A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo

2 Material (Ideal) de todos os encontros: Máquinas fotográficas, celulares, tablets com respectivos cabos USB, adaptadores e cartão de memória universais, notebook, pen drives, fone de ouvido; lanternas e objetos diversos).

3 DINÂMICA OBSERVAÇÃO 01 02 03

4 E02 – RETOMADA APRESENTAÇÃO MOVIE MAKER  Retomada E.01;  Estudo de Planos e Luzes;  Conhecer o uso de equipamentos – máquinas fotográficas e celulares;  Conhecendo e exercitando Movie Maker;  Apreciar experiência de curso audiovisual com alunos em escola pública – Cidade Tiradentes - vídeo GEC Escola.

5 ESTUDO DE FORMAS E LUZES 04 05

6 E03 – Produção e Narrativas  Apreciação dos resultados do encontro anterior;  Fases de Produção Audiovisual;  Técnicas de elaboração de narrativas;  Criação de cenas e captação de imagens;  Planejamento, produção e apresentação de vídeos.

7 “DIFERENTE MAS IGUAL” DE ALEX MOLETTA www.youtube.com/watch?v=Quj3aIKkTqswww.youtube.com/watch?v=Quj3aIKkTqs ‎ QUAIS AS FUNÇÕES? QUAIS OS PROFISSIONAIS? 06

8 O QUE É PRODUÇÃO? Entende-se por produção a capacidade de fazer acontecer, pôr em prática as principais etapas para a realização de obra audiovisual: definição do projeto; roteiro, seleção do equipamento, processo de filmagem e edição de áudio e vídeo. 07

9 PRÉ-PRODUÇÃO (DESENVOLVIMENTO E PREPARAÇÃO) Ideia Pesquisa de conteúdo e referências Argumento Roteiro escrito e lapidado Escolha do elenco Agendamento de locais Equipamentos de vídeo Figurino, objetos e utilitários de cena Pré-ensaio Preparação do cenário Orçamento

10 PRODUÇÃO (GRAVAÇÃO DAS CENAS) Luz, Câmera e Ação. PÓS PRODUÇÃO (EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO) Roteiro de edição; Trilha sonora e narrações; Títulos e créditos; Animação, gráficos, design, ou efeitos especiais; Edição final; Divulgação.

11 ESTUDO DE FORMAS E LUZES 08 09

12 O QUE É NARRATIVA: Narrativa é originária do latim e quer dizer conhecer,transmitir informações. A narrativa cerca as pessoas desde o momento que consegue compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar. 10

13 ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA Fato - corresponde à ação que vai ser narrada (O quê?); Tempo - em que linha temporal aconteceu o fato (Quando?); Lugar - descrição de onde aconteceu o fato (Onde?); Personagens - participantes ou observadores da ação (Com quem?); Causa - razão pela qual aconteceu o fato (Por quê?); Modo - de que forma aconteceu o fato (Como?); Consequências - Resultado do desenrolar da ação que provoca um determinado desfecho.

14 A AÇÃO PODE SER DIVIDIDA EM QUATRO PARTES: Apresentação ― Nesta parte da ação, vários elementos como as personagens, cenário, tempo são apresentados pelo narrador, para enquadrar o leitor relativamente aos fatos. Desenvolvimento ― Aqui o conflito tem origem havendo o confronto entre dois personagens ou entidades. Desta forma a ação é desenvolvida através do conflito. Clímax ― Este é o expoente máximo do conflito, existindo uma enorme carga dramática e onde algum acontecimento importante deve acontecer para resolver a situação em questão. Desfecho ― Esta parte final da narrativa revela o resultado do clímax, sendo que o conflito pode ou não ter sido resolvido.

15 PERSONAGENS: Protagonista: É a personagem principal ou herói, que tem o papel mais importante no desenrolar da ação. Antagonista: É aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes só é revelado como antagonista durante o clímax. Personagem secundária: Apesar de ter um papel menos importante que o protagonista, é também importante para o desenvolvimento da ação. Figurante: Tem como função ajudar a descrever um ambiente ou espaço do qual faz parte. O seu papel não tem influência na ação.

16 LANCHE COMUNITÁRIO 11 12

17 Referências Fontes: http:// www.significados.com.br/narrativa/ http:// www.significados.com.br/narrativa/ http:// www.clarocurtas.com.br (Acervo de vídeos) http:// www.clarocurtas.com.br http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/projetos/ondas http://facebook.com/ondasdoradioeducomunicacao FERRÉS, Joan; Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. LEONEL, Juliana de Melo; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

18 Imagens usadas 01, 02, 03, 04, 05, 08, 09, 11 e 12 Imagens cedidas pelos participantes NOV – DRE Ipiranga 06 – www.youtube.com/watch?v=Quj3aIKkTqswww.youtube.com/watch?v=Quj3aIKkTqs 07 – https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTk7PEiv6Thttps://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTk7PEiv6T qm3xzHf-HdVRzsIDR3yPQ2-ReQl8ASGZN-ylJP1CliQ 10 - https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcKumI_https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcKumI_ JVfCNFd6PqXUoRjaErsDYO_yqV3tiHjjejUIoKPAgQx


Carregar ppt "Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google