A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. Nichos de Mercado Entidades financiadoras: Apoio institucional: Realização:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. Nichos de Mercado Entidades financiadoras: Apoio institucional: Realização:"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. Nichos de Mercado Entidades financiadoras: Apoio institucional: Realização:

2 EQUIPE Marcos Fava Neves Sigismundo Bialoskorski Neto Everton Molina Campos Ricardo Messias Rossi Mauricio Palma Nogueira Guilherme Machado Cristiane Turco Helio Afonso Braga de Paiva Sérgio Torggler Mayra Battilani Becegato Mariana Arieta de Oliveira Carla Baraldi Artoni

3 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Introdução Mercado de massa X nicho de mercado Ofertas diferentes para clientes diferentes Busca por oportunidades Adequação do Marketing mix

4 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Objetivo Estimular o aumento do consumo de leite no Estado de São Paulo por meio da implementação de estratégias de marketing para aproveitamento de nichos de mercado.

5 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Escopo Identificar potenciais nichos ou oportunidades aumento do consumo de leite e/ou derivados Levantar sugestões de nichos e oportunidades comitê gestor Selecionar as melhores oportunidades/nichos Desenvolvê-las em maior profundidade ações, ferramentas de acompanhamento, cronograma de execução, orçamento e responsáveis.

6 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Metodologia Em resumo o método é: 1) Identificar nichos/oportunidades 2) Classificar em função de relevância e facilidade 3) Desenvolver as oportunidades selecionadas. 1 Identificar 2 3 Classificar Desenvolvimento

7 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Identificar As oportunidades serão identificadas a partir: Especialistas do mercado Benchmarking internacional Dados secundários Brainstorm com a equipe interna As oportunidades identificadas serão: Nicho de mercado (segmento específico) Inovação em uma das variáveis de marketing (produto/serviço, comunicação, preço e canais de distribuição)

8 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Classificar As oportunidades identificadas serão classificadas (em uma escala de 1 a 10) em relação aos seguintes fatores: Viabilidade Relevância Viabilidade Relevância Tamanho do potencial de consumo; Resultados ao longo prazo; Efeitos para a imagem da cadeia; Recursos disponíveis ( tecnologia, capital, recursos humanos,entre outros); Interesse de toda a cadeia produtiva; Facilidade de implementação; Conformidade com o comportamento de consumo brasileiro.

9 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Desenvolvimento As atividades serão desenvolvidas contemplando Identificação do mercado alvo Definição dos objetivos de marketing Posicionamento da oferta Ação de produto/serviço Ação de preço Ação de comunicação Ação de distribuição Orçamentação Identificação dos agentes responsáveis Cronograma de implementação Controles

10 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Por todo mundo o mercado tem exigido que a cadeia do leite se estruture para produzir produtos com valor agregado. Para isso estão investindo na produção de lácteos funcionais, produtos especializados por faixa etária, etc.

11 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Pró-active Milk Produzido pela Unilever na Inglaterra Contém substancias que removem o colesterol A partir dele foram produzidos outros lácteos com a mesma função (yogurtes, margarinas...)

12 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Bebidas para o café da manhã enriquecidas com vitaminas e sais minerais- substituem uma refeição Produzidos pela Bravo! Food International Corp Apresenta-se em embalagens atraentes que estimulam o consumo

13 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Leites Adequados a faixa etária Leite para crianças Leite para adultos

14 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Máquina para distribuição de leite em escolas Assemelha-se as máquinas de Coca- Cola existentes no Brasil

15 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark

16 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Leite flavorizado com sabores típicos japoneses Produzidos nos EUA voltado para exportação para os países asiáticos Foca-se o mercado crescente de consumo de leite pelos países asiáticos Campanhas da Fonterra tem incentivado o consumo de leite nessas regiões

17 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Atua como suplemento alimentar Fórmula que promove queima de gordura, crescimento muscular, e alta recuperação de atividade física. Favorece crescimento e recuperação assim como o leite materno dado aos bebês.

18 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Distribuição de leite em garrafas de vidro retornáveis São diferentes e contém anúncios de produtos complementares e campanhas de incentivo ao consumo de leite Variam de semana em semana de acordo com o revezamento entre os patrocinadores.

19 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Leite enriquecido com ferro para bebês prematuros, que nasceram com baixo peso, tem alergias ou outras complicações que aparecem no primeiro ano de vida.

20 Tomografia da Cadeia do Leite São Paulo 2010 Benchmark Leite utilizado como base para a elaboração de uma loção para banho de bebês. Anti-alérgica limpa a pele dos bebês mantendo o equilíbrio natural.


Carregar ppt "Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. Nichos de Mercado Entidades financiadoras: Apoio institucional: Realização:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google