação Ambiental com Matemática, mas 81% dos alunos não sabem como os dois assuntos se relacionam e por isso não responderam satisfatoriamente esta questão.

9 3ª Questão 4 Por que vamos tratar de Educação Ambiental na aula de Matemática?

10 Respostas Conclusões: Esta questão é uma conseqüência da questão anterior, por isso nota-se que os resultados são muito próximos. Observamos que 82% dos alunos não sabiam porque iríamos tratar de Educação Ambiental na aula de Matemática. Apenas 18% tinham uma noção do assunto.

11 4ª Questão 4 Você já discutiu as questões ambientais numa aula de matemática? Caso sua resposta seja afirmativa, comente a aula e o seu parecer a respeito.

12 Respostas Conclusões: Observamos que 86% dos alunos nunca discutiram assuntos relacionados com Educação Ambiental numa aula de Matemática.

13 5ª Questão 4 Como a matemática pode ajudar na conscientização dos problemas ambientais? Justifique a sua resposta

14 Respostas Conclusões: Verifica-se que 72% dos alunos não compreendem como a Matemática pode ajudar a resolver problemas reais (neste caso problemas ambientais). Apenas 28% da classe tinham alguma noção de que a Matemática pode ser contextualizada e inserida nos problemas ambientais.

15 6ª Questão 4 Em quais disciplinas do seu curriculum são abordados os temas ambientais?

16 Respostas

17 Características Interdisciplinares da Educação Ambiental 4 O saber é uno. 4 Biologia, Física, Química e as Sociais guardam um conteúdo muito próximo dos conhecimentos ambientais, por isso são classificadas como Formas Integradas ao estudo de temas ambientais. 4 Português, Matemática e Arte oferecem suporte as outras áreas, e têm uma Forma Correlata ao estudo de Ecologia.

18 Parte II Após a palestra...

19 1ª Questão 4 Como você relaciona Educação Ambiental com Matemática?

20 Respostas Conclusões: 64% dos alunos fizeram relacionaram muito bem Educação Ambiental com Matemática. Antes da palestra apenas 18% dos alunos tinham respondido satisfatoriamente esta questão.

21 2ª Questão 4 Por que é importante tratar os temas ambientais na aula de Matemática?

22 Respostas Conclusões: 59% dos alunos apresentaram em suas respostas motivos importantes para o ensino de educação ambiental nas aulas de matemática.

23 3ª Questão 4 Você gostaria que os temas ambientais fossem incorporados aos conteúdos matemáticos? Justifique sua resposta.

24 Respostas Conclusões: 66% dos alunos gostariam que os temas ambientais fossem incorporados aos conteúdos matemáticos.

25 Conclusão 4 A realidade atual está ausente da escola 4 Os alunos estão desmotivados 4 Os alunos pedem mudanças 4 Os professores precisam estar abertos para novas formas de ensino e novos assuntos 4 A Educação Ambiental deve ser incorporada aos conteúdos matemáticos.

26 Obrigada por sua atenção. and a happy new year!!!


Carregar ppt "Matemática e Educação Ambiental 4 Introdução 4 Panorama geral –Apresentação da escola onde foi realizada esta pesquisa. –A pesquisa –Estatísticas das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google