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Redução do Enxofre no Diesel Secretaria de Estado do Meio Ambiente Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB Eng. Olimpio de Melo Álvares.

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1 Redução do Enxofre no Diesel Secretaria de Estado do Meio Ambiente Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB Eng. Olimpio de Melo Álvares Jr.

2 POR QUE RECEBER UM DIESEL COM TEOR DE ENXOFRE REDUZIDO?

3 Os níveis de concentração de partículas em certas áreas urbanas ultrapassam os PQAs e causam danos à saúde e ao M.A. na região e em pontos localizados; A frota motorizada a diesel constitui relevante fonte de poluição atmosférica nas principais áreas urbanas, especialmente de material particulado; Para atendimento aos padrões regulamentados (cada vez mais restritivos) de emissão de partículas para os veículos em circulação - não apenas nos ensaios de pesquisa e certificação de protótipo;

4 O alto teor de enxofre inviabiliza o atendimento desses padrões reduzidos de emissão e danifica o motor e seus componentes, degradando as emissões; Os veículos a diesel contribuem com cerca de 30% das partículas inaláveis na RMSP; A Organização Mundial da Saúde recomenda que se reduza sempre, ao máximo possível, qualquer emissão de partículas;

5 Na RMSP, observou-se em recente estudo do Centro de Vigilância Epidemiológica, um aumento de cerca de 10% nas internações entre crianças e de 8% das mortes entre idosos, devido aos altos níveis de concentração de partículas inaláveis (PM10); Globalização da cidadania: tendências de harmonização internacional de especificação de combustíveis e harmonização com os programas existentes de controle de emissões veiculares.

6 Concentrações locais de material particulado medidas em série histórica com critérios consolidados de representatividade; Calendário do PROCONVE diesel; Frota motorizada registrada e modal de distribuição da frota por categoria de veículos; Parâmetros preliminares de interesse para as discussões sobre a escolha das áreas prioritárias para recebimento de diesel com teor de enxofre reduzido

7 Concentração de quilometragem rodada das sub-frotas - quilometragem real média total da frota observada, por unidade de área, por categoria de veículo, na região de interesse; Condições de dispersão: relevo / clima / regime de ventos / precipitações / inversões térmicas; Proximidade dos distribuidores (relação custo/benefício); Inventário de fontes estacionárias, incluindo queimadas.

8 QUALIDADE DO AR

9 Modelo Receptor MP 10 (Partículas Inaláveis)

10 Fumaça - Médias aritméticas anuais 1999 Rede Interior (µg/m³)

11 Fumaça- Interior Cidades com valores máximos

12 Fumaça - Evolução das concentrações na RMSP (µg/m³)

13 Inventário das fontes de contaminação do ar 1999


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