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Marketing Contemporâneo Yves Raphael Marinielo

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Apresentação em tema: "Marketing Contemporâneo Yves Raphael Marinielo"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Contemporâneo Yves Raphael Marinielo

2 OBJETIVOS: Promover o conhecimento e prática sobre o marketing em geral.
Praticar diariamente o marketing pessoal, com perseverança e auto-estima. Ter visão de mercado, inteligência, competência, segurança, organização e persistência. O PROGRAMA DESTE MODULO TERÁ DUAS VERTENTES: MARKETING EMPRESARIAL Definição de marketing mix de marketing, ou 4 P’s pesquisa de mercado plano de marketing MARKETING PESSOAL O que é? comportamento motivacional mkt pessoal e as relações humanas o ingresso no mercado de trabalho preparação do ÓTIMO currículo ENTREVISTA DE EMPREGO: você vai se sair ótimo

3 Introdução

4 Definição de Marketing
Podemos definir marketing como o processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.

5 Década 60 Características: Ano :1946 - 1964 Revolução industrial
Tradicionalista / Regras rígidas Processos formais Comunicação Rádio e TV ( Brasil, 1950) Pouco conhecimento digital

6 Década 70 Características Ano : 1965 - 1977 Força de trabalho atual
Geração rebelde, indignada , realista Tomada de decisões objetivas Reestruturações anos 90 Individualista TV á cores -1972 ( Geração X ) Prefere comunicação pessoal

7 Década 80 Características Ano : 1978 - 2000 Avanços tecnológicos
Prosperidade econômica Confiança / Otimismo / Dinâmicos Pais presentes / auto estima Querem promoção no primeiro ano de trabalho.

8 Década 80 Características Geração Internet Geração Millenniun
(Y) Preferem comunicação digital Trabalho em equipe Mobilidade e horário flexível Salários ambiciosos Promoção rápida ( 76% intrevistados - 1o.Ano)

9 Ciclo da Humanidade Era da produção: a partir de 1700; Era de vendas: a partir de 1930; Era de marketing: a partir de 1950.

10 O Iceberg Chamado Marketing

11 O Iceberg Chamado Marketing
Conceitos subtilizados: muitos consideram-no apenas como propaganda ou promoção de vendas; Vendas e propaganda são apenas “pontas do iceberg”em marketing (Kotler, 1998 : 3).

12 O Iceberg Chamado Marketing
Entender e Atender o Mercado!!!! Prof.Raimar Richers - FGV

13 Objetivo do Marketing É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva... e venda por si próprio (Druker, apud Kotler, p. 3) Portanto, a venda e a propaganda são meras partes de um grande “composto ou mix de marketing”.

14 NECESSIDADES..... Necessidades humanas são estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades complexas: necessidades básicas físicas de alimentação, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de fazer parte de um grupo e ser querido; e necessidades individuais de conhecimento e auto realização

15 Pirâmide Necessidades - Abraham H. Maslow
Valores Individuais Auto-realização desenvolvimento pessoal e conquista Necessidade de Estima auto-estima reconhecimento-status Valores Grupos Sociais Necessidades Sociais moradia, relacionamento, amor, vestir Necessidade de Segurança defesa, proteção Valores Universais Necessidades Fisiológicas respirar, comer, beber, dormir, educação

16 Objetivo do Marketing Administrar sob a ótica do marketing e estar a frente, garantindo o futuro com as ações do presente É mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços - é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas

17 Marketing Mix ( 4P’s + Pessoa)
Preço Promoção Ponto de Venda Produto Pessoa

18 Objetivo Produzir a resposta desejada em um determinado mercado-alvo. Do ponto de vista do consumidor cada ferramenta de marketing é criada para oferecer um benefício ao cliente

19 1. Produto

20 1.1 Produto - Importância “O Produto é o primeiro e mais importante elemento do Mix de Marketing. O produto é o elemento chave da oferta mercadológica. O planejamento de marketing começa pela concepção e desenvolvimento de uma oferta que seja capaz de satisfazer necessidades de clientes potenciais.”

21 1.2 Produto - Conceito “Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade.” Bens Físicos – automóveis, computadores, eletrodomésticos... Serviços – condomínio, educação, concertos em geral... Pessoas – Michael Jordan, Xuxa, Airton Senna, Pelé... Locais – Nova York, Paris, Veneza, Rio de Janeiro... Eventos – Rock Rio, Fórmula 1, Olimpíadas, Copa do Mundo... Idéias – Natal sem fome, Fome Zero, Criança Esperança...

22 1.3 Produto - Posicionamento
(I) Posicionamento por Atributo Samsung Vip - o menor celular ; Ranger Motor 3.0. (II) Posicionamento por Benefício Leite Molico para manter a forma; Volvo o mais seguro. (III) Posicionamento Demográfico Shampoo Johnson & Johnson para crianças. (IV) Posicionamento por Tipo de Usuário Apple computer melhor para designer´s. (V) Posicionamento em Relação a um Concorrente “Não é uma Brastemp”; Avis “se empenha mais” (VI) Posicionamento por Ocasião de Uso Kellogg’s: o cereal para o café da manhã. (VII) Posicionamento por Popularidade “Nokia: todo mundo só fala nele”

23 2. Pontos de Venda

24 2.1 Pontos de Venda – Cadeia

25 2.2 Pontos de Venda - Logística
RPA 2.2 Pontos de Venda - Logística Missão da logística É colocar o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas pelo consumidor , levando em conta custo desta operação para a empresa. Custo de Logística : 10 – 15% do custo do Produto Transporte : 37% Controle Estoque : 26 Armazenamento: 23% Serviços ao Cliente : 8% Outros : 6%

26 RPA 3. Preço

27 3.1 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.1 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia Geral de Marketing Custos Diferenciação

28 3.2 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.2 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia de Custos Baixa diferenciação de mercado Alta competitividade de preço Custos Produção em escala

29 3.3 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.3 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia de Diferenciação Produtos de valor agregado Investimento em tecnologia Treinamento Alta competitividade de tecnologia Produtos diferenciados

30 3.4 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.4 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia de Nichos Consumidores específicos Alto valor agregado Segmentação de mercado Investimento pesquisa de mercado Baixa competição de preços

31 3.5 Preço – Exemplos Estratégia Geral de Marketing Custos
RPA 3.5 Preço – Exemplos Estratégia Geral de Marketing Custos Lojas R$ 1,99 Postos sem bandeira Diferenciação Rede Hoteleira Accor Natura Nichos Koppenhagen

32 RPA 4. Promoção

33 4.1 Mix Promoção PROPAGANDA PUBLICIDADE PROMOÇÕES Assessoria
RPA 4.1 Mix Promoção PROPAGANDA PUBLICIDADE PROMOÇÕES E MERCHANDISING Assessoria de Imprensa VENDA PESSOAL

34 RPA 4.2 Promoção - Definições - Promoção: Atividade Mercadológica em que é ofertado um benefício extra e temporário ao consumidor para introduzir um novo produto ou incentivar o ato da compra. - Propaganda: Meio do comunicação pago usado para expor características e benefícios de produtos e serviços, por meio de um patrocinador identificado. - Publicidade: Meio de comunicação gratuito,usado para expor ações de uma empresa ou produto. - Merchandising: É toda ação desenvolvida no ponto de venda, para criar visibilidade ,valorização e diferenciação do produto .

35 4.3 Promoção 1- Objetivo 2- Estratégia 3 – Público envolvido
RPA 4.3 Promoção – Promoção Tipo Tema Retorno investido Mecânica Divulgação Controle Custos 1- Objetivo 2- Estratégia 3 – Público envolvido

36 4.4 Promoção - Merchandising
RPA 4.4 Promoção - Merchandising Embalagem Exibitécnica Sensorial (olfativo) Degustação (amostras) Cores Espaço no ponto de venda Posição do produto (altura,exposição) Serviço padrão Garantia e benefícios Ponto de localização Cenário de representação (cores,iluminação,som) Uso de displays Preço - 85% das decisões de compra no varejo são realizadas na hora e dentro das lojas. - Fonte : Point-off Purcharse Advertising Institute.

37 4.6 Promoção - Merchandising
RPA 4.6 Promoção - Merchandising

38 SEGMENTAÇÃO /DEFINIÇÃO PUBLICO ALVO
RPA Marketing Mix ( 4P’s) PESQUISA DE MERCADO SEGMENTAÇÃO /DEFINIÇÃO PUBLICO ALVO MARKETING MIX ( 4P’s) IMPLEMENTAÇÃO CONTROLE

39

40 Exercício 1 Trabalho em grupo ( 8 Pontos)
RPA Exercício 1 Em um mercado globalizado e competitivo cada vez mais a criatividade,inovação e o capital humano pode ser o grande diferencial das empresas vencedoras. Trabalho em grupo ( 8 Pontos) Lançamento de um novo produto exclusivo 1- Novo produto ( Inovação / criatividade) 2- Análise Mercado Potencial 3- Precificação / Segmento de mercado A,B,C 4- Ponto de Venda 5- Promoção / merchandizing 6- Treinamento de vendas 7- Pessoas envolvidas no processo 8- Apresentação ( 20’ por grupo)

41 Bibliografia Sugerida
RPA Bibliografia Sugerida Planejamento e Estratégia Planos de Marketing – Como Preparar e Como Usar Malcolm H B McDonald – Gráfica e Editora JB Estratégia e o Cenário dos Negócios Pankaj e Chemawat – Editora Bookman Princípios de Marketing Marketing para Século XXI – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados Philip Kotler – Editora Futura Marketing de Serviços - Casos Brasileiros Angela da Rocha e Renato Cotta Melo – Editora Atlas

42 Bibliografia Sugerida
RPA Bibliografia Sugerida Estratégias Competitivas Feitas Para Durar – Empresas Visionárias James C. Collins e Jerry I. Porras – Editora Rocco Competindo pelo Futuro Garry Hammel e C. K. Prahalad Posicionamento A Imaginação de Marketing Theodore Levitt – Editora Atlas Al Ries e J. Trout – Editora Pioneira As 22 Consagradas Leis do Marketing Al Ries e J. Trout – Makron Books


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