A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Engenharia Elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Engenharia Elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Engenharia Elétrica
Instalações Elétricas

2 Instalações Elétricas
Projetar uma instalação consiste em: Quantificar, classificar e alocar os pontos de consumo de energia; Dimensionar e definir os condutores e os condutos; Definir, alocar e dimensionar os sistemas de proteção, de comando e de medição.

3 Instalações Elétricas
Objetivos da instalação: “Garantir a transferência de energia elétrica desde uma fonte, em geral a concessionária, até o consumidor, de maneira eficaz e segura”.

4 Definições

5 Definições

6 Componentes de um projeto elétrico
Um projeto elétrico consiste de documentos e desenhos, devendo possuir: ART Carta de aprovação da concessionária Memorial descritivo Memória de cálculo Cálculo da demanda Dimensionamento dos condutores Dimensionamento dos condutos Dimensionamento da proteção

7 Componentes de um projeto elétrico
Plantas Plantas de situação Plantas dos pavimentos Esquemas verticais Antena coletiva Porteiro eletrônico Alarmes, iluminação de emergência ... Quadros Quadro de distribuição Diagramas multi-unifilares

8 Componentes de um projeto elétrico
Detalhes gerais Pára-raios, aterramento ... Convenções Especificações Lista de materiais

9 Normatização Simbologia

10 Normas e recomendações
Um projeto de instalações elétricas deve observar as seguintes normas:

11 Normas e recomendações Locais
O projeto elétrico deve atentar para as normas da concessionária local onde será executada a obra. No Paraná têm-se as normas da COPEL: NTC – Fornecimento em tensão secundária de distribuição NTC – Atendimento a Edifícios de Uso Coletivo

12 Normas e recomendações Gerais
O projetista deve estar atento também a normas técnicas nacionais que se apliquem a itens específicos de cada projeto. Deve também inteirar-se das normas do corpo de bombeiro visando a segurança e o combate a incêndio.

13 Critérios a serem observados no projeto elétrico
Acessibilidade Pontos de utilização, manobra e proteção devem estar perfeitamente acessíveis. Flexibilidade e reserva de carga Permite acréscimo de cargas futuras e alterações na carga existente. Confiabilidade Atendimento das normas garantindo a integridade dos equipamentos e usuários.

14 Etapas na Elaboração de um Projeto
Informações preliminares Planta de situação Projeto arquitetônico Projetos complementares: estrutural, sanitários, combate a incêndio ... Informações obtidas com o cliente: disposição da iluminação, cargas atuais, cargas futuras, materiais desejados ...

15 Etapas na Elaboração de um Projeto
Quantificação do sistema (Dados do cliente e NBR-5410/90: Previsão de tomadas Previsão da iluminação Motores Cargas especiais: motores de elevadores, bombas d’água ...

16 Etapas na Elaboração de um Projeto
Determinação do padrão de atendimento (carga e as normas da concessionária local) Determinação da demanda e da categoria de atendimento do consumidor. Classificação da entrada de serviço.

17 Etapas na Elaboração de um Projeto
Plantas Desenhos dos pontos de utilização Distribuição dos QL e QF Divisão das cargas Desenho das tubulações Traçado da fiação dos circuitos terminais Localização do quadro geral, medição, ponto de entrega e seccionadora. Traçado dos alimentadores e suas tubulações.

18 Etapas na Elaboração de um Projeto
Dimensionamentos (carga e normas) Dimensionamento dos condutores Dimensionamento das tubulações Dimensionamento da proteção Dimensionamento dos quadros.

19 Etapas na Elaboração de um Projeto
Quadros de distribuição (Tabelas de carga) e diagramas Quadros de distribuição de cargas Diagramas unifilares dos QLs Diagramas de força e quadros de comando Diagrama unifilar geral.

20 Etapas na Elaboração de um Projeto
Memorial descritivo Dados básicos de identificação do projeto Dados quantitativos do projeto Descrição geral do projeto Documentação do projeto

21 Etapas na Elaboração de um Projeto
Memorial de cálculo Cálculo das previsões de carga Determinação da demanda provável Dimensionamento dos condutores Dimensionamento dos eletrodutos Dimensionamento da proteção.

22 Etapas na Elaboração de um Projeto
Elaboração da lista de materiais. ART – Junto ao CREA local. Análise da concessionária.

23 Fluxograma do Projeto


Carregar ppt "Departamento de Engenharia Elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google