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FASE 3: Apresentação do Projeto FazGame Desenvolvimento de uma nova arquitetura para construção de games educacionais Carla Zeltzer

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Apresentação em tema: "FASE 3: Apresentação do Projeto FazGame Desenvolvimento de uma nova arquitetura para construção de games educacionais Carla Zeltzer"— Transcrição da apresentação:

1 FASE 3: Apresentação do Projeto FazGame Desenvolvimento de uma nova arquitetura para construção de games educacionais Carla Zeltzer carlaz@zeltzer.com.br 20/06/2013 criação coletiva colaboração publicação de games educacionais

2 Eu empreendedor 20 anos de experiência em Tecnologia de Informação e Negócios Há 7 anos sou empreendedora da Escola de Empreendedorismo Zeltzer Empreendo o FazGame desde 2012, qualificado no auxílio ADT1 da FAPERJ, cujo piloto será realizado em 2013 em parceria com o UFF Media Lab e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em processo de captação de R$ 200.000 para desenvolver a 1ª versão para comercialização.

3 Oportunidade A necessidade de evolução do ambiente educacional favorece a inserção de ferramentas tecnológicas que propiciem geração de conhecimento coletivo envolvendo alunos, professores e outros. Pesquisa TIC Informação 2011, conduzida pelo CETIC.br (http://www.cetic.br/educacao)http://www.cetic.br/educacao AMBIENTE PROPÍCIO PARA TECONOLOGIA + EDUCAÇÃO: Investidores Secretarias de Educação Sociedade Pesquisadores

4 Solução O FAZGAME utiliza as NTIC´s para solucionar um dos principais desafios educacionais dos nossos tempos: captar e reter a motivação e o interesse dos alunos para o aprendizado. Tecnologia EducaçãoEntretenimento Nosso objetivo é a colaboração entre professores e alunos para produzir games educacionais que serão inseridos como ferramentas escaláveis e disparadoras do aprendizado. Engines de games (core de funcionalidades básicas) FazGame – engine para construção de games educacionais no formato de missões Portal FazGame – construção e acesso aos games produzidos

5 Impacto Social FAZGAME Acesso a bens e serviços de qualidade Melhoria da qualidade da Educação em escala Aumento do capital social e construção da cidadania Redução da Vulnerabilidade Social

6 Mercado Professores = 1.150.000 Alunos = 18.800.000 Escolas Públicas Brasil – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio * Valores aproximados, Fontes: Censo Escolar 2012 INEP (alunos), Censo Mec 2007 (professores) * EF II – Ensino Fundamental II, EM – Ensino Médio Temos como meta, no período de 3 anos, atingir 2% do total de alunos usando o FazGame. O modelo de entrega do FazGame será através da internet, permitindo o alcance inicial para todo o Brasil. AnoProfessoresAlunos 20144.00019.000 201538.000188.000 201675.000375.000 Meta de mercado

7 Cliente Quem usa Professores e alunos do Ensino Básico e Médio Quem paga Empresas, instituições e pessoas interessadas na melhoria da Educação Empresas investindo em Educação, como Natura, Telefônica, Intel Pessoas investindo em Educação através de ONG´s e Crowdfunding Professores ainda pensam nas TIC´s como preparação para uso de internet e computador Alunos muito mais familiarizados com TIC´s do que professores

8 Modelo de Negócio Existem poucas engines de games voltadas para geração de games point and click no formato de missões. As engines de games existentes não permitem criar um ambiente integrado de conteúdos. Blender Concorrência GameMaker Unity Vantagem competitiva: Colaboração entre professores e alunos Interface simples, não requer conhecimento de programação Funções específicas para inserção de conteúdos educacionais

9 Modelo de Negócio * Licença mensal por professor FazGameValor Licença de uso mensal do Produto BásicoR$ 50 Licença de uso mensal de bibliotecas adicionais (novas funcionalidades, objetos gráficos) R$ 10 por cada biblioteca Valor anual total de quotas de patrocínioR$ 0,50 * quantidade de acessos ano

10 Planejamento Financeiro e de Execução Planejamento Financeiro201420152016 Receita Total R$ 320.000R$ 3.400.000R$ 6.150.000 Impostos (17%) R$ 54.400R$ 578.000R$ 1.045.500 Receita Líquida R$ 265.600R$ 2.822.000R$ 5.104.500 Custos R$ 150.000R$ 625.000R$ 1.500.000 Lucro Bruto R$ 115.600R$ 2.197.000R$ 3.604.500 Despesas R$ 75.000R$ 220.000R$ 400.000 Lucro Líquido R$ 40.600R$ 1.977.000R$ 3.204.500 Piloto Investimento: R$ 30.000 Realização: julho a outubro/13 Desenvolvimento Core Ferramenta e Piloto Secretaria Municipal de Educação do RJ (Auxílio ADT1 Faperj) Desenvolvimento Investimento: R$ 200.000 Realização: setembro/13 a fevereiro/14 Desenvolvimento da versão comercial: objetos gráficos, templates de games, tutoriais, portal FazGame. Lançamento Investimento: R$ 90.000 Realização: março a junho/14 Projeto de lançamento com 200 professores. Criação de 200 games publicados no portal FazGame. Payback = 24 meses Modelo de recompensas Acesso ao portal para publicar e jogar games AnoQuantidade de games publicados Acesso ao portal 20144.000 470.000 201538.0004.150.000 201675.0007.150.000 Payback = 24 meses

11 Anexo http://www.screencast.com/t/PG01mcUat54d Exemplo de game point and click no formato de missões Game Aventura Empreendedora Escola de Empreendedorismo Zeltzer


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