A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Materiais absorventes acústicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Materiais absorventes acústicos"— Transcrição da apresentação:

1 Materiais absorventes acústicos
MSc. Ana Beatriz Ribeiro

2 REVERBERAÇÃO: Reflexão múltipla de uma frequência.
Absorção acústica É quando o som é absorvido por materiais que não permitem a sua reflexão para que não haja REVERBERAÇÃO. REVERBERAÇÃO: Reflexão múltipla de uma frequência.

3 Isolamento acústico Capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora passe de um recinto a outro. Evitam vazamento de som de um ambiente ao outro. Os materiais de “tratamento” muitas vezes são erroneamente descritos como sendo materiais de “isolamento sonoro”.

4 Funcionalidade de materiais
Isolantes Refletores Difusores Absorventes

5 Tipos Ação Exemplos Isolantes Impedem a passagem de ruído de um ambiente para outro. Tijolo maciço, pedra lisa, gesso, madeira e vidro com espessura mínima de 6mm. Um colchão de ar é uma solução isolante, com paredes duplas e um espaço vazio entre elas (quanto mais espaço, mais capacidade isolante). Refletores Podem ser isolantes, e aumentam a reverberação interna do som. Azulejos, cerâmica, massa corrida, madeira, papel de parede (em geral, materiais lisos). Absorventes Não deixam o som passar de um ambiente para o outro e evitam eco. Materiais porosos como lã ou fibra de vidro revestidos, manta de poliuretano (dispensa revestimentos), forrações com cortiça, carpetes grossos e cortinas pesadas. Difusores Refletem o som de forma difusa, sem ressonâncias. Em geral, são materiais refletores sobre superfícies irrregulares (pedras ou lambris de madeira).

6 Tipos de materiais Convencionais: Vedação de uso comum dentro da construção civil. Isolamento acústico razoavelmente bom para uso comum. Como exemplos: blocos cerâmicos; bloco de concreto/concreto celular; bloco de silico calcário; madeira; vidro etc.

7 Tipos de materiais Não convencionais: materiais desenvolvidos para o tratamento acústico em ambientes especiais. Possuem vantagens de isolamento acústico e térmico Exemplos: lã de vidro; lã de rocha; vermiculita; espumas elastoméricas; fibra de coco.

8 Lã de vidro Um dos melhores isolantes térmicos.
Formado por sílica e sódio aglomerados por resinas sintética A onda entra em contato com a lã e é rapidamente absorvida. - é leve e de fácil manipulação; - é incombustível, ou seja, não propaga chamas; - não deterioram; - não favorece a proliferação de fungos ou bactérias; - não compromete desempenho quando exposto à maresia; - não é destruída pela ação de roedores.

9 Lã de rocha Fibras originadas de basalto aglomerado com resina sintética; A lã de rocha pode ser aplicada em forros, divisórias, em dutos de ar condicionados, em tubulações com baixas, médias e altas temperaturas de 50°C a 750°C.

10 Vermiculita É um mineral da família das micas (aluminosilicato hidratado de ferro e de magnésio). Ao se submeter a altas temperaturas (cerca de 1000°C) se expande até 20x do seu volume original, deixando um grande vazio em seu interior. O mercado oferece a vermiculita em forma de placas e blocos ou em forma de concreto leve de vermiculita expandida.

11 Espuma elastomérica Uma espuma do poliuretano poliéster, auto-extinguível, que possui as seguintes propriedades: tratadas com retardante a chama para melhorar sua propriedade quanto a segurança ao fogo; estão protegidas contra mofos, fungos e bactérias. Indicada para acústicas em escritórios, auditórios, salas de treinamento, salas de som.

12 Fibra de coco Vantagem do uso de matéria prima natural e renovável
Mistura de fibra com aglomerado de cortiça expandido para aplicabilidade de isolante térmico e sonoro.

13 Técnicas de conforto e isolamento acústico
Dry-wall ou o gesso acartonado (...)


Carregar ppt "Materiais absorventes acústicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google