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Marketing Contemporâneo Yves Raphael Marinielo. 2 OBJETIVOS: Promover o conhecimento e prática sobre o marketing em geral. Praticar diariamente o marketing.

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1 Marketing Contemporâneo Yves Raphael Marinielo

2 2 OBJETIVOS: Promover o conhecimento e prática sobre o marketing em geral. Praticar diariamente o marketing pessoal, com perseverança e auto-estima. Ter visão de mercado, inteligência, competência, segurança, organização e persistência. O PROGRAMA DESTE MODULO TERÁ DUAS VERTENTES: MARKETING EMPRESARIAL -Definição de marketing - mix de marketing, ou 4 Ps - pesquisa de mercado - plano de marketing MARKETING PESSOAL - O que é? - comportamento motivacional - mkt pessoal e as relações humanas - o ingresso no mercado de trabalho - preparação do ÓTIMO currículo - ENTREVISTA DE EMPREGO: você vai se sair ótimo

3 3 IntroduçãoIntrodução

4 4 Podemos definir marketing como o processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Definição de Marketing

5 5 Década 60 - Características: - Ano : Revolução industrial - Tradicionalista / Regras rígidas -Processos formais - Comunicação Rádio e TV ( Brasil, 1950) - Pouco conhecimento digital

6 6 Década 70 - Características - Ano : Força de trabalho atual - Geração rebelde, indignada, realista - Tomada de decisões objetivas - Reestruturações anos 90 - Individualista - TV á cores ( Geração X ) Prefere comunicação pessoal

7 7 Década 80 - Características - Ano : Avanços tecnológicos - Prosperidade econômica - Confiança / Otimismo / Dinâmicos - Pais presentes / auto estima -Querem promoção no primeiro ano de trabalho.

8 8 Década 80 - Características - Geração Internet - Geração Millenniun - (Y) Preferem comunicação digital - Trabalho em equipe - Mobilidade e horário flexível - Salários ambiciosos -Promoção rápida ( 76% intrevistados - 1o.Ano)

9 9 Era da produção: a partir de 1700; Era de vendas: a partir de 1930; Era de marketing: a partir de Ciclo da Humanidade

10 10 O Iceberg Chamado Marketing

11 11 Conceitos subtilizados: muitos consideram-no apenas como propaganda ou promoção de vendas;Conceitos subtilizados: muitos consideram-no apenas como propaganda ou promoção de vendas; Vendas e propaganda são apenas pontas do icebergem marketing (Kotler, 1998 : 3).Vendas e propaganda são apenas pontas do icebergem marketing (Kotler, 1998 : 3). O Iceberg Chamado Marketing

12 12 Entender e Atender o Mercado!!!! Prof.Raimar Richers - FGV O Iceberg Chamado Marketing

13 13 É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva... e venda por si próprio (Druker, apud Kotler, p. 3) Portanto, a venda e a propaganda são meras partes de um grande composto ou mix de marketing. Objetivo do Marketing

14 14 Necessidades humanas são estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades complexas: necessidades básicas físicas de alimentação, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de fazer parte de um grupo e ser querido; e necessidades individuais de conhecimento e auto realização NECESSIDADES.....NECESSIDADES.....

15 15 Pirâmide Necessidades - Abraham H. Maslow Auto-realização desenvolvimento pessoal e conquista Necessidade de Estima auto-estima reconhecimento-status Necessidades Sociais moradia, relacionamento, amor, vestir Necessidade de Segurança defesa, proteção Necessidades Fisiológicas respirar, comer, beber, dormir, educação Valores Universais Valores Grupos Sociais Valores Individuais

16 16 Administrar sob a ótica do marketing e estar a frente, garantindo o futuro com as ações do presente É mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços - é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas Objetivo do Marketing

17 17 Marketing Mix ( 4Ps + Pessoa) Preço Promoção Ponto de Venda Produto Pessoa

18 18 Produzir a resposta desejada em um determinado mercado-alvo. Do ponto de vista do consumidor cada ferramenta de marketing é criada para oferecer um benefício ao cliente ObjetivoObjetivo

19 19 1. Produto

20 Produto - Importância O Produto é o primeiro e mais importante elemento do Mix de Marketing. O produto é o elemento chave da oferta mercadológica. O planejamento de marketing começa pela concepção e desenvolvimento de uma oferta que seja capaz de satisfazer necessidades de clientes potenciais.

21 Produto - Conceito Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade. Bens Físicos – automóveis, computadores, eletrodomésticos... Serviços – condomínio, educação, concertos em geral... Pessoas – Michael Jordan, Xuxa, Airton Senna, Pelé... Locais – Nova York, Paris, Veneza, Rio de Janeiro... Eventos – Rock Rio, Fórmula 1, Olimpíadas, Copa do Mundo... Idéias – Natal sem fome, Fome Zero, Criança Esperança...

22 Produto - Posicionamento (I) Posicionamento por Atributo Samsung Vip - o menor celular ; Ranger Motor 3.0. (II) Posicionamento por Benefício Leite Molico para manter a forma; Volvo o mais seguro. (III) Posicionamento Demográfico Shampoo Johnson & Johnson para crianças. (IV) Posicionamento por Tipo de Usuário Apple computer melhor para designer´s. (V) Posicionamento em Relação a um Concorrente Não é uma Brastemp; Avis se empenha mais (VI) Posicionamento por Ocasião de Uso Kelloggs: o cereal para o café da manhã. (VII) Posicionamento por Popularidade Nokia: todo mundo só fala nele

23 23 2. Pontos de Venda

24 Pontos de Venda – Cadeia

25 Pontos de Venda - Logística Missão da logística É colocar o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas pelo consumidor, levando em conta custo desta operação para a empresa. Missão da logística É colocar o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas pelo consumidor, levando em conta custo desta operação para a empresa. - Custo de Logística : 10 – 15% do custo do Produto - Transporte : 37% - Controle Estoque : 26 - Armazenamento: 23% - Serviços ao Cliente : 8% - Outros : 6% RPA

26 26 3. Preço RPA

27 Preço – Estratégia Geral MKT –Estratégia Geral de Marketing Custos Diferenciação RPA

28 Preço – Estratégia Geral MKT –Estratégia de Custos Baixa diferenciação de mercado Alta competitividade de preço Custos Produção em escala RPA

29 Preço – Estratégia Geral MKT –Estratégia de Diferenciação Produtos de valor agregado Investimento em tecnologia Treinamento Alta competitividade de tecnologia Produtos diferenciados RPA

30 Preço – Estratégia Geral MKT –Estratégia de Nichos Consumidores específicos Alto valor agregado Segmentação de mercado Investimento pesquisa de mercado Baixa competição de preços RPA

31 Preço – Exemplos Estratégia Geral de Marketing Custos – Lojas R$ 1,99 – Postos sem bandeira Diferenciação –Rede Hoteleira Accor –Natura Nichos –Koppenhagen RPA

32 32 4. Promoção RPA

33 Mix Promoção PROPAGANDA Assessoria de Imprensa PUBLICIDADE VENDA PESSOAL PROMOÇÕESEMERCHANDISING RPA

34 Promoção - Definições - Promoção: Atividade Mercadológica em que é ofertado um benefício extra e temporário ao consumidor para introduzir um novo produto ou incentivar o ato da compra. - Propaganda: Meio do comunicação pago usado para expor características e benefícios de produtos e serviços, por meio de um patrocinador identificado. - Publicidade: Meio de comunicação gratuito,usado para expor ações de uma empresa ou produto. - Merchandising: É toda ação desenvolvida no ponto de venda, para criar visibilidade,valorização e diferenciação do produto. RPA

35 Promoção RPA 1- Objetivo 2- Estratégia 3 – Público envolvido – Promoção - Tipo - Tema - Retorno investido - Mecânica - Divulgação - Controle - Custos

36 36 Embalagem Exibitécnica Sensorial (olfativo) Degustação (amostras) Cores Espaço no ponto de venda Posição do produto (altura,exposição) Serviço padrão Garantia e benefícios Ponto de localização Cenário de representação (cores,iluminação,som) Uso de displays Preço 4.4 Promoção - Merchandising - 85% das decisões de compra no varejo são realizadas na hora e dentro das lojas. - Fonte : Point-off Purcharse Advertising Institute. RPA

37 Promoção - Merchandising RPA

38 38 Marketing Mix ( 4Ps) PESQUISA DE MERCADO MARKETING MIX ( 4Ps) SEGMENTAÇÃO /DEFINIÇÃO PUBLICO ALVO CONTROLE IMPLEMENTAÇÃO RPA

39 39

40 40 Exercício 1 Trabalho em grupo ( 8 Pontos) –Lançamento de um novo produto exclusivo 1- Novo produto ( Inovação / criatividade) 2- Análise Mercado Potencial 3- Precificação / Segmento de mercado A,B,C 4- Ponto de Venda 5- Promoção / merchandizing 6- Treinamento de vendas 7- Pessoas envolvidas no processo 8- Apresentação ( 20 por grupo) Em um mercado globalizado e competitivo cada vez mais a criatividade,inovação e o capital humano pode ser o grande diferencial das empresas vencedoras. RPA

41 41 Planejamento e Estratégia Planos de Marketing – Como Preparar e Como Usar Malcolm H B McDonald – Gráfica e Editora JB Estratégia e o Cenário dos Negócios Pankaj e Chemawat – Editora Bookman Princípios de Marketing Marketing para Século XXI – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados Philip Kotler – Editora Futura Marketing de Serviços - Casos Brasileiros Angela da Rocha e Renato Cotta Melo – Editora Atlas Bibliografia Sugerida RPA

42 42 Estratégias Competitivas Feitas Para Durar – Empresas Visionárias James C. Collins e Jerry I. Porras – Editora Rocco Competindo pelo Futuro Garry Hammel e C. K. Prahalad Posicionamento A Imaginação de Marketing Theodore Levitt – Editora Atlas Posicionamento Al Ries e J. Trout – Editora Pioneira As 22 Consagradas Leis do Marketing Al Ries e J. Trout – Makron Books Bibliografia Sugerida RPA


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