A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPERDOTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPERDOTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 SUPERDOTAÇÃO

2 Antecedentes Históricos
Platão interessava-se por descobrir jovens mais capazes F. Galton (1896) pesquisas genéticas e estatísticas : concluiu que os elementos principais contribuíram para a realização eram “capacidade, o zelo e a disposição para o trabalho” Acreditava que cada um desses fatores eram em parte, resultante da hereditariedade, mas o fato mais importante era o “dom da capacidade elevada”

3 Antecedentes Históricos
Reconheceu dois tipos de capacidade : “capacidade geral” = fundamental para todos os pensamentos e ações “aptidões especiais” Possuem quantidade maior de aptidões específicas. Possuem as mesmas qualidades que os demais, porém em quantidades maiores.

4 Antecedentes Históricos
L.M. Terman (1904 a 1906) relatórios sobre a liderança, a saúde mental e a capacidade e a genialidade foi apresentada como capacidade mental superior. Testes de Binet > pessoas com escores elevados eram excepcionais

5 Problemas de Definição
A maneira como a inteligência é definida constitui ao menos um determinante parcial > não uniformidade de definição Método comum > testes de inteligência Terman utilizou o QI (teste de Stanford e Binet) > escore mínimo 140, embora escore inferior de 135 e QI 125 para classes de indivíduos intelectualmente superiores, QI 120 para classes especiais.

6 Problemas de Definição
Teste de QI vantagem da objetividade e poder ser aplicado cedo, antes da conclusão e treinamento da educação e ter atingido posição de destaque na profissão Tem sido alvo de graves ataques. Algumas crianças provenientes de meio sócio-econômico inferiores e com certos antecedentes étnicos não alcançam bons escores verbais. Algumas tendem mais tarde se destacar na música e nas artes.

7 Problemas de Definição
Para incluir esses indivíduos a definição de superdotado foi ampliada para : “talentosos” > desempenho notável em algumas atividades potencialmente valiosa. Acriatividade como parte da dotação excepcional tornou-se popular. W. Abraham > 113 definições diferentes. O QI elevado tem sido a referência prática As palavras superdotado, brilhante e excepcional serão empregadas indistintamente.

8 A identificação dos Superdotados
Requerem currículos e métodos de instrução diferentes, para seu bem estar acadêmico O mesmo se aplica no âmbito pessoal e social Programa preliminar de triagem > testes padronizados de desempenho = escores suficientemente superiores à norma de sua faixa etária ou série escolar a ponto de serem considerados incomuns podem se submeter a exame adicional.

9 A identificação dos Superdotados
Testes grupais de inteligência > recurso rudimentar, que não estão conseguindo um desempenho em nível elevado, ao mesmo tempo, os que estão conseguindo, mas que não atingem escores elevados nos testes grupais > investigação mais aprofundada Testes individuais de inteligência > administrado por pessoas treinadas; preparo especial para interpretação e uso dos escores e procedimentos a serem usados Notas escolares > recurso rudimentar; preponderância de notas entre 8 a 10; podem ser tendenciosas, servem para aumentar motivação, passível de imiscuir-se na situação(fatores de personalidade, sociais, culturais envolvidos na complexa situação da sala de aula)

10 A identificação dos Superdotados
Avaliação dos professores > não exatidão quando livres para o julgamento pessoal – 55% das crianças posteriormente consideradas superdotadas não se referiram a elas, Se fornecidas características comportamentais as avaliações dos professores se aprimoram : precocidade áreas físicas e intelectuais combinada a uma vasta gama de atividades e interesses > indicação de brilhantismo.

11 A identificação dos Superdotados
Para a cultura, o valor da estimulação, orientação e educação das pessoas brilhantes é tão grande, que a importância da tarefa de identificá-las não deve ser subestimada.

12 Características dos Superdotados
Muitas diferenças que não devem ser ignoradas ao se considerar o grupo de superdotados Variabilidade em outros fatores que não a inteligência : indivíduos baixos, altos, ativos e letárgicos, assim como realizadores ou não.

13 Características dos Superdotados: Físicas
Desenvolvimento corporal superior à média, capacidade neuromuscular superior e os Defeitos físicos pouco freqüentes Saúde física geral tanto da criança quanto dos pais acima da média Peso ligeiramente superior ao nascer 1º dente cerca de 2 meses mais cedo Andavam e falavam ~ 2 meses mais cedo Precoce na fala Desenvolvimento ulterior acelerado = puberdade atingida mais cedo

14 Características dos Superdotados: Sexo
A maior frequência ocorrer nas meninas ou nos meninos não esclarecida Algumas investigações > nº mais elevado de meninos Adequação de procedimentos questionável As proporções encontradas por sexo dependiam do conteúdo do teste empregado

15 Aproveitamento Educacional
Altos níveis na maioria das áreas Não tendem a uma unicidade de interesses, são extraordinariamente versáteis > tendências à universalidade Refuta a suposição de compensação de aptidões

16 Aproveitamento Educacional
Terman (1920) : 1 em cada 10 foi colocado na 2ª série para começar a escolarização, 1 em cada 5 pulou metade da 1ª série, Ao término do curso elementar o grupo havia pulado uma série inteira e ainda estavam abaixo da colocação que poderíam 2º sua IM. Se fossem promovidos > 2,8 anos adiantados ao atingir a idade de 7 anos, e 5 anos ou mais ao atingir 11 anos de idade.

17 Atividades Extracurriculares
As crianças superdotadas aprendem a ler mais cedo que as crianças de capacidade média, ≈ metade das crianças estudadas aprendeu a ler antes de ingressar na escola. A leitura é passatempo favorito e uma das disciplinas escolares prediletas. Pesquisa : leram duas vezes mais livros que um grupo de controle, num período de 2 meses. (Terman, 1925)

18 Atividades Extracurriculares
Expressam agrado por jogos e brincadeiras tanto quanto os meninos(as) médios. É provável preferência por companheiros um pouco mais velhos. Gastam um pouco menos tempo do que a média em brincadeiras ativas com outras crianças e um tempo um pouco maior com jogos que envolvem leitura e maior maturidade mental

19 Atividades Extracurriculares
Menos freqüência a certos tipos de jogos físicos vigorosos, empenhando-se mais amiúde em jogos e atividades dos quais a leitura seja um elemento. Jogos e atividades favoritos praticados, são mais ou menos idênticos aos da criança média, havendo entre eles uma predileção pelos jogos de raciocínio e pelos que tendem a ser moderadamente sociais.

20 Atividades Extracurriculares
Exibem um gosto muito acentuado pela escola, são ativas nos vários clubes e organizações. Apreciam os jogos e esportes e lhes atribuem elevada importância como atividades escolares, contrariando a noção tradicional da natureza solitária e sedentária dos superdotados

21 Características Pessoais e Sociais
Terman : Têm um nº maior de características sociais favoráveis, Menor tendência ao exagero pretencioso e a trapaça e maior confiabilidade em situações de tensão, Estavam mais livres de tendências psicopáticas, significativamente mais estáveis emocionalmente, o que se manteve por vários anos

22 Características Pessoais e Sociais
Os professores relatam que situam-se acima da média quanto a muitos traços desejáveis : gentileza, a cooperação, a disposição de aceitar sugestões e o senso de humor. Mesmo as colocadas adiantadas na escola e que eram muito jovens para a série foram consideradas bem ajustadas

23 Antecedentes Sociais e Culturais
Tendem a provir de de famílias em que o nível sócio-cultural é superior à média, Se encontram com frequência nos grupos de profissionais liberais e de executivos Comprovou o status ocupacional dos pais tinha uma correlação positiva com as realizações da prole, embora essa medida tenha sido tomada nos primeiros anos da infância sem refletir os resultados cumulativos da oportunidade de realização na vida adulta

24 Características Pessoais e Sociais
Valores a serem atribuídos aos efeitos genéticos e ambientais, indicam que a hereditariedadde é mais importante que o meio na produção de diferenças individuais de Q.I. Que o históricop social, educacional e ocupacional exercem , efetivamente, uma profunda influência sobre o seu aproveitamento adulto não pode ser negado, mas a medida de sua contribuição permanece desconhecida.

25 Características Pessoais e Sociais
Pais com nível universitário e grau de doutoramento completos Renda familiar média duas vezes superior, As casas eram superiores a outras da vizinhança A incidência de divórcios e separações era menor Tendem a provir, em medida desproporcionalmente maior de zonas urbanas do que ambientes rurais (maior estimulação intelectual) Provêm de pais que têm bom nível de educação e ocupam posições de elevado prestígio Ambientes mais estimulantes intelectualmente : lêem em maior quantidade melhores livros e revistas, viajam mais,têm grande energia e estabilidade.

26 Características Pessoais e Sociais
Os antecedentes sócio-econômicos, devem ser uma área a considerar nos programas educacionais, vistas individualmente O estilo de aprendizagem dos superdotados economicamente desfavorecidos têm sido descrito como passível de centrar-se no conteúdo,ser orientado para o exterior, ter um caráter físico, ser voltado para os problemas, lento e paciente. Superdotados economicamente desfavorecidos têm sido descritas como dotadas de aprendizagem visual em contraposição às de aprendizagem abstrata.

27 Características Pessoais e Sociais
Os professores de crianças superdotadas devem estar cientes das várias características dos vários grupos de superdotados, assim como informados sobre os procedimentos preferenciais ao trabalhar com eles.

28 A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto propõe a seguinte uniformização terminológica e conceitual

29 Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados:

30 Capacidade intelectual geral; Aptidão acadêmica específica;
superdotação Capacidade intelectual geral; Aptidão acadêmica específica; Pensamento criativo ou produtivo; Capacidade de liderança; Talento especial para artes; Capacidade psicomotora.


Carregar ppt "SUPERDOTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google