A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa. Março 2010

2 Desafio: cada um escolhe o seu...

3 Empreendedorismo Qual é a sua opinião: Um empreendedor já nasce feito?
Um empreendedor desenvolve atitudes, comportamentos e habilidades?

4 Empreendedorismo 3 perspectivas: Econômica: Joseph Schumpeter
Psicológica: David McClelland Gestão: Peter Drucker

5 O empreendedor é o agente da inovação e da destruição criativa
O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa. É o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros. Joseph Schumpeter ( )

6 Um executivo pode ser um empreendedor
Empreendedor é aquele que exerce controle sobre a produção não somente para seu consumo pessoal. De acordo com minha definição, por exemplo, um executivo de uma empresa de aço na União Soviética é um empreendedor. David McClelland

7 Nem ciência, nem arte Empreendedorismo não é ciência nem arte.
É uma prática. Peter Drucker

8 O empreendedor desenvolve e realiza visões
“Um empreendedor é uma pessoa imaginativa, capaz de fixar alvos e objetivos, faz coisas novas ou desenvolve maneiras novas e diferentes de fazer as coisas que já vinha fazendo. O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões.” Filion

9 Comportamento Empreendedor
Características do Comportamento Empreendedor Busca de Oportunidades e Iniciativa Persistência Comprometimento Exigência de Qualidade e Eficiência Correr Riscos Calculados Busca de Oportunidades e Iniciativa: Faz a coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias Atua para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, local de trabalho ou assistência 2. Persistência Age diante de um obstáculo significativo Atua repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar desafios ou superar obstáculo Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa 3. Comprometimento Atribui a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos ou fracassos Esmera-se em manter satisfeitos seus clientes, colocando a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo 4. Exigência de Qualidade e Eficiência Encontra maneira de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda padrões de qualidade 5. Correr Riscos Calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados 6. Estabelecimento de Metas Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal Tem visão de longo prazo, clara e específica Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis 7. Busca de Informações Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores, e concorrentes Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões 9. Persuasão e Rede de Contatos: Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seu próprios objetivos Age para desenvolver e manter relações comerciais 10. Independência e Confiança: Busca autonomia em relação a normas e controles de outros; Mantém seu ponto de vista,mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou enfrentar um desafio.

10 Comportamento Empreendedor
Características do Comportamento Empreendedor Estabelecimento de Metas Busca de Informações Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Persuasão e Rede de Contatos Independência e Auto-confiança Busca de Oportunidades e Iniciativa: Faz a coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias Atua para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, local de trabalho ou assistência 2. Persistência Age diante de um obstáculo significativo Atua repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar desafios ou superar obstáculo Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa 3. Comprometimento Atribui a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos ou fracassos Esmera-se em manter satisfeitos seus clientes, colocando a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo 4. Exigência de Qualidade e Eficiência Encontra maneira de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda padrões de qualidade 5. Correr Riscos Calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados 6. Estabelecimento de Metas Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal Tem visão de longo prazo, clara e específica Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis 7. Busca de Informações Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores, e concorrentes Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões 9. Persuasão e Rede de Contatos: Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seu próprios objetivos Age para desenvolver e manter relações comerciais 10. Independência e Confiança: Busca autonomia em relação a normas e controles de outros; Mantém seu ponto de vista,mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou enfrentar um desafio.

11 desenvolvimento que precisamos
Um mapa sobre o desenvolvimento que precisamos Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

12 Desenvolvimento Sustentável
Empreendedorismo é a solução? A idéia é discorrer sobre o empreendorismo como uma parte da solução. Não se pretende que o empreendedorismo seja uma panacéia que tudo resolve. Existirão sempre outros fatores, tais como: as políticas econômicas, a conjuntura brasileira, a conjuntura mundial etc. As possibilidades, limites e desafios também devem ser compreendidas considerando-se os fatores mencionados anteriormente que limitam e impõem desafios.

13 Uma constatação A dinâmica econômica no mundo apresenta sensíveis alterações, nas ultimas décadas, que estão provocando fortes impactos em todo o planeta.

14 Velocidade, Complexidade e Incerteza
O mundo em mudança Velocidade, Complexidade e Incerteza Palavras que resumem o mundo de hoje Necessidade de uma percepção acurada Estar ligado Informação O 11 de Setembro: conseqüências. Negócios falidas, vidas perdidas, famílias destruídas. Fronteiras políticas e geográficas fechadas. O paradoxo do mundo conectado, globalizado, e ao mesmo fechado pelo medo. Disputas de raças, credos, orientações políticas e disputas culturais/econômicas. Assistimos tudo na velocidade da luz. Em tempo real.

15 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado
O que chegou: MICROONDAS - CELULAR – DVD CÂMARA DIGITAL – TV A CABO – INTERNET O que se foi: FAX – TELEX – PAGER - VIDEO CASSETE -TOCA FITAS

16 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

17 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

18 O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

19 A vida, a sociedade e a economia estão mais complexas
Economia globalizada Sociedade baseada em novos saberes Mudança cultural Avanços na medicina 1- Padaria MT 2- Saberes: conhecer, fazer, ser, conviver 3- Mudança cultural: novas formas de ver as coisas O que é importante (escala de valores) Relacionamento entre pessoas O que é permitido e aceito Mudança da noção de tempo (dia,noite, feriado) AVANÇOS NA MEDICINA 1953 – estrutura do DNA 1954 – primeiro transplante humano bem sucedido (rim) 1978 – nascimento do primeiro bebê de proveta 1984 – patenteamento de células humanas 1991 – patenteamento de células-tronco 1996 – clonagem de mamífero (Dolly) ... Quando os limites técnicos da ciência viram-se praticamente superados, e a ciência tornou-se um fim em si própria, provendo ferramentas para a concepção de algo ainda impensado. Isso tudo gerou um novo campo de discussão e de conhecimento, que é a Bioética, em que se discute os limites de manipulação da vida. Cirurgia médica via Internet.

20 Vivemos numa era de incerteza
Abundância versus escassez Crescimento econômico versus inclusão social Global versus local Conexão versus isolamento humano Guerra versus paz Os paradoxos da sociedade moderna. Na questão da abundância, por exemplo, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo.

21 Certeza 1 CRESCIMENTO E ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO VAI GERAR NOVAS OPORTUNIDADES ♣ A população cresce e aumenta o mercado. ♣ As pessoas vivem cada vez mais. ♣ Oportunidades novas surgem.

22 ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE
Certeza 2 ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE ♣ Praticamente todas as crianças estão na escola. ♣ Um pequeno percentual está na universidade. ♣ As pessoas estão estudando cada vez mais. ♣ Os consumidores ficam mais exigentes.

23 MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER
Certeza 3 MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER ♣ As mulheres são mais habilidosas com os seres humanos (gostam mais de gente) . ♣ As mulheres administram melhor os conflitos. ♣ As mulheres consolidam sua presença em todas as profissões. ♣ As mulheres administram melhor a escassez .

24 USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES
Certeza 4 USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES ♣ Inovações de caráter tecnológico. ♣ Inovações não intensivas em tecnologia. ♣ Inovação percebida como conceito pragmático e acessível. ♣ ‘’Deselitização’’ da inovação. ♣ Massificação da inovação.

25 Certeza 5 GLOBALIZAÇÃO ♣ O mundo é plano.
♣ A composição de produtos e serviços serão de multi-nacionalidades. ♣ A pequena empresa exporta pouco no Brasil, porém participa intensamente na composição de produtos de exportação. ♣ As pessoas estão se globalizando. A formação será, cada vez mais, internacionalizada.

26 Certeza 6 ATUAÇÃO ASSOCIADA
♣ Ações conjuntas como fenômenos de competitividade. “Cooperar para competir”. ♣ A força da pequena empresa através da soma de competências. ♣ Líder é aquele que tem infinitas necessidades dos outros.

27 Certeza 7 CONFLUÊNCIA DO ÓCIO COM O NEGÓCIO
♣ Uma maior valorização da qualidade de vida. ♣ Empreender e desfrutar dos resultados. ♣ Cada vez mais as pessoas passarão a fazer aquilo que gostam. Associação de prazer e trabalho. ♣ Com mais prazer naquilo que fazem, as pessoas serão mais produtivas.

28 Certeza 8 PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE ♣SOCIAL
Comprometa-se com o bem comum, promova sua comunidade. ♣ECONÔMICA Valorize empregados e colaboradores, envolva fornecedores, proteja clientes e consumidores. ♣ AMBIENTAL – valorização da Economia Verde.

29 Negócios sustentáveis

30 Negócios sustentáveis

31 Negócios sustentáveis

32 Certeza 9 CONEXÃO PLENA COM O MUNDO VIRTUAL
♣ O mundo à beira de um teclado. ♣ A velocidade do virtual trazendo competitividade. ♣ A memória virtual será o grande armazém do futuro. ♣ Haverá uma segunda vida, que será virtual (já vivemos intensamente este fenômeno)

33 Certeza 10 VALORIZAÇÃO DO DESIGN ´´ É onde você fica com o pé em dois mundos - o mundo da tecnologia e o mundo das pessoas e propósitos humanos’’ Mitchell Kapor

34 Certeza 11 AUMENTO DA RENDA
♣ Em dois anos, 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza e emergiram para classe C. ♣ Com 86 milhões de brasileiros, a classe C torna-se a maior do país. ♣ 7 em cada 10 cartões de crédito emitidos são para consumidores da classe C.

35 Certeza 12 INTERIORIZAÇÃO
♣ Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida será parte das prioridades do empreendedor do século XXI. ♣ Estar em equilíbrio. ♣ Balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.

36 O processo de desenvolvimento econômico requer
geração de emprego e renda para a população Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

37 A existência de empreendedores é condição
essencial para a geração de emprego e renda Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

38 O desenvolvimento da humanidade é o testemunho da ação
de uma infinidade de empreendedores Henry Ford Leonardo Da Vinci Juscelino Kubitschek Empreendedorismo é a solução? A idéia é discorrer sobre o empreendorismo como uma parte da solução. Não se pretende que o empreendedorismo seja uma panacéia que tudo resolve. Existirão sempre outros fatores, tais como: as políticas econômicas, a conjuntura brasileira, a conjuntura mundial etc. As possibilidades, limites e desafios também devem ser compreendidas considerando-se os fatores mencionados anteriormente que limitam e impõem desafios. Giorgio Armani Santos Dumont Bill Gates

39 “O principal recurso usado pelo empreendedor é ele mesmo.”
Shapiro

40 Ricardo Albert Garcia [ricardogarciabr@hotmail.com]
Obrigado ! Ricardo Albert Garcia Empreendedorismo é a solução? A idéia é discorrer sobre o empreendorismo como uma parte da solução. Não se pretende que o empreendedorismo seja uma panacéia que tudo resolve. Existirão sempre outros fatores, tais como: as políticas econômicas, a conjuntura brasileira, a conjuntura mundial etc. As possibilidades, limites e desafios também devem ser compreendidas considerando-se os fatores mencionados anteriormente que limitam e impõem desafios.


Carregar ppt "A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google