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LAYOUT
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LAYOUT O layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias- primas.
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Layout quarto hospitalar
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Aplicação Em todos os setores produtivos Indústrias; Armazéns;
Escritórios; Comércio; Fazendas; Construções; Hospitais; Universidades. Em qualquer lugar onde houver movimentação de materiais, informações, pessoas e equipamentos.
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Layout Industrial
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Duas pessoas de diferentes tamanhos
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Muitas pessoas num mesmo ambiente
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Objetivos de um projeto de layout
Melhorar as condições de trabalho do pessoal nas diversas unidades organizacionais; Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível;
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Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro da ambiência organizacional. Reduzir a fadiga do empregado. Impressionar clientes e visitantes.
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Layout em corredor Incentiva relações de grupo
Ideal para trabalho em pequenas equipes Preço das divisórias Espaço perdido Pelo menos 5% do espaço perdido com paredes Paredes e divisórias demarcam grupos Formação involuntária de grupos Interação em cada grupo é maior que entre grupos É necessário cuidado na “criação” dos grupos
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Layout em Corredor
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Layout em Corredor
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Layout em Corredor
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Layout em espaço aberto
Grandes áreas, grande concentração humana Geralmente ocupa todo um andar Separa espaço apenas para as chefias Privilegia a comunicação Tarefas que não exijam grande concentração Difícil controle disciplinar A chefia deve ficar de frente para os subordinados
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Layout em Espaço Aberto
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Layout em Espaço Aberto
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Layout em Espaço Aberto
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Layout Panorâmico
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Layout Panorâmico
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Recomendações Funções inter-relacionadas devem ficar próximas
Aproximar as pessoas com contatos frequentes Serviços centrais e equipamentos muito utilizados devem ficar próximos aos usuários Parei aqui
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O trabalho deve seguir um fluxo contínuo e para a frente, de preferência em linha reta
Mobiliário deve ficar em linha reta (ou em simetria) Posições angulares devem ser restritas à supervisão
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Chefia em posição que facilite a supervisão
Salas particulares somente quando justificadas Chefias de alta hierarquia, tarefas com grande concentração ou natureza confidencial
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Separar as áreas com ruídos
Os funcionários devem ficar numa mesma direção Áreas com contato de público devem ficar próximas à entrada Balcões de atendimento ao público devem ter divisórias ou gavetas
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O trânsito até a chefia não deve perturbar o trabalho
Espaço adequado às necessidades de trabalho e conforto Usar áreas grandes e contínuas quando possível Melhor iluminação e supervisão (layout panorâmico)
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A iluminação deve atingir o posto de trabalho por trás, acima e ligeiramente à esquerda (se o funcionário for destro) Quando possível, utilizar profissionais especializados
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Móveis e equipamentos com tamanho uniforme e mesma marca permitem:
Maior flexibilidade de remanejamento Melhor aparência estética Reduzir o custo de compra e manutenção
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Localização de equipamentos pesados
Observar a capacidade de carga Instalação de equipamentos de segurança Combate a incêndio Evitar cobrir superfícies de trabalho (tampo de mesa) com material reflexivo
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Referências Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização & Métodos. Uma abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2002. Araújo, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos e as ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
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