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As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo

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Apresentação em tema: "As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo"— Transcrição da apresentação:

1 As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo

2 Campos de investigação
Antropologia das tecnologias; Antropologia econômica; Antropologia urbana; Antropologia política; Antropologia econômica etc

3 Se deixamos de lado essa primeira forma possível de exposição do campo antropológico contemporâneo, é porque consideramos que uma disciplina científica (ou que pretende sê-lo) não deva ser caracterizada por objetos empíricos já constituídos, mas, pelo contrário, pela constituição de objetos formais. Ou seja, a única coisa passível, a nosso ver, de definir uma disciplina (qualquer que seja), não é de forma alguma um campo de investigação dado (...), muito menos uma área geográfica ou um período da história, e sim a especificidade da abordagem utilizada que transforma esse campo, essa área, esse período em objeto científico. Laplantine, p. 96

4 Determinações culturais
Antropologia americana Antropologia britânica Antropologia francesa Áreas de investigação privilegiadas Estudo das personalidades culturais e dos processos de difusões, contatos e trocas interculturais Estudo da organização dos sistemas sociais Estudo dos sistemas de representações Modelos teóricos utilizados Modelos históricos (evolucionismo e neo-evolucionismo), geográfico (difusionismo) psicológico (culturalismo) Modelo sincrônico e funcionalista do estruturalismo inglês Tendência “intelectualista”e filosófica. Modelos sociológicos, estruturalista, marxista Pesquisadores influentes Boas, Kroeber, Benedict Malinowski, Radcliffe-Brown Durkheim, Mauss, Griaule Laplantine, p. 100

5 Os cinco polos teóricos do pensamento antropológico contemporâneo
Antropologia simbólica; Antropologia social; Antropologia cultural; Antropologia estrutural e sistêmica; Antropologia dinâmica;

6 Antropologia simbólica
Interesse: mostrar a lógica dos sistemas de pensamento mitológicos, teológicos, cosmológicos das sociedades tradicionais; França, 1930; Marcel Griaule e o estudo do povo Dogon, da África;

7 Deixando de lado, por assim dizer, a compreensão das relações de poder entre os diferentes protagonistas de uma sociedade (...), estes orientam sua atenção para os seguintes aspectos: o estudo das produções simbólicas (artesanato), a literatura de tradição oral (mitos, contos, lendas, provérbios...) e dos instrumentos através dos quais essas produções se constituem (particularmente as línguas); o estudo da lógica dos saberes (filosóficos, religiosos, artísticos, científicos) existentes num grupo (...) Laplantine, p

8 Dança do povo Dogon, Mali

9 Antropologia simbólica
Pensamento e práticas simbólicas dos povos tradicionais: coerentes; complexas de grande riqueza;

10 Compreensão tradicional, eurocêntrica
“todas as religiões primitivas são grotescas e de alguma forma ininteligíveis”, Morgan apud Laplantine, p. 112; Lévy-Bruhl, mentalidade pré-lógica;

11 Antropologia simbólica
Dimensão simbólica é fundante da própria dimensão social e econômica; As práticas simbólicas em questão não têm de ser fundamentadas sociologicamente, pois são, pelo contrário, fundadoras da ordem cósmica e social. São elas que devem ser tomadas como fundamentais, se aceitarmos finalmente compreendê-las de dentro, impregnando-nos de sua sabedoria, recolhendo o mais fielmente possível o discurso dos iniciados, e não projetando, de fora, categorias caracteristicamente ocidentais. Laplantine, p. 113

12 Críticas Tendência a destacar representações simbólicas como área à parte, deixando de lado relação com as dimensões econômica, política, social, etc; Confusão entre teoria antropológica e explicações elaboradas pelas próprias sociedades;

13 Legado O que importa destacar é que essa tendência da etnologia clássica inscreve-se num projeto de reabilitação das formas de pensamento e expressão que não são as nossas. Mostra que, fora o saber científico (...), existem outras formas de conhecimento também autênticas. Laplantine, p. 114

14 Referências Esta apresentação, com circulação interna e para fins exclusivamente didáticos, foi elaborada a partir de seleção da seguinte fonte, a quem cabe todos os créditos pelas informações aqui veiculadas: Laplantine, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007.


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