A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atendente de Farmácia Aula: 02 Facilitadora: Jurema Prado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atendente de Farmácia Aula: 02 Facilitadora: Jurema Prado."— Transcrição da apresentação:

1 Atendente de Farmácia Aula: 02 Facilitadora: Jurema Prado

2 Objetivos Conhecer a tarja dos medicamentos e o devido cuidado na dispensação das mesmas; Dispensação responsável visando reduzir a auto-medicação

3 Qual o Papel das Farmácias? Dispensar o medicamento conforme prescrição médica; Sugerir a compra dos medicamentos genéricos; Farmacêutico: orientar os consumidores; Atendente: não são autorizados a aconselhar a compra dos medicamentos; Obrigação divulgar a lista dos genéricos aprovados pelo governo.

4 Tipos de Medicamentos Homeopatia; Fitoterapia; Produção de medicamentos com substâncias quimicamente definidas.

5 Termos Técnicos VO VI VIP EV Tópico

6 Tarjas dos Medicamentos Não Tarjados: Venda Livre Tarja Vermelha: Menor Risco Tarja Amarela: genéricos Tarja Preta: Alto Risco

7 Não Tarjados

8 Tarja Vermelha

9 Tarja Amarela: Genéricos

10 Tarja Preta

11 DENOMINAÇÕES DOS MEDICAMENTOS Nome Comercial: Ex.: Capoten Nome Genérico: Ex.: Captopril Nome Químico: L-Prolina, 1 (3- Mercapto – 2 Metil – 1 oxopropil

12 O que devemos fazer ao adquirir uma medicação? Conferir com a receita; Data de fabricação e validade, lote, registro; Lacre; Bula; SAC oferecido pelo laboratório; Observar aspecto, cor, forma do medicamento caso conheça.

13 Cuidado quanto administração de medicamentos: Todo medicamento deve ter prescrito pelo médico; Nunca administrar medicamento sem rótulo; Não administrar medicamentos preparados por outra pessoa; Saber orientar quanto ao melhor horário, diluição, via de administração, incompatibilidade com outros medicamentos ;

14 Instalações Físicas Acesso independente; Piso, parede, teto lisos e impermeáveis; Armários para funcionários; Equipamentos de combate a incêndios; Ambiente protegido de entrada de roedores e insetos; Ambiente com boa iluminação e ventilação; Instalação elétrica e hidráulica conservadas; Sanitário de fácil acesso.

15 Cuidados quanto administração de medicamentos Caso não conheçam a medicação ou tenha dúvida, não administre; Devem ser mantidos fora do alcance das crianças; Não reaproveitar as embalagens; Sobras de remédios dever ser jogadas fora; Não reaproveitar as receitas; Usar a dose certa prescrita; Não interromper o tratamento; Avisar o médico caso ocorra reações adversas.

16 Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos Infra-estrutura; Equipamentos; Recursos Humanos; Possuir licença de funcionamento; Atender boas práticas de dispensação.

17 Condições específicas Local para armazenamento e para assegurar estocagem ordenada de categorias; Local para armazenar produtos inflamáveis; Armários com chaves para armazenar produtos de controle; Local para quarentena.

18 Aplicação de Injetáveis Sala de aplicação; Instalações com boas condições de higiene; Profissional habilitado para realizar a prática; Caixa de pérfuro-cortante.

19 Documentação Toda farmácia deve ter um protocolo de dispensação de medicações que estejam com o prazo de validade vencidos; Adotar a rotina para aplicação de injetáveis, aplicar somente mediante apresentação de prescrição médica.

20 Responsabilidades e atribuições O farmacêutico é o responsável pela supervisão da dispensação, deve possuir conhecimento científico e estar capacitado para a atividade. Conhecer, interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente; Estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos; Avaliar a prescrição médica; Assegurar condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos; Manter arquivos, que podem ser informatizados, com a documentação correspondente aos produtos sujeitos a controle especial; Promover treinamento inicial e contínuo dos funcionários para a adequação da execução de suas atividades. Participar de estudos de farmacovigilância com base em análise de reações adversas e interações medicamentosas, informando a autoridade sanitária local; Organizar e operacionalizar as áreas e atividades da drogaria; Manter atualizada a escrituração; Manter a guarda dos produtos sujeitos a controle especial de acordo com a legislação específica; Prestar assistência farmacêutica necessária ao consumidor; Favorecer e incentivar programas de educação continuada para todos os profissionais envolvidos nas atividades da drogaria;

21 Até a próxima aula!


Carregar ppt "Atendente de Farmácia Aula: 02 Facilitadora: Jurema Prado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google