Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuan Atilano Alterado mais de 9 anos atrás
1
Tecnologias de Informação e Comunicação Prof. Mateus Cozer 2012
2
Agenda Dados Informação Conhecimento Economia e mídia digital Sociedade em rede
3
A Tecnologia da Informação fornece ferramentas para: Capturar Armazenar Processar Transmitir Mostrar/Fornecer Dados, informações e conhecimento
4
O que é um Sistema de Informação? Sistemas de Informação são formados por TI, pessoas e procedimentos. Sistemas de Informação, espera-se, são projetados para alcançar metas individuais e da organização.
5
Por que as Organizações investem em SI? Aumentar a eficiência das operações dos negócios Aumentar a eficácia dos negócios Agregar valor aos produtos e serviços Tirar proveito dos produtos baseados na tecnologia da Informação.
6
Definição: Conjunto de componentes interrelacionados que recuperam, processam, armazenam e distribuem informação para suportar processos decisórios, coordenação e controle numa organização Sistemas de Informação Estratégico: auxilia a direção na análise e determinação das opções estratégicas da empresa, tais como informações estratégicas sobre produtos e serviços Gestão: auxilia no monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas dos gerentes, como por exemplo vendas por funcionário Operacional: auxiliam no controle das atividades elementares da organização, como vendas, recibos, fluxo de materiais,... Níveis dos Sistemas de Informação Informação Agregada
7
Globalização Administração e controle em um mercado globalizado Competição nos mercados mundiais Grupos de Trabalhos Globais Sistemas de distribuição Globalizados
8
Transformação da Economia Industrial Economias baseadas no conhecimento e na informação Produtividade - mudando definição/fatores Novos produtos e serviços - maior customização Inovação - tecnológica e não tecnológica Aumento das exigências dos consumidores
9
Transformação da Economia Industrial Menor ciclo de vida dos produtos Ambientes Turbulentos Base de conhecimento limitada dos empregados Mudança da distribuição de idade dos empregados
10
Aumento da necessidade de flexibilidade: Exemplos A companhia fornece serviços para computadores de diversos tipos e fabricantes Uma empresa de contabilidade fornece assistência tributária em diversos países A empresa pode fabricar produtos particularizados - “mass customization”
11
Por que aprender sobre TI/SI? A informação é o elemento essencial para a cadeia de suprimentos A TI é comparada à medula no corpo humano, qualquer distúrbio ou interrupção terá conseqüência sobre o que o cérebro deseja e o que o corpo executa
12
História do Software Primeiro Período Início 1950 até meados 1960 Orientação batch Distribuição limitada Software customizado Segundo Período Meados de 1960 ao início de 1970 Software em tempo real Multiusuário Banco de dados Produtos de software Surgimento da ES Surgimento das software houses Ampla distribuição Terceiro Período Início de 1970 ao final de 1980 Sistemas distribuídos Inteligência embutida Hardware de baixo custo Impacto de consumo Quarto Período A partir do final da década de 1980 Sistemas desktop poderosos Tecnologia orientada a objetos Sistemas especialistas Redes neurais artificiais Computação paralela
13
informação : uma pequena história...
14
história da informação dna
16
história da informação cérebros
17
história da informação ferramentas
19
história da informação texto
21
história da informação software
23
história da informação software dna cérebros ferramentas texto
24
o que é informação? três formas básicas de considerar informação: –em termos da mensagem (inerente) que carrega –em termos dos meios de produção, armazenamento, transmissão e recepção –como uma propriedade física (como massa e energia) inerente à matéria
25
informação-como-mensagem mensagem imaterial [sinal] de conteúdo reconhecível, que pode ser enviada entre transmissor e receptor –pirâmide de informação dados informação conhecimento sabedoria –dawkins: informação viva [meme] não só contém ordem; mantém e propaga
26
informação-como-meio ênfase no meio [sistema] que transporta a entre transmissor e receptor –teoria da informação [shannon, wiener] wiener : Just as the amount of information in a system is a measure of its degree of organization, so the entropy of a system is a measure of its degree of disorganization ; and the one is simply the negative of the other. –sociologia: mcluhan : o meio é a mensagem –informação organização ordem estrutura
27
informação-como-muito-mais informação como grandeza física –matéria, energia {codificadores, transmissores} –tom stonier: Information exists. It does not need to be perceived to exist. It does not need to be understood to exist. It requires no intelligence to interpret it. It does not have to have meaning to exist. It exists. –edward fredkin:...at the most basic level of complexity, an information process runs what we think of as physics. At the much higher level of complexity, life, DNA—you know, the biochemical functions—are controlled by a digital information process. Then, at another level, our thought processes are basically information processing.
28
Informação Comunicação, computação e controle Gregory Bateson –Informação é a diferença que faz diferença. "Os ganhos de produtividade são, largamente, o resultado da combinação de desenvolvimento tecnológico e novas e mais inteligentes formas de trabalhar… tecnologia e inovação, juntas, são a razão do aumento da performance econômica de muitos países… a relação entre ciência, tecnologia e performance econômica mudou no correr da década passada…e a inovação, agora, é essencial para o sucesso das empresas e, em última análise, para o crescimento econômico… e as tecnologias da informação e comunicação têm importante papel econômico ao facilitar a inovação.“ –Silvio Meira NO. / Silvio Lemos Meira – Recife, Pernambuco, 2004. –http://it.wikipedia.org/wiki/Gregory_Bat eson
29
Informação dados formatar, filtrar, sumarizar informação interpretar, decidir, agir conhecimento acumular conhecimento resultados
30
Conhecimento Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Davenport & Prusak
31
Gestão do Conhecimento: Nonaka e Takeuchi
33
Engenharia de Sistemas Início Desenvolvimento Implementação Operação e manutenção O que, como Software + procedimentos SI operante
34
virtual network A virtual network is a collection of compatible goods that share a common technical platform. For example, all VHS video players make up a virtual network. Similarly, all computers running Windows 95 can be thought of as a virtual network.
35
An Internet Timeline http://www.computerhistory.org/internet_history /
36
The Digital World traceroute.org: Watch the packets make their hops.traceroute.org Intel's architecture details: A geeky look at where that computing power comes from.Intel's architecture details: Second Life Another world, in digital..Second Life
37
A Brief History of the Internet Barry M. Leiner, Vinton G. Cerf, David D. Clark, Robert E. Kahn, Leonard Kleinrock, Daniel C. Lynch, Jon Postel, Larry G. Roberts, Stephen WolffBarry M. LeinerVinton G. CerfDavid D. Clark Robert E. KahnLeonard KleinrockDaniel C. Lynch Jon PostelLarry G. RobertsStephen Wolff The Internet has revolutionized the computer and communications world like nothing before. The invention of the telegraph, telephone, radio, and computer set the stage for this unprecedented integration of capabilities. The Internet is at once a world-wide broadcasting capability, a mechanism for information dissemination, and a medium for collaboration and interaction between individuals and their computers without regard for geographic location. http://www.isoc.org/internet/history/brief.shtml
38
Origins of the Internet The first recorded description of the social interactions that could be enabled through networking was a series of memos written by J.C.R. Licklider of MIT in August 1962 discussing his "Galactic Network" concept. He envisioned a globally interconnected set of computers through which everyone could quickly access data and programs from any site. In spirit, the concept was very much like the Internet of today. Licklider was the first head of the computer research program at DARPA, 4 starting in October 1962. While at DARPA he convinced his successors at DARPA, Ivan Sutherland, Bob Taylor, and MIT researcher Lawrence G. Roberts, of the importance of this networking concept.series of memos4 Leonard Kleinrock at MIT published the first paper on packet switching theory in July 1961 and the first book on the subject in 1964.first paper on packet switching theoryfirst book on the subject
39
W3C - The World Wide Web Consortium
40
Internet Ela é uma forma de comunicação rápida que permite o transporte de grandes quantidades de informação, com completa liberdade quanto ao tipo e formato, nos dois sentidos, entre pessoas individuais a partir de muitos locais, como, por exemplo, suas residências ou locais de trabalho.
41
Internet Isto não só permite que uma determinada pessoa ou organização se comunique com um número grande de outras pessoas, como no caso da televisão tradicional, como também permite que a comunicação possa ser feita simultaneamente nos dois sentidos, em modo ``full duplex'', permitindo uma completa interatividade entre os participantes. Basicamente, pode-se ter a interatividade de uma ligação telefônica com a capacidade de transmitir informação de um canal de televisão.
46
fetichizacao da tecnologia
47
Web 2.0
52
Bens Informacionais Serviços web e e-mail. Esther Dyson –WPP, Flickr, del.icio.usFlickrdel.icio.us –http://en.wikipedia.org/wi ki/Esther_Dyson Mercados e processamento de informação –http://www.gensollen.net/
53
network industry The crucial defining feature of a network industry is the existence of network effects. An market has network effects when, everything else being equal, the willingness to pay of a consumer increases with the number of units sold or expected to be sold. In the presence of full compatibility, each firm is able to reap the network effects from the whole industry. In the absence of full compatibility, a firm is able to reap the network effects from a set of firms which are compatible with it, which may even consist of only itself. Network industries are a large part of the world economy. A key network industry is telecommunications, providing voice and data services, including the Internet and the world wide web. Another key network industry is computer software and hardware.
56
http://www.youthmedia.com/pdf/ai.pdf
58
Fractal Markets: The n th Device The Example of Telephones Security System PDA Kitchen Phone Office Phone Bedroom Phone Car Phone Cordless Phone Broadband Line Cell Phone Intercom Baby cam Email Device Game Phone Speaker Phone Fax Emergency Phone WiFi Phone VOIP Phone Video Phone
60
Demografia: mudança no formato dos empregos Economia: necessidade de inovação e espírito empreendedor Tecnologia da informação: processos decisórios estrutura gerencial modo de trabalhar De organização comando-e-controle para baseada em informação
61
Geração Google
62
Criatividade http://blog.ted.com/20 07/11/06/larry_lessighttp://blog.ted.com/20 07/11/06/larry_lessig
63
Twitter
64
Comércio Eletrônico
65
Mobile
66
From Edison to Google A computing plant would turn computing into a cheap, universal commodity. Nicholas Carr
67
Mr. Gates
68
X Inclusão digital
69
novas tecnologias de informação e comunicação "ciberpolítica", ou seja, os impactos das novas tecnologias sobre os sistemas políticos, abrangendo desde as instituições tradicionais de tais sistemas, até a criação de novos espaços de deliberação e participação propiciados pelo emprego destas mesmas NTICs na esfera pública; "ciberativismo", ou seja, o emprego das novas tecnologias de comunicação para promover novas modalidades de ação coletiva e ampliação da cidadania; ) "cibercultura", isto é, trabalhos que investigam como as NTICs estão propiciando a emergência de formas de identidades coletivas e processos de criação simbólica que integram os diversos atores sociais em novos universos de referência cultural.
70
um mercado está sujeito à maldição de zucker quando é possível promover novos níveis de virtualização graças a [novos] usos de [novas]tecnologias, métodos e processos digitais e de conectividade; quando há problemas de acesso e entrega [de produtos e serviços] que podem ser resolvidos em rede; quando é possível agregar mais informação e sua disseminação a produtos e serviços, criando as bases para que o ciclo SFO [S para "search", buscar; F para "find", encontrar e O para "obtain", obter] funcione em rede; onde é possível digitalizar o mercado em rede, no todo ou parte, para que novos valores sejam gerados, transformados, agregados e capturados por produtores, intermediários e consumidores [estas são situações onde é possível, em rede, alterar ou influir no DNA do valor]; onde é possível redefinir o mercado em termos de redes e seus efeitos, reposicionando agentes nas cadeias de valor, de tal forma que a conectividade resultante promova muitos níveis de interação entre consumidores [fluxos P2P], facilitando transações diretas e criando comunidades capazes de [em tese] promover acesso universal aos produtos e serviços do mercado em consideração. http://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Zucker
71
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS 5 ª edição SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS Laudon, Kenneth C. e Laudon, Jane P.
72
Bibliografia Cap. 1 - Desafios Relacionados a Sistemas para Profissionais de Negócio, p. 11-50. Alter, Steven. Information systems : a management perspective. 2ª ed. The Benjamin/ Cummings Publishing Company, Inc. 1996. Laudon e Laudon. Cap. 1. Simon (1997) Davenport, T. Conhecimento Organizacional.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.