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EDIÇÃO: 2011 TERCEIRO CICLO: 2011 OFICINA DE CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO EMPRESAS.

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1 EDIÇÃO: 2011 TERCEIRO CICLO: 2011 OFICINA DE CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO EMPRESAS

2 EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS FINALIDADE EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS IDENTIFICAR RECONHECER ÂMBITO MUNICIPAL OBJETIVO VISIBILIDADE VALORIZAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL - BOAS PRÁTICAS EXPECTATIVA PROCESSO EDUCATIVO CULTURAL MOBILIZADOR PARTICIPATIVO ESTIMULAR

3 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS FINALIDADE EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS IDENTIFICAR RECONHECER ÂMBITO MUNICIPAL OBJETIVO VISIBILIDADE VALORIZAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL - BOAS PRÁTICAS EXPECTATIVA PROCESSO EDUCATIVO CULTURAL MOBILIZADOR PARTICIPATIVO ESTIMULAR

4 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS PARTES INTERESSADAS FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PODER PÚBLICO EMPRESAS AÇÕES SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS BENEFICIÁRIOS CIDADÃOS COM RELACIONAMENTO COM EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

5 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS JUSTIFICATIVAS É UMA VIA SEM RETORNO RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL INICIATIVAS EM JUIZ DE FORA FRAGMENTADAS OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TÍMIDAS ARROJADAS E PIONEIRAS

6 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS MISSÃO RECONHECER E ESTIMULAR AS AÇÕES SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS DESENVOLVIDAS PELAS EMPRESAS QUE ATUAM EM JUIZ DE FORA, ENVOLVENDO OS DIVERSOS SEGMENTOS (INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTADOR DE SERVIÇO). VISÃO FAZER COM QUE A RESPONSABILIDADE SOCIAL FAÇA PARTE, DE FORMA INTRÍNSECA, DA CULTURA DAS EMPRESAS, NOS DIVERSOS SEGMENTOS QUE ATUAM NA CIDADE, CONSTITUINDO PROCESSO EDUCATIVO, CONTAGIANTE, DISSEMINADOR, PARTICIPATIVO, REFERÊNCIA E INOVADOR SOBRE A ATIVIDADE E GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

7 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS CANDIDATAS AO SELO PODEM SE CANDIDATAR AO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE TODOS OS PORTES E RAMOS DE ATUAÇÃO LOCALIZADAS EM JUIZ DE FORA COM OU SEM FINS LUCRATIVOS FUNCIONAMENTO, NO MÍNIMO, HÁ DOIS ANOS TENHAM AÇÕES SOCIAIS COMPROVADAS NO MUNICÍPIO ATENDAM AOS REQUESITOS DE ATUAÇÃO SOCIAL, OU SEJA: AOS EIXOS, SUB-EIXOS E CRITÉRIOS

8 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDO; CÓPIA DO CARTÃO DE CNPJ; CONTRATO SOCIAL (O PRIMEIRO E O ATUAL); DECLARAÇÃO DA CATEGORIA EMPRESARIAL (MICRO, PEQUENA, MÉDIA OU GRANDE) NO EXERCÍCIO DE F. B. A. - BNDES / R. B. A. DECLARAÇÃO DE VEROCIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS E DOS DOCUMENTOS ENCAMINHADOS; CERTIDÕES ATUALIZADAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS, FEDERAIS, INSS E FGTS, COM PRAZOS DE VALIDADE VIGENTES, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011; CERTIDÃO DE ILÍCITOS TRABALHISTAS COM PRAZO DE VALIDADE VIGENTE, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011; CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO AMBIENTAL COM PRAZO DE VALIDADE VIGENTE, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011; LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (SISEMA OU SISMAD) OU CERTIDÃO DE ISENÇÃO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL EMITIDA PELO ÓRGÃO EXECUTOR DO SISMAD COM PRAZOS DE VALIDADE VIGENTES, NO MÍNIMO, EM 31 DE JULHO DE 2011.

9 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS INSCRIÇÃO AO SELO REQUERIMENTO DA INSCRIÇÃO PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO MEDIANTE A ENTREGA DOS DOCUMENTOS PREVISTOS NO MANUAL DO SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO CONSISTE NA ANÁLISE DA PERTINÊNCIA DA EMPRESA EM FACE DO ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS SOBRE A ELEGIBILIDADE DA EMPRESA INTERESSADA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO APÓS A CONFIRMAÇÃO DA ELEGIBILIDADE DA EMPRESA, A MESMA SERÁ NOTIFICADA QUE SEU PEDIDO DE INSCRIÇÃO NO SELO RESPONSABILIDADE FOI ACEITO E QUE A MESMA ESTÁ HABILITADA A PASSAR PELAS DEMAIS FASES DO PROCESSO.

10 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS BENEFÍCIOS EMPRESAS PARTICIPANTES DE TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO PONTOS FORTES OPORTUNIDADES MELHORIA EMPRESAS CONTEMPLADAS COM O SELO DIREITO DE UTILIZAR, REFERENTE AO ANO DE SUA PARTICIPAÇÃO, A LOGOMARCA DO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PRODUTOS E DOCUMENTOS, BEM COMO PROPAGANDA E PUBLICIDADE EM GERAL. SELO

11 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXOS IDENTIFICAM OS CAMPOS DE AÇÕES RELEVANTES PARA A ATUAÇÃO SOCIAL DA EMPRESA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE COMUNIDADE PRINCÍPIOS, VALORES E BOAS PRÁTICAS

12 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SUB-EIXOS METAS PROPOSTAS E ORGANIZADAS SEGUNDO POLÍTICAS, PROGRAMAS E RESULTADOS IMPLEMENTADOS PELAS EMPRESAS, EM CADA EIXO POLÍTICAS PROGRAMAS RESULTADOS OBTIDOS METAS PROPOSTAS IMPACTOS

13 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS CRITÉRIOS AÇÕES EFETIVAMENTE DESENVOLVIDAS QUE PERMITEM AS EMPRESAS A ALCANÇAREM OS SUB- EIXOS CORRELATOS SUB-EIXO CRITÉRIOS: AÇÕES DESENVOLVIDAS AÇÃO 01 AÇÃO 02 AÇÃO 03 EVIDÊNCIASEVIDÊNCIAS

14 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXOS EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TREINAMENTO / HABILITAÇÃO EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE APERFEIÇOAMENTO POLÍTICAS PROGRAMAS AÇÕES SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PROMOÇÃO DA SAÚDE SEGURANÇA DO TRABALHO QUALIDADE DE VIDA MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL COMUNIDADE RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE TRANSPARÊNCIA ORGANIZACIONAL PRINCÍPIOS, VALORES E BOAS PRÁTICAS ÉTICA SUB-EIXOS - ORDENAMENTO IMPACTOS RECURSOS HUMANOS MOBILIZAÇÃO SOCIAL INVESTIMENTO SOCIAL / AÇÕES SOCIAIS CRITÉRIOSCRITÉRIOS CRITÉRIOSCRITÉRIOS EVIDÊNCIASEVIDÊNCIAS EVIDÊNCIASEVIDÊNCIAS

15 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUB-EIXO – TREINAMENTO / HABILITAÇÃO - CRITÉRIOS 1.DISPONIBILIZAR TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES DE INTERESSE COMUM DA EMPRESA E DO EMPREGADO OBJETIVANDO MELHORIA DO SEU DESEMPENHO E ASCENSÃO PROFISSIONAL; 2.ACOMPANHAR A FREQUÊNCIA E DESEMPENHO DOS EMPREGADOS PARTICIPANTES DOS TREINAMENTOS; 3.LEVANTAR AS NECESSIDADES DA EMPRESA EM TERMOS DE NOVOS TREINAMENTOS VISANDO SUA PERMANENTE ATUALIZAÇÃO COM AS TÉCNICAS DE MERCADO PARA MANTER A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS E SUA COMPETITIVIDADE; 4.VERIFICAR A EFETIVIDADE DOS TREINAMENTOS ATRAVÉS DA ELEVAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E DOS INDICADORES COMPARATIVOS DE DESEMPENHO DO PROFISSIONAL CAPACITADO; 5.DEMOCRATIZAR O ACESSO A TREINAMENTOS, CAPACITAÇÕES E CURSOS À TODOS OS EMPREGADOS DA EMPRESA.

16 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUB-EIXO – EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE - CRITÉRIOS 1.ESTIMULAR, APOIAR E ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE DE SEUS EMPREGADOS; 2.APOIAR AS INICIATIVAS DOS EMPREGADOS VISANDO À COMPLEMENTAÇÃO DE SUA ESCOLARIDADE ATRAVÉS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES, TÉCNICOS, ETC. FLEXIBILIZANDO HORÁRIOS, OPORTUNIZANDO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL; 3.ESTENDER AOS DEPENDENTES DOS EMPREGADOS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO QUE POSSIBILITEM SUA CAPACITAÇÃO INTELECTUAL, CULTURAL E PROFISSIONAL; 4.PROMOVER PARCERIAS OU CONVÊNIOS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, CONSULTORIAS, ETC. VISANDO À OFERTA DE BOLSAS DE ESTUDO, TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES.

17 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUB-EIXO – APERFEIÇOAMENTO - CRITÉRIOS 1.INCENTIVAR A ELEVAÇÃO DA CULTURA GERAL DOS EMPREGADOS OFERECENDO PALESTRAS, SEMINÁRIOS, DEBATES, ETC. ABORDANDO ASSUNTOS RELEVANTES DENTRO DO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL; 2.OFERECER CURSOS DE IDIOMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA OS EMPREGADOS VISANDO SEU APRIMORAMENTO PESSOAL; 3.INCENTIVAR VISITAS DOS EMPREGADOS E SEUS DEPENDENTES A MUSEUS, BIBLIOTECAS, EXPOSIÇÕES DE ARTE, TEATROS, CINEMAS, ETC.

18 CAPACITAÇÃO 1.ALÉM DOS EXAMES MÉDICOS PREVISTOS EM LEI, INCENTIVAR E INCUTIR NOS EMPREGADOS A CULTURA DOS EXAMES PREVENTIVOS OU COMPLEMENTARES (HIPERTENSÃO, CÂNCER, DIABETES, ETC.); 2.INCENTIVAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, SANGUE, TECIDOS, OSSOS, ETC.; 3.PROMOVER E DISSEMINAR ENTRE OS EMPREGADOS, DEPENDENTES E COMUNIDADES DO ENTORNO DA EMPRESA, CAMPANHAS OFICIAIS DE VACINAÇÃO, PREVENÇÃO DE DOENÇAS, HIGIENE E VIDA SAUDÁVEL ATRAVÉS DE FOLHETOS, IMPRESSOS, MURAIS, ETC.; 4.DISPONIBILIZAR NA EMPRESA POSTO DE VACINAÇÃO PARA EMPREGADOS, DEPENDENTES E/OU POPULAÇÃO DO ENTORNO DA EMPRESA; 5.ACOMPANHAR PERIODICAMENTE A EVOLUÇÃO DO QUADRO CLINICO DE EMPREGADOS AFASTADOS POR MOTIVO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS; 6.DESENVOLVER AÇÕES DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS ATRAVÉS DE TREINAMENTOS, PALESTRAS, CAMPANHAS, ETC.; 7.ESTIMULAR AS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL E COLETIVA (NOS AMBIENTES DE TRABALHO E DOMÉSTICO); 8.COMBATER O SEDENTARISMO, TABAGISMO, ALCOOLISMO E CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS ATRAVÉS DE CAMPANHAS ESPECÍFICAS DE PREVENÇÃO E ESCLARECIMENTO. EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SUB-EIXO – PROMOÇÃO DA SAÚDE - CRITÉRIOS

19 CAPACITAÇÃO 1.DESENVOLVER AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO, TREINAMENTOS, PALESTRAS, CAMPANHAS, ETC.; 2.ELABORAR PLANO DE AÇÕES CORRETIVAS A PARTIR DAS EMISSÕES DE CAT; 3.ACOMPANHAR PERIODICAMENTE A EVOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO DE EMPREGADOS AFASTADOS POR ACIDENTES DE TRABALHO; 4.DISPONIBILIZAR EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA; 5.APRESENTAR DURANTE A VISITA TÉCNICA O PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL) E O PPRA (PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS); 6.ADEQUAR TODOS OS SETORES DA EMPRESA AS NORMAS DE SEGURANÇA E ERGONOMIA COM ÁREAS ADEQUADAS AO PLENO EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES. EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SUB-EIXO – SEGURANÇA DO TRABALHODA SAÚDE - CRITÉRIOS

20 CAPACITAÇÃO 1.PROMOVER E ESTIMULAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS TAIS COMO ATIVIDADES ESPORTIVAS (CORRIDAS, JOGOS, CICLISMO, NATAÇÃO, ETC.) E FÍSICAS (GINÁSTICA LABORAL); 2.PROMOVER E INCENTIVAR CONFRATERNIZAÇÕES ENTRE OS EMPREGADOS E A EMPRESA; 3.PROMOVER E ESTIMULAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL FORNECENDO CARDÁPIO BALANCEADO ELABORADO POR NUTRICIONISTAS E OFERECER PALESTRAS DE INCENTIVO A ESSA PRÁTICA; 4.PROMOVER PESQUISAS DE SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO. EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SUB-EIXO – QUALIDADE DE VIDA - CRITÉRIOS

21 CAPACITAÇÃO TER SETOR, OU PESSOA, RESPONSÁVEL PELAS QUESTÕES AMBIENTAIS PARTICIPANDO DAS DECISÕES ESTRATÉGICAS DA EMPRESA USAR DE FORMA ECONÔMICA E RACIONAL OS RECURSOS NATURAIS E BENS DE CONSUMO, EVITANDO O SEU DESPERDÍCIO ADOTAR A POLÍTICA DOS 5 R´S: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR E RECUSAR PARA REDUZIR O CONSUMO E COMBATER RESÍDUOS E DESPERDÍCIO. SENSIBILIZAR E CAPACITAR R OS EMPREGADOS E DEMAIS PARTES INTERESSADAS PARA AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS REALIZAR COMPRAS SUSTENTÁVEIS BASEADAS EM CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A CONFORMIDADE ÀS LEIS AMBIENTAIS APRESENTAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE CRÍTICA DA GESTÃO AMBIENTAL APRESENTAR OS INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO MEIO AMBIENTE SUB-EIXO – GESTÃO AMBIENTAL - CRITÉRIOS

22 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO COMUNIDADE SUB-EIXO -MOBILIZAÇÃO SOCIAL (*) - CRITÉRIOS 1.DEFINIR POLÍTICA E PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM CONSONÂNCIA COM A MISSÃO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA EMPRESA. 2.DESENVOLVER DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS SOCIAIS A MÉDIO E LONGO PRAZO, APOIANDO PROJETOS SUSTENTÁVEIS, POTENCIALIZANDO RESULTADOS E IMPACTO SOCIAL. 3.DESENVOLVER E DIVULGAR ANUALMENTE SEU BALANÇO SOCIAL COM OS RESULTADOS DOS SEUS INVESTIMENTOS SOCIAIS E O IMPACTO GERADO JUNTO AOS BENEFÍCIOS. (*)OBS.: GRANDE PORTE)

23 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO COMUNIDADE SUB-EIXO - INVESTIMENTO SOCIAL / AÇÕES SOCIAIS - CRITÉRIOS 1.DESENVOLVER PROJETOS SOCIAIS EM PARCERIA COM O PODER PÚBLICO, ONGS, MOVIMENTOS SOCIAIS, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES ENTIDADES DE CLASSE, SETOR ACADÊMICO, ETC. (CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO) COM BENEFICIÁRIOS, RESULTADOS E IMPACTOS DEFINIDOS. 2.PRIMAR PELA EXCELÊNCIA DO SEU INVESTIMENTO SOCIAL APOIANDO PROJETOS SUSTENTÁVEIS QUE MESMO APÓS O TÉRMINO DO APOIO TENHAM SUA CONTINUIDADE GARANTIDA. 3.PROMOVER AÇÕES PONTUAIS (DOAÇÕES, APOIO A EVENTOS ESPORTIVOS, RELIGIOSOS, BENEFÍCIOS SOCIAIS A EMPRESADOS E DEPENDENTES, ETC.) 4.DESENVOLVER OU APOIAR EVENTOS EM PROL DE CAUSAS E/OU PROJETOS SOCIAIS COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS EMPREGADOS. 5.INCENTIVAR E MOBILIZAR EMPREGADOS PARA A PRÁTICA DO VOLUNTARIADO E AÇÕES SOCIAIS, FACILITANDO A INTERAÇÃO COM ONGS, MOVIMENTOS SOCIAIS, ETC.

24 CAPACITAÇÃO 1. INTERAGIR COM AS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO, DESENVOLVENDO PROJETOS LOCAIS COM RESULTADOS E IMPACTOS REPRESENTATIVOS PARA SEUS MORADORES. 2.CRIAR E FORTALECER VÍNCULOS COM A COMUNIDADE NO ENTORNO DA EMPRESA APOIANDO INICIATIVAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS LOCAIS DE INFRA-ESTRUTURA, INTERMEDIANDO CONTATOS COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL, PRIORIZANDO VAGAS DE TRABALHO, DESENVOLVENDO MELHORIAS EM CRECHES, ESCOLAS, ASILOS, PRAÇAS, IGREJAS, ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, ETC. EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO COMUNIDADE SUB-EIXO - RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE - CRITÉRIOS

25 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO PRINCÍPIOS, VALORES, BOAS PRÁTICAS SUB-EIXO - TRANSPARÊNCIA ORGANIZACIONAL - CRITÉRIOS 1.ASSEGURAR QUE TODOS OS EMPREGADOS, ALÉM DA CAPACITAÇÃO/TREINAMENTO PARA SUAS ATIVIDADES AFINS, TENHAM ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL DA EMPRESA, SUA MISSÃO, VALORES, METAS, CÓDIGO DE CONDUTA, PRÁTICAS SOCIAIS, POLÍTICA DE VOLUNTARIADO, ETC., DISPONIBILIZADAS ATRAVÉS DE CARTILHAS OU IMPRESSOS. 2.DIVULGAR E DESTACAR INFORMAÇÕES (VIA MURAIS, INTRANET, MEMORANDOS, ETC.) RELEVANTES SOBRE A EMPRESA E AÇÕES QUE AFETAM E OU BENEFICIEM DIRETAMENTE OS EMPREGADOS E SEUS DEPENDENTES (NOVAS POLÍTICAS OU REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, EVENTOS, CURSOS PROMOVIDOS PELA EMPRESA, ETC.); 3.DESTACAR E DISPONIBILIZAR O ORGANOGRAMA DA EMPRESA, MAPA DE RISCOS, ESTRUTURA DA LINHA DE PRODUÇÃO, SEGURANÇA NO TRABALHO (INFORMAÇÕES E SINALIZAÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS, SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, LOCALIZAÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO, ETC.); 4.CRIAR E DISPONIBILIZAR CANAIS DE ACESSO PARA QUE CLIENTES/CONSUMIDORES, FORNECEDORES E A COMUNIDADE POSSAM SE COMUNICAR COM A EMPRESA, ENCAMINHANDO RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES, ELOGIOS E OBTER INFORMAÇÕES SOBRE SEUS PRODUTOS COMERCIALIZADOS.

26 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO PRINCÍPIOS, VALORES, BOAS PRÁTICAS SUB-EIXO – ÉTICA - CRITÉRIOS 1.DESTACAR AS CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO ADEQUADAS ÀS BOAS PRÁTICAS ECOLÓGICAS E/OU SUSTENTÁVEIS, GARANTINDO QUE SEU PRODUTO NÃO AGRIDE O MEIO-AMBIENTE E/OU NÃO POSSUA COMPONENTES NOCIVOS À SAÚDE DOS CONSUMIDORES; 2.BUSCAR FORNECEDORES ILIBADOS, COMPROMETIDOS COM AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E AO MESMO TEMPO INCENTIVAR MUDANÇAS DE CONDUTA JUNTO A FORNECEDORES AINDA NÃO COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. 3.ESTABELECER NORMAS DE CONDUTA E CRITÉRIOS CLAROS PARA A AQUISIÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS E/OU INSUMOS DE FORNECEDORES QUE RESPEITAM NORMAS AMBIENTAIS. 4.PROMOVER A EQUIDADE DE GÊNERO, A DIVERSIDADE (RAÇA, CREDO, OPÇÃO SEXUAL, ETC.) E O COMBATE A QUAISQUER TIPOS DE PRECONCEITO E/OU DISCRIMINAÇÃO.

27 CAPACITAÇÃO 1. PROMOVER E INCENTIVAR AS BOAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENVOLVENDO TODAS AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS, CRIANDO UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL, PRODUTIVO, COM CAMARADAGEM, RESPEITO MÚTUO E COMPROMETIMENTO. 2.CRIAR ESTÍMULOS A ASCENSÃO PROFISSIONAL COM DEFINIÇÕES DE CARGOS E FUNÇÕES, PLANOS DE CARREIRA, DISPONIBILIZAR CURSOS DE ESPECIALIZAÇÕES E MESTRADOS EM ÁREAS DE INTERESSE DA EMPRESA, PROVOCANDO O INTERESSE E ORGULHO DO EMPREGADO EM SER PARTE DA EMPRESA. 3.DESENVOLVER E IMPLEMENTAR POLÍTICA SALARIAL CONDIZENTE COM OS VALORES DE MERCADO, VALORIZANDO CARGOS, FUNÇÕES E PRODUTIVIDADE DOS EMPREGADOS. 4.IMPLEMENTAR POLÍTICA DE BENEFÍCIOS, EXTENSIVO AOS DEPENDENTES, INCORPORADOS AOS SALÁRIOS COMO FORMA DE ESTÍMULO E RECONHECIMENTO, BUSCANDO A SATISFAÇÃO DOS EMPREGADOS COM REFLEXOS NA SUA PERFORMANCE PROFISSIONAL. 5.PROMOVER A ABERTURA DE VAGAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS BUSCANDO JUNTO ÀS ENTIDADES QUE OS APOIAM PESSOAS COM O PERFIL ADEQUADO AO POSTO. 6.DESENVOLVER POLÍTICA DE APOIO A RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO PARA EMPREGADOS MERECEDORES DE TAL BENEFÍCIO. EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS EIXO PRINCÍPIOS, VALORES, BOAS PRÁTICAS SUB-EIXO - RECURSOS HUMANOS - CRITÉRIOS

28 CAPACITAÇÃO EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS SISTEMA DE PONTUAÇÃO EIXOS N º. DE SUB-EIXOS N º. DE CRITÉRIOS N º. MÍNIMO DE CRITÉRIOS ATENDIDOS MICROPEQUENAMÉDIAGRANDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA /TRABALHO MEIO AMBIENTE COMUNIDADE (*) PRICÍPIOS, VALORES E BOAS PRÁTICAS MICROPEQUENAMÉDIAGRANDE APOIO PARCERIA PRÓPRIO (*) PROJETOS SOCIAIS QUE A EMPRESA DEVE REALIZAR (MÍNIMO) CERTIFICAÇÃO ABNT – NBR – ISO 9001: SGQ ABNT – NBR – ISO : 2008 – SGA SA R ES / ABNT-ISO – RES OHSAS – MEDICINA E SEGURANÇA NO TRABALHO

29 EVENTOINÍCIOFINAL METODOLOGIA – CONCLUSÃO 30/03/2011 REGIMENTO INTERNO 31/05/2011 RESOLUÇÃO 31/05/2011 MANUAL DA EMPRESA 22/06/2011 DIVULGAÇÃO NO SITE DO CMAS DO MANUAL DA EMPRESA 20/07/2011 SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DAS EMPRESA 20/07/2011 MANUAL DO AVALIADOR 16/08/2011 INSCRIÇÕES - REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO 01/08/201112/08/2011 CAPACITAÇÃO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO 09/08/2011 INSCRIÇÃO - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO 15/08/201126/08/2011 INSCRIÇÃO- CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 29/08/201131/08/2011 SELEÇÃO DOS GRUPOS AVALIADORES 13/09/2011 ENTREGA DO RELATÓRIO SOCIAL 28/10/2011 AVALIAÇÃO E VISITA TÉCNICA 31/10/201118/11/2011 REVISÃO E FORMATAÇÃO DO RELATÓRIO SOCIAL FINAL 21/11/201109/12/2011 REUNIÃO FINAL DE AVALIAÇÃO GERAL 17/11/2011 ENTREGA DO SELO 14/12/2011 CRONOGRAMA EDIÇÃO: 2011 SELO RESPONSABILIDADE SOCIAL JUIZ DE FORA TERCEIRO CERTIFICADO DO BRASIL E O PRIMEIRO DE MINAS GERAIS CROMOGRAMA DE TRABALHO


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