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LAYOUT.

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Apresentação em tema: "LAYOUT."— Transcrição da apresentação:

1 LAYOUT

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3 LAYOUT O layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias- primas.

4 Layout quarto hospitalar

5 Aplicação Em todos os setores produtivos Indústrias; Armazéns;
Escritórios; Comércio; Fazendas; Construções; Hospitais; Universidades. Em qualquer lugar onde houver movimentação de materiais, informações, pessoas e equipamentos.

6 Layout Industrial

7 Duas pessoas de diferentes tamanhos

8 Muitas pessoas num mesmo ambiente

9 Objetivos de um projeto de layout
Melhorar as condições de trabalho do pessoal nas diversas unidades organizacionais; Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível;

10 Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro da ambiência organizacional. Reduzir a fadiga do empregado. Impressionar clientes e visitantes.

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12 Layout em corredor Incentiva relações de grupo
Ideal para trabalho em pequenas equipes Preço das divisórias Espaço perdido Pelo menos 5% do espaço perdido com paredes Paredes e divisórias demarcam grupos Formação involuntária de grupos Interação em cada grupo é maior que entre grupos É necessário cuidado na “criação” dos grupos

13 Layout em Corredor

14 Layout em Corredor

15 Layout em Corredor

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17 Layout em espaço aberto
Grandes áreas, grande concentração humana Geralmente ocupa todo um andar Separa espaço apenas para as chefias Privilegia a comunicação Tarefas que não exijam grande concentração Difícil controle disciplinar A chefia deve ficar de frente para os subordinados

18 Layout em Espaço Aberto

19 Layout em Espaço Aberto

20 Layout em Espaço Aberto

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22 Layout Panorâmico

23 Layout Panorâmico

24 Recomendações Funções inter-relacionadas devem ficar próximas
Aproximar as pessoas com contatos frequentes Serviços centrais e equipamentos muito utilizados devem ficar próximos aos usuários Parei aqui

25 O trabalho deve seguir um fluxo contínuo e para a frente, de preferência em linha reta
Mobiliário deve ficar em linha reta (ou em simetria) Posições angulares devem ser restritas à supervisão

26 Chefia em posição que facilite a supervisão
Salas particulares somente quando justificadas Chefias de alta hierarquia, tarefas com grande concentração ou natureza confidencial

27 Separar as áreas com ruídos
Os funcionários devem ficar numa mesma direção Áreas com contato de público devem ficar próximas à entrada Balcões de atendimento ao público devem ter divisórias ou gavetas

28 O trânsito até a chefia não deve perturbar o trabalho
Espaço adequado às necessidades de trabalho e conforto Usar áreas grandes e contínuas quando possível Melhor iluminação e supervisão (layout panorâmico)

29 A iluminação deve atingir o posto de trabalho por trás, acima e ligeiramente à esquerda (se o funcionário for destro) Quando possível, utilizar profissionais especializados

30 Móveis e equipamentos com tamanho uniforme e mesma marca permitem:
Maior flexibilidade de remanejamento Melhor aparência estética Reduzir o custo de compra e manutenção

31 Localização de equipamentos pesados
Observar a capacidade de carga Instalação de equipamentos de segurança Combate a incêndio Evitar cobrir superfícies de trabalho (tampo de mesa) com material reflexivo

32 Referências Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização & Métodos. Uma abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2002. Araújo, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos e as ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.


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