A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hulha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hulha."— Transcrição da apresentação:

1 Hulha

2 Conceito A hulha é um carvão mineral formado a partir da fossilização da madeira das árvores . O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando contribuíram para que esse material se transforma-se em uma massa negra homogênea formando assim as jazidas de carvão mineral. Dependendo do tempo decorrido neste processo o carvão divide-se em: - do tipo turfa com aprox. 60% de carbono. - do tipo linhito com aprox. 70% de carbono. - do tipo hulha com aprox. 80 a 85% de carbono. - do tipo antracito com aprox. 90% de carbono.

3

4 História da hulha Durante o século XIX quando ocorria a revolução industrial a hulha foi a mola propulsora na indústria, sendo substituída depois pelo petróleo. A Hulha no Brasil: As reservas brasileiras ocupam o 10º lugar no ranking mundial, mas totalizam sete bilhões de toneladas.

5 Extração A céu aberto Subterrânea
A céu aberto quando as minas se encontram próximas da superfície é menos dispendiosa , embora em termos paisagísticos e ambientais seja mais nociva. Subterrânea A extração do carvão é feita em galerias dispostos horizontalmente, que também servem como vias de transporte.

6 Transporte Atividade complexa e dispendiosa
Uma tonelada custa U$$ 61,00 O frete chega a custar U$$ 49,00

7 Como transportar?

8 Pirólise Fração gasosa Fração sólida
É a destilação da hulha feita sob aquecimento de,aproximadamente,1000°C.Obtém-se quatro frações: Fração gasosa Fração sólida Fração líquida clara ou águas amoniacais Fração líquida escura ou alcatrão da hulha. Óleo leve Benzeno Tolueno

9 Óleo médio xilenos Fenol Naftaleno
Óleos pesados Óleo verde ou antraceno Antraceno Fenantreno

10 Gaseificação Gaseificador
A gaseificação é praticada desde a primeira metade do século XIX e tem a finalidade de converter o carvão mineral em combustível sintético de aplicação direta na produção de energia. Gaseificador

11 Liquefação do carvão Visa em transformar o carvão, que é encontrado em estado sólido na natureza, em combustível liquido.

12 Alcatrão de hulha Definição:
É um líquido escuro e viscoso. Constituído essencialmente de hidrocarbonetos aromáticos. Trata-se da mais importante fonte natural de compostos aromáticos de grande importância para a indústria De uma tonelada de hulha pode ser obtido em torno de 30 a 50 kg de alcatrão.

13 Processo de Fabricação
O produto é obtido pelo processo de coqueificação ou pirólise do carvão em coquerias, geralmente instaladas em indústrias siderúrgicas.

14 Usos Por se tratar de uma mistura complexa de hidrocarbonetos, o alcatrão é separado em suas frações, o que lhe permite fornecer matéria-prima para inúmeros produtos químicos. tais como desinfetantes, impermeabilizantes, farmacêuticos, plásticos,entre outros. Bio-óleo obtido através do processo de pirólise.

15 Psoríase Medicação à base de alcatrão de hulha
Medicações a base de alcatrão de hulha também é usado para a cura da psoríase.

16 HULHA→CARVÃO → • 80% CARBONO MINERAL
OXIGÊNIO NITROGÊNIO ASSOCIADOS A ELEMENTOS ROCHOSOS (ARENITO,SILTITO,ENTRE OUTROS) MINERAIS(PIRITA) →BAIXO TEOR → MAIOR PODER CALORÍFICO(KCAL/KG) DE IMPUREZA

17 Processo de produção de energia elétrica a partir do carvão mineral

18 APLICAÇÕES USINAS TERMOELÉTRICAS ALTOS-FORNOS SIDERÚRGICOS

19 Impactos ambientais Usinas termelétricas a carvão, como essa da Alemanha, são as principais fontes de emissões de gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.

20 Principal causador do efeito estufa: Gás Carbônico

21 Modificação de Habitat e Meio Ambiente


Carregar ppt "Hulha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google