A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARAÇÃO DE ARTIGOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARAÇÃO DE ARTIGOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS"— Transcrição da apresentação:

1 PREPARAÇÃO DE ARTIGOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Daniel Ananias de Assis Pires

2 ETAPAS NA GERAÇÃO DE UMA PESQUISA
Identificação do problema. Condução da pesquisa. Obtenção de um produto/processo ou publicação do(s) artigo(s) científico(s).

3 PERFIL DE UM BOM PESQUISADOR
HABILIDADE DE EXPRESSAR OS RESULTADOS OBTIDOS

4 QUAL A SEQUÊNCIA NA REDAÇÃO DE UM ARTIGO?
Redação de trás para frente - RTF REDIJA AS CONCLUSÕES – Deve ser escrita no presente.

5 Deve ser escrita com frases curtas e breve;
Lembre: Deve ser escrita com frases curtas e breve; Se houver nomes científicos estes devem ser mencionados; Exemplo: Os resultados encontrados permitem tirar as seguintes conclusões: 1- As armadilhas de feromônio somente capturam adultos do bicudo-do-algodoeiro (A. grandis), durante o período diurno 2- O período de maior captura dos adultos de A. grandis, por armadilhas de feromônio, é das 9:00h ás 12:00 h. Após a realização da pesquisa proposta, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Montes Claros, durante o programa de Pós-graduação a nível de mestrado, temos os seguintes resultados: 1- Durante a condução desta relevante pesquisa científica notamos que as armadilhas de feromônios, somente e tão somente capturam os adultos do bicudo-do-algodoeiro (A. grandis), durante o período diurno

6 QUAL A SEQUÊNCIA NA REDAÇÃO DE UM ARTIGO?
2. REDIJA OS RESULTADOS. Escolha os resultados que obteve e são necessários para sustentarem as conclusões. Escolha a melhor forma de apresentar esses resultados (Figuras, tabelas ou texto). Lembre-se que: Tabelas e gráficos, quanto mais simples melhor. As tabelas deves ser auto explicativas. O título deve ser bem explícito, porém sintético. Estude bem a disposição dos dados.

7 -Forma mais simples possível;
Formas de apresentação de tabelas e Figuras -Forma mais simples possível; Devem ser colocadas no texto logo após a sua chamada no texto

8 Uso incorreto Fonte pequena Informação demasiada
Traços verticais e horizontais Falta de alinhamento Uso de mais de um tipo de fonte Presença de moldura Fonte: AQUINO (2007)

9 Uso correto

10

11 Veja a melhor disposição dos
gráficos e tabelas

12 QUAL A SEQUÊNCIA NA REDAÇÃO DE UM ARTIGO?
3. REDIJA AS DISCUSSÕES Neste tópico o pesquisador mostra seu talento científico interpretando seus dados e comparando com as informações existentes na literatura. É aconselhável quando da apresentação dos resultados, procurar marcar os pontos que necessitam ser discutidos. Escreva como se estivesse conversando com seu leitor, não inclua uma série de dados da literatura, sem que isso faça parte da conversa. (Volpato, 2006)

13 REDIJINDO A DISCUSSÃO Discussão Fofoca: fuja dela! “Neste estudo o pH médio foi de 7,3. Fulano encontrou valores de 7,0, sicrano de 7,6 e beltrano de 6,9. O ganho médio de peso foi de 1,5% ao dia. Fulano relata ganho de 2,0%, sicrano de 1,0% e beltrano de 1,8%”.

14 Tabela. Sugestões de verbos usados na apresentação dos resultados e discussão de trabalhos científicos Fonte: Jornal IA ARIG/UFV, Viçosa, 5(10):4, out

15 4. REDIJA O MATERIAL E MÉTODOS
Caracterize o material, Estratégia de pesquisa - delineamento Detalhes da metodologia, Como analisou os dados.

16 Exemplo: O efeito do pH na solubilidade da caseína, em diferentes formas, ou de suas frações, foi estudado por diversos autores e, em alguns casos, os resultados foram semelhantes aos obtidos no presente trabalho [2]. Por outro lado, os resultados apresentados por FOLEY e O’CONNELL [10], indicaram que, na faixa alcalina a solubilidade do caseinato de sódio se assemelhou ao obtido para a caseína no presente trabalho, mas no pH 3,0, encontrou-se elevada, em torno de 60%. LEE et al. [20] mostraram que, não houve um aumento acentuado da solubilidade do caseinato de potássio entre pH 6,0 e 7,0. CAYOT et al. [4] relataram que a solubilidade da a s-1 - e da b -caseína, nativas e glicosiladas, foi maior em pH 8,0 e 2,0. Fonte: DUARTE (1998) Ciênc. Tecnol. Aliment. vol. 18 n. 3 

17 4. REDIJA O MATERIAL E MÉTODOS
Utiliza-se o verbo no passado; Aconselha-se a utilização de subtítulos para diferentes partes 3 MATERIAL E MÉTODOS 3.1 Local de realização de do experimento 3.2 Multiplicação e manutenção de mudas 3.3 Avaliação da progresso da ferrugem em cinco cultivares de feijão carioca

18 MATERIAL Nomes de seres vivos devem conter o nome do gênero e
da espécie. Quando utilizar o nome científico pela primeira vez usá-lo de forma abreviada Exemplo: O experimento foi conduzido no apiário do centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Utilizaram-se 400 abelhas operárias (Apis mellifera L. ).

19 MATERIAL Cuidado na identificação correta de um equipamento
Colocar tipo de equipamento, modelo e marca são suficiente. Exemplo: A identificação dos gêneros e espécies de bactérias endofíticas foi realizada pelo teste de perfil de ácidos graxos por cromatografia gasosa realizada pelo Laboratório da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (EMBRAPA/CNPMA), de acordo com a metodologia descrita por (SASSER, 2001). Foi realizada a identificação de doze isolados por meio do “Software” de Identificação Microbiana (MIDI, Biblioteca Sherlock® TSBA versão 5.0, Microbial ID, Newark, DE, USA).

20 5. REDIJA A INTRODUÇÃO Seja sintético e incisivo ao mostrar o problema investigação e as justificativas que suportam o objetivo proposto.

21 5. REDIJA A INTRODUÇÃO Evite parágrafos monótonos do tipo: Fulano (1977) disse que era assim. Cicrano (1987) disse que era assado. Beltrano (1997) disse que era cozido. A síntese das informações, de forma fiel ao texto. Evite citação de citação Tente condensar o máximo, escrevendo frases que contenham a opinião de mais de um autor, por exemplo: o modo de preparo de um artigo era controverso entre os escritores das últimas décadas (ALVES, 1978; CASTRO, 1996; TEXEIRA, 1985), hoje, porém, por causa da ABNT, os artigos estão mais harmoniosos em seus formatos.

22 5. REDIJA A INTRODUÇÃO A introdução deve conter em seus vários parágrafos: PRESENTE: Importância da pesquisa; PASSADO: O que já foi feito FUTURO: Soluções possíveis No final da introdução deve ser apresentado o(s) objetivo(s) No objetivo deve-se evitar: 1- Fazer citações bibliográficas 2- Escrever algum detalhe da pesquisa que seja exclusivo da seção material e métodos

23 QUAL A SEQUÊNCIA NA REDAÇÃO DE UM ARTIGO?
6. REDIJA O RESUMO É esperado que o resumo seja lido de 50 a 500 vezes mais que o artigo. Por isso, deve ser bem redigido e alto explicativo. Conter sucintamente: Justificativas Objetivos Estratégia experimental Principais resultados Conclusões

24 7. REDIJA O TÍTULO Deve ser bem sucinto. É o principal marketing do trabalho. O título de impacto atrai o leitor que se sentirá motivado a ler o seu artigo. Evite colocar nomes científicos. Evite palavras de baixo impacto, tais como: estudo da; influência da; efeito de. O título deve conter de 6 a 15 palavras.

25 SUGESTÕES DE RUIZ (2005) A RESPEITO DA REDAÇÃO CIENTÍFICA
 1. Antes de iniciar, organize um roteiro com as idéias e a ordem em que elas serão apresentadas. Estabeleça um plano lógico para o texto. Só escreve com clareza quem tem as idéias claras na mente. 2. Trabalhe com um dicionário e uma gramática ao seu lado e não hesite em consulta-los sempre que surgirem dúvidas. 3. Escreva sempre na ordem direta: sujeito + verbo + complemento.

26 4. Escreva sempre frases curtas e simples. Abuse dos pontos.
5. Prefira colocar ponto e iniciar nova frase a usar vírgulas. Uma frase repleta de vírgulas está pedindo pontos. Na dúvida, use o ponto. Se a informação não merece nova frase não é importante e pode ser eliminada. 6. Evite orações intercaladas, parêntesis e travessões. Algumas revistas internacionais aceitam o uso de parêntesis para reduzir o período.

27 7. Corte todas as palavras inúteis ou que acrescentam pouco ao conteúdo.
8. Evite as partículas de subordinação, tais como: que, embora, onde, quando. Estas palavras alongam as frases de forma confusa e cansativa. Use uma por frase, no máximo.  9. Use apenas os adjetivos e advérbios extremamente necessários. Lugar: lá, aqui, acima, por fora, etc. Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc. Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc. Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc. Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc. Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc. Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc.   10. Só uses palavras precisas e específicas. Dentre elas, prefira as mais simples, usuais e curtas.

28 13. Prefira frases afirmativas.
11. Evite repetições. Procure não usar verbos, substantivos aumentativos, diminutivos e superlativos mais de uma vez no mesmo parágrafo. 12. Evite ecos (e.g. “avaliação da produção”) e cacófatos (e.g. “... uma por cada tratamento”... uma porcada...). 13. Prefira frases afirmativas. 14. Frases escritas em voz passiva são muito utilizadas em relatórios e trabalhos científicos, mas devem ser evitadas. 15. Evite regionalismo, jargões, modismos, lugar comum, abreviaturas sem a devida explicação, palavras e frases longas.

29 17. Os parágrafos devem interligar-se de forma lógica.
16. Um parágrafo é uma unidade de pensamento. Sua primeira frase deve ser curta, enfática, e preferencialmente, conter a informação principal. As demais devem corroborar o conteúdo apresentado na primeira. A última frase deve surgir de ligação como parágrafo seguinte. Pode conter a idéia principal se está for uma conclusão das informações apresentadas nos períodos anteriores. 17. Os parágrafos devem interligar-se de forma lógica. 18. Um parágrafo só ficará bem após cinco leituras e correções. a) Na primeira, cheque se está tudo em forma direta e modifique se necessário; b) na segunda, procure repetições, ecos, cacófatos, orações intercaladas e partículas de subordinação; elimine-os; c) na terceira, corte todas as palavras desnecessárias, elimine todos os adjetivos e advérbios que puder;

30 d) na quarta, procure erros de grafia, digitação e erros gramaticais, tais como de regência e concordância; e) na quinta, cheque se as informações estão corretas e se realmente está escrito o que você pretendia escrever. Veja se você não está adivinhando, pelo contexto, o sentido de uma frase mal redigida. Após a correção de cada parágrafo, em separado, leia todo o texto três vezes e faça as correções necessárias. Fonte: Rogério Lacaz-Ruiz (Prof. de Metodol. Científ. FZEA/USP)

31 QUANDO VOCÊ FOR CONSULTOR “AD HOC”
  Todos aqueles que dedicam à atividade devem estar preparados para serem consultores “Ad Hoc” Está é uma atividade que reflete o seu reconhecimento profissional pela comunidade. Não faça avaliação com algum preconceito. A avaliação deve ser crítica, sem exagero. Não seja excessivamente complacente, dando a entender que tudo está ótimo, sem estar. Se você tem condições de emitir o seu parecer, faça o mais breve possível. Em caso contrário, devolva para o editor.

32 QUANDO VOCÊ FOR CONSULTOR “AD HOC”
f) Evite ficar corrigindo redação. Todo pesquisador tem seu estilo e deve ser respeitado. Os periódicos têm revisores de línguas. g) Não demore em emitir seu parecer. h) Evite escrever em cima do texto dos autores, faça os comentários em folha a parte. Riscar o que o outro escreveu, colocando uma nova versão em cima, no mínimo é falta de educação. I) Muito cuidado ao escrever o parecer. Coloque-se no lugar de quem irá recebê-lo.

33 ERROS MAIS FREQUENTES

34 CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
TÍTULO Fonte: AQUINO (2007)

35 CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
RESUMO Fonte: AQUINO (2007)

36 CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
ABSTRACT Fonte: AQUINO (2007)

37 CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
INTRODUÇÃO Fonte: AQUINO (2007)

38 CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
OBJETIVO Fonte: AQUINO (2007)

39 Fonte: AQUINO (2007) CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
MATERIAL E MÉTODOS Fonte: AQUINO (2007)

40 CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
RESULTADOS Fonte: AQUINO (2007)

41 Fonte: AQUINO (2007) CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
DISCUSSÃO CONCLUSÃO Fonte: AQUINO (2007)

42 Partes Observadas Erros acertos
Tabela 1. Percentagem de erros e acertos encontrados em trabalhos de programas de pós-graduação Partes Observadas Erros acertos Título 90 10 Resumo 92 8 Introdução Materiais e Métodos 100 Resultados Discussão Conclusão Agradecimentos Referências Bibliográficas Fonte: AQUINO (2007)

43 PESQUISADOR DO SÉCULO XXI.
OS DEZ MANDAMENTOS DO PESQUISADOR DO SÉCULO XXI. Seja flexível, isto é, não se especialize demais. Invista na criatividade, não só no conhecimento. Aprenda a lidar com incertezas, o mundo está assim. Prepare-se para estudar durante toda a vida. Tenha habilidades sociais e capacidade de expressão. Fonte: CONSOLARO (2000)

44 PESQUISADOR DO SÉCULO XXI.
OS DEZ MANDAMENTOS DO PESQUISADOR DO SÉCULO XXI. Saiba trabalhar em grupo, bons empregos exigem isto. Esteja pronto para assumir responsabilidades. Busque ser empreendedor, talvez você crie seu emprego. Entenda as diferenças culturais, o trabalho globalizou-se. Adquira intimidade com novas tecnologias, como a internet. Fonte: CONSOLARO (2000)


Carregar ppt "PREPARAÇÃO DE ARTIGOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google