A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Engenharia Elétrica Eletrotécnica para Engenharia de Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Engenharia Elétrica Eletrotécnica para Engenharia de Produção."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Engenharia Elétrica Eletrotécnica para Engenharia de Produção

2 Plano de Ensino TE160 Eletrotécnica Professor: Jean Vianei Leite Carga Horária: 60 H (4 H semanais) Aulas expositivas: teoria em sala de aula Avaliação: Média aritmética de 2 notas 2 avaliações

3 Objetivos da Disciplina Introduzir os conceitos fundamentais de eletrotécnica. Familiarizar o aluno com a modelagem e análise de sistemas elétricos. Introduzir noções de segurança em instalações elétricas.

4 Ementa 1. Corrente alternada 2. Circuitos monofásicos e trifásicos 3. Materiais elétricos de baixa tensão 4. Dimensionamento e Proteção de Circuitos Elétricos 5. Instalações Elétricas 6. Noções sobre Motores e Transformadores Elétricos 7. Correção de Fator de Potência 8. Aplicações Industriais de Energia Elétrica.

5 Bibliografia BASE: Notas de aula HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 4.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, CAVALIN, G. e CERVELIN, S. Instalações elétricas prediais. Érica, MENEZES, Amaury Alves. Eletrotécnica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

6 Avaliação Duas provas teóricas, englobando os conteúdos expostos em sala de aula: P1 – 27 de Abril de 2010 P2 – 22 de Junho de 2010

7 Introdução O universo conhecido é composto de dois elementos básicos: Matéria e Energia A matéria é observável através das suas propriedades. O que é a energia???

8 Introdução Definição de energia: Tudo aquilo que é capaz de produzir trabalho. Toda forma de energia produz trabalho???

9 Introdução A energia se manifesta de variadas formas: Mecânica: potencial, cinética Química Nuclear Luminosa Térmica Eletromagnética Nem toda forma de energia produz trabalho.

10 Introdução Como compreender a energia? Percepção. Assim a compreensão do conceito da energia não vem da sua definição, mas da percepção da sua presença nos processos de transformação observáveis.

11 Conservação de Energia A energia não pode ser criada nem destruída. Se um processo necessita de energia, esta deve ser obtida através da transformação de outra forma de energia já existente.

12 Fontes de Energia São os materiais ou fenômenos de onde podemos obter/transformar a energia: Petróleo Carvão mineral e vegetal Madeira Álcool Vento Cursos dágua Urânio Gás natural

13 Fontes de Energia Praticamente toda a energia utilizada pela nossa civilização provém do SOL.

14 Energia Elétrica Geração de Energia: Usinas térmicas Hidroelétricas Nucleares Eólicas


Carregar ppt "Departamento de Engenharia Elétrica Eletrotécnica para Engenharia de Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google