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COMERCIALIZAÇÃO DE HORTIGRANJEIRO. LOCALIZAÇÃO DO SETOR ENTRADA Atrair Clientes de passagem (impulso) Atender todas as Classes Vender alto volume Vantagens.

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1 COMERCIALIZAÇÃO DE HORTIGRANJEIRO

2 LOCALIZAÇÃO DO SETOR ENTRADA Atrair Clientes de passagem (impulso) Atender todas as Classes Vender alto volume Vantagens Passagem obrigatória Visível na chegada Inicio das compras Desvantagens Risco de engarrafamento Não ajuda na venda dos outros produtos Danifica produtos no fundo do carrinho

3 CENTRO Quebrar a monotonia da loja Criar um Ambiente de feira Servir como ponto atrativo Vantagens Maior possibilidade de transformação do setor ponto central adequado para venda do tipo misto. Desvantagens Necessidade de maior espaço Dificuldade de reposição Necessidade de cartazes na entrada da loja. LOCALIZAÇÃO DO SETOR

4 FUNDO Obrigar o cliente Percorre toda loja Ajudar na venda de outros setores Serve como atrativo Vantagens O cliente passa por todos os setores Ajuda na venda de outros produtos (impulso) Atinge boas vendas se integrado aos setores de perecíveis. Desvantagens Não é visível na chegada Necessita de publicidade na entrada para indicar o setor, preços e promoções LOCALIZAÇÃO DO SETOR

5 SAÍDA Vender produtos de qualidade superior e exóticos Ter requinte na apresentação Cliente elite Vantagens Cliente fiel Favorece a venda de pré- empacotados, por oferecer serviço rápido (final das compras) Os produtos são colocados em cima (não causam danos) Desvantagens Local menos freqüentado por estar afastado da entrada O cliente apressado pode desistir das compras Com o carrinho cheio as compras são limitadas. LOCALIZAÇÃO DO SETOR

6 MODALIDADES DE VENDAS Tradicional (feira livre) Permite direcionar a venda e orientar a clientela. Clientes fieis. Menor manipulação e menores perdas. Muitos funcionários e qualificados Vendas mais lentas Custos mais elevados Vantagens Desvantagens

7 MODALIDADES DE VENDAS Auto serviço a granel Apresentação simples. quadro funcional reduzido. Serviço rápido Satisfação do cliente pela livre escolha Alta manipulação. Perdas elevadas. Reorganização e limpeza constante. Vantagens Desvantagens

8 MODALIDADES DE VENDAS unidade ou pré- empacotado Rapidez por parte dos clientes nas horas mais movimentadas. Serviço mais rápido. Mais higiênico Repele clientes tradicionalistas. Dificuldade de verificação da qualidade. Custos elevados das embalagens. Vantagens Desvantagens

9 MODALIDADES DE VENDAS Misto Mais adaptado às exigências dos produtos e hábitos de comprar. Limita certos inconvenientes e preserva as vantagens anteriores. Necessita ação constante de Marketing. Vantagens Desvantagens

10 MODALIDADES DE VENDAS Preço único (sacolão) Atrai mais consumidores. Ajuda na venda de outros setores. Pode tornar o dia mais fraco em forte. Alto volume de venda. Queda no padrão e qualidade dos produtos. Manipulação excessiva, maiores perdas. Pode repelir clientes exigente e fiel. Vantagens Desvantagens

11 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR É atraído pelas cores vivas. É apressado. Gosta de novidades. Desconfia do sabor. Gosta de escolher. Desconfia do preço, peso e qualidade. Gosta de conselhos e informações.

12 AS PROMOÇÕES Planejamento

13 MERCHANDISING Conhecer o consumidor Necessidades Preferências Comportamento Análise dos fatores através: Observação visual Entrevistas informais utilização de questionários ou caixas de sugestões Observação do ritmo de venda

14 ARTIFÍCIOS UTILIZADOS PARA ARRUMAÇÃO Fundo Falso

15 ARTIFÍCIOS UTILIZADOS PARA ARRUMAÇÃO Expositor

16 ARTIFÍCIOS UTILIZADOS PARA ARRUMAÇÃO Utilização de espelhos

17 ARTIFÍCIOS UTILIZADOS PARA ARRUMAÇÃO Faixas de cores

18 ARTIFÍCIOS UTILIZADOS PARA ARRUMAÇÃO Variedades

19 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Produtos Ponto de congelamento ºC Armazenamento a longo Prazo Temper atura ºC Umidade relativa % Tempo em dias Alface-0,2098 –10012 a 20 Berinjela-0,88 a 1290 – 957 Morango-0, a 7 Uva-2,1-1 a -0, a 180


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