A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por:"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por:
Augusto nº 4 Francisco nº8 Marco nº12 No âmbito da disciplina de Filosofia-10º ano

2 Primeira impressão René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase "Penso Logo Existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.

3 Vida Filósofo, matemático e fisiologista. Nasceu em La Haye a Profissões do pai: advogado, conselheiro, juiz e escudeiro. Mãe: morreu quando ele tinha apenas 1 ano. Adolescência: foi criado por uma ama e a sua avó. Começou a estudar aos 9 anos em La Flèche. Fez o curso de direito. O sonho do seu futuro era fazer uma ciência. Morreu a 11 de Fevereiro de Vícios: ficar na cama até tarde meditando.

4 “Penso, logo existo” A Sua Filosofia
O conhecimento como uma unidade, todos os saberes estão interligados; Procurou uma verdade que não pudesse ser questionada; Criou a dúvida metódica, duvidando de tudo, até da própria existência; Procurou fundamentar outras verdades através da verdade da existência; “Penso, logo existo”

5 “Nada vem do nada” A Sua Filosofia
Criou princípios para alcançar a verdade: Princípio da evidência Princípio da análise Princípio da síntese Princípio de controlo O mundo é uma variação de formas, tamanhos e movimentos da matéria; Corpo e a alma misturam-se “Nada vem do nada”

6 Livros escritos O Discurso Sobre o Método, 1637
Regras Para Orientação do Espírito, 1628 Geometria, 1637 Meditações Sobre a Filosofia Primeira, 1641 Princípios da Filosofia, 1644

7 Discurso sobre o método
Na primeira, diversas considerações sobre a ciência Na segunda, as principais regras para a prática científica Na terceira, algumas das justificativas do método Na quarta, as provas da existência de Deus e da alma humana, fundamentos da metafísica Na quinta, Descartes faz algumas aplicações do método a questões físicas e relativas à medicina; também as particularidades da alma humana Na sexta, as razões que o levaram a escrever o tratado e aquilo que Descartes acredita ser essencial para o progresso do conhecimento

8 O Discurso Sobre o Método

9 Princípios da filosofia
A questão central da obra Princípios da Filosofia: Como podemos alcançar o conhecimento verdadeiro? É uma obra dividida em quatro partes: Princípios do conhecimento do humano; Reflete o principio das coisas materiais; Objecto, o estudo da composição do universo; Estudo da estrutura da terra.

10

11 Citações mais conhecidas
"Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?" "Penso, logo existo.“ "Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem." "A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados." Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível."

12 Conclusão “Penso, logo existo”
No inicio, pesquisamos Descartes apenas no âmbito da disciplina. Mas no decorrer da sua realização começamos a ficar cada vez mais fascinados com seus feitos a ponto de já não haver qualquer obrigação na realização da tarefa. A filosofia de Descartes é uma filosofia difícil, exige esforço e concentração por parte de todo aquele que pretenda compreender o seu alcance e a sua originalidade. Com a concepção deste trabalho aprendemos vários aspetos acerca da vida e obra deste filósofo, enriquecendo a nossa cultura geral e pensando sobre como seria verdadeiramente a sua forma de pensar. Esperamos que também se sintam nesta posição, já que, como Descartes dizia: “Penso, logo existo”


Carregar ppt "Trabalho realizado por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google