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Alessandra Cabral Nogueira Lima

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Apresentação em tema: "Alessandra Cabral Nogueira Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Alessandra Cabral Nogueira Lima 2010.2
PROJETO DE PESQUISA Alessandra Cabral Nogueira Lima

2 O QUE É PESQUISA? É um “[...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos.” (GIL, 1996)

3 O QUE É PESQUISA? [...]o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos. (ANDRADE, 2001, p. 121)

4 Razões para se fazer uma pesquisa
Intelectuais: (desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer) Práticas: (desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficaz)

5 O que é necessário para se fazer uma pesquisa?
Qualidades pessoais do pesquisador (Conhecimento do assunto, curiosidade, criatividade, perseverança e paciência e confiança na experiência) Recursos materiais, humanos e financeiros

6 Por que elaborar um projeto de pesquisa?
Porque toda atividade racional e sistemática exige que as ações desenvolvidas ao longo do seu processo sejam efetivamente planejadas.

7 Para Azevedo (1999. p. 40) É impossível executar-se uma pesquisa sem que se faça antes o seu projeto, que consiste no planejamento das diversas etapas a serem seguidas e na definição da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa.

8 Para Gonçalves (2003. p. 20) o Projeto
Na graduação – deve mostrar a habilidade do aluno em realizar estudos científicos. No mestrado – deve mostrar a capacidade do mestrando em situar o estado atual do conhecimento sobre o tema escolhido, na forma de extensa revisão bibliográfica, sem entretanto, a necessidade de abordar temas e/ou métodos inéditos. No doutorado – diferencia-se dos anteriores pela exigência da apresentação de temas e/ou métodos inéditos, culminando na defesa de uma tese, podendo, inclusive ir além, com a construção de modelos e novas teorias.

9 PROJETO DE PESQUISA Originalidade Pensar e apresentar o referencial
e o objeto de investigação de maneira ordenada Projeto de Pesquisa Importância Viabilidade

10 PARCEIROS/ Institucionais
PROJETO PARA QUEM? PÚBLICO ALVO VOCÊ GRUPO/ DEPART ALUNOS ORIENTADOR PARCEIROS/ Institucionais EMPREGADOR FINANCIADOR CNPQ FAMÍLIA

11 PROJETO DE PESQUISA O Que Pesquisar ? Para Que Pesquisar ?
Porque Pesquisar ? Como Pesquisar ? Com Quem Pesquisar ? Com o Que Pesquisar ? Quando Pesquisar ?

12 COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA?
Planejamento Deverá mencionar como se processará, quais etapas serão desenvolvidas e os recursos que serão alocados; Etapas: Introdução, Objetivos, Justificativa, Metodologia, Suprimentos e equipamentos, Custo, Cronograma, Anexos/Apêndices, Referências.

13 VAMOS COMEÇAR NOSSO PROJETO
?

14 Questão primordial que você pretende desenvolver.
O QUE É PROBLEMA? “(...) é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.” (VERGARA, 2006 p.21) Questão primordial que você pretende desenvolver.

15 OBJETIVOS (Geral e Específicos)
Se o problema é uma questão a investigar, objetivo é um resultado a alcançar Objetivo geral ou final, se alcançado, dá resposta ao problema. Objetivos específicos ou intermediários são metas de cujo atingimento depende o alcance do objetivo geral ou final. Os objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo: explicar, compreender, identificar ... (VERGARA, 2006 p. 25)

16 Hipóteses ou Questões Norteadoras
Hipóteses representam possíveis respostas ao problema. Ao termino da pesquisa poderão ser negadas ou confirmadas e, em geral são utilizadas nas pesquisas quantitativas. Questões Norteadoras são questionamentos que deverão ser respondidos ao término da pesquisa, no trabalho final. (servem para nortear a pesquisa) (GONÇALVES, 2003, p.44)

17 Justificativa Destacar os aspectos relevantes em termos acadêmicos, operativos e sociais e destacando sua viabilidade, interesse e motivação. Sugestão: visão geral, motivo da escolha, contribuição significativa.

18 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Escrever toda a fundamentação teórica e conceitual sobre a qual a pesquisa será apoiada. Mostrar o que existe publicado a respeito da pesquisa. Lembrem-se das regras para as citações, já que o texto deve ter sustentação.

19 METODOLOGIA Especificar o tipo de pesquisa que será aplicada ( de campo, laboratório, documental ou bibliográfica); forma de estudo( exploratório, descritivo, analítico, explicativo ou experimental); instrumento de coleta de dados (questionário, entrevista, observação...); identificação das questões de pesquisa; definição da população e amostra; indicar a operacionalização da coleta (questionário via correio ou entrega pessoalmente); método de análise dos resultados. Quais as estatísticas que serão utilizadas.

20 TIPO DE PESQUISA Pesquisa Bibliográfica – a partir de material já publicado Pesquisa de Campo – realizada no local onde os fenômenos ocorrem. Pesquisa empírica. Pesquisa de Laboratório – realizada em local circunscrito, já que no campo não seria possível. Simulação em computador. Pesquisa Documental – a partir de material não analisados. Realizada em documentos guardados em órgãos públicos ou empresas.

21 FORMA DE ESTUDO Exploratória – Permite um estudo mais superficial, realizada em área de pouco conhecimento acumulado. Possui natureza de sondagem. Descritiva – Expõe características de determinadas populações ou fenômenos. Muito voltada para pesquisas de opinião. Explicativa – explica o “porquê” das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Pesquisa Experimental – Permite observar e analisar um fenômeno, sob condições determinadas. O pesquisador controla a variável.

22 TIPO DE ABORDAGEM Pesquisa Quantitativa – traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa – considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito.É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.

23 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Entrevista Questionário Formulário Observação Obs. Deve-se identificar a operacionalização da coleta (como serão aplicados os questionários, internet, ...)

24 UNIVERSO E AMOSTRA População Seleção dos sujeitos de pesquisa

25 UNIVERSO E AMOSTRA População - conjunto dos elementos que se deseja estudar Conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum observável Amostra - subconjunto da população

26 Levantamento por amostragem

27 Amostra Realista Representativa Estatisticamente significante

28 Representatividade da amostra

29 AMOSTRA Amostra Probabilística (baseada em procedimentos estatísticos)
Amostra Não probabilística

30 AMOSTRA PROBABILÍSTICA
Aleatória simples - Cada componente da população estudada tem a mesma chance de ser escolhido para compor a amostra SORTEIO Tabela de números aleatórios

31 Aleatória estratificada - População é dividida em estratos ou subpopulações homogêneas
Seleção de uma amostra aleatória de cada estrato É aplicada quando o evento estudado numa população tem características distintas para diferentes categorias que dividem esta população Ex: Pesquisas eleitorais região; cidades pequenas e grandes; urbano e rural; sexo; faixa etária; faixa de renda

32

33 AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA
Por acessibilidade – Longe de qualquer procedimento estatístico, seleciona elementos por acessibilidade a eles. Por tipicidade – constituída pela seleção de elementos que o pesquisador considere representativo da população-alvo, o que requer profundo conhecimento dessa população.

34 SELEÇÃO DO SUJEITO Sujeitos da pesquisa são as pessoas que fornecerão os dados de que você necessita.

35 METODOLOGIA DE ANÁLISE DOS DADOS
Análise de conteúdo Análise estatística

36 RECURSOS NECESSÁRIOS Relacione as principais despesas que envolverão a pesquisa. (Recursos humanos e materiais)

37 CRONOGRAMA Faça a previsão da duração da principais etapas do projeto (Aprovação do projeto, pesquisa bibliográfica, pesquisa empírica, seleção do dados, análise dos dados, elaboração do artigo/monografia).

38 REFERÊNCIAS Referenciar todos as fontes pesquisadas para dar sustentação ao trabalho de acordo com as normas da ABNT.

39 Apêndices e/ou Anexos Apêndices – material elaborado pelo pesquisador
Anexo – Material elaborado por outras pessoas e usados no projeto ou pesquisa.


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