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Projeto de Sistemas Alexandre Monteiro. Agenda 2. Análise 3. Projeto 1. Revisão 4. Exercícios.

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Apresentação em tema: "Projeto de Sistemas Alexandre Monteiro. Agenda 2. Análise 3. Projeto 1. Revisão 4. Exercícios."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Sistemas Alexandre Monteiro

2 Agenda 2. Análise 3. Projeto 1. Revisão 4. Exercícios

3 REVISÃO

4 Revisão  O que temos até agora:  Fluxo principal de eventos;  Modelo de Casos de Uso;  Pre-condições;  Pos-condições;

5 Exemplos  [UC 01]: Cadastrar Produto

6 Exemplos  [UC 01]: Cadastrar Produto  Fluxo Principal  > [UC 02: Efetuar Login]  O ator preenche todas informações necessárias ao novo produto e confirma a operação;  O sistema verifica se o produto não existe. Caso não, o produto é adicionado ao sistema;  O ator é informado do sucesso da informação.  Fluxo Alternativo: Produto Existente  [Passo 3 do FP]: Se acusar que o produto já existe, o ator é informado, e dessa forma, não pode ser adicionado novamente.

7 Exemplos  [UC 02]: Efetuar Login  Fluxo Principal  O ator preenche as informações necessárias (login/senha, por exemplo) e confirma a transação;  O sistema verifica a existência de um usuário com aquele respectivo conjunto de informações. Caso exista, o ator tem acesso à tela principal do sistema.  Fluxo Alternativo: Usuário Inexistente  [Passo 2 do FP]: Se não existir um usuário com tais informações, o ator é informado do erro e da impossibilidade de obter acesso ao sistema.

8 Análise

9  Visão estático do sistema  Cada caso de uso deve ser analisado isoladamente  Encontrar as classes iniciais do sistema e distribuir o comportamento dos casos de uso entre elas  Cada classe tem suas responsabilidades, atributos e associações

10  Para cada caso de uso:  Encontrar classes de análise  Identificar persistências  Para cada classe:  Distribuir comportamento entre elas  Descrever responsabilidades  Descrever atributos e associações  Revisar resultados. Diagrama de Classes

11  O comportamento do caso de uso é distribuído em classes de análise dos seguintes tipos (estereótipos):  Fronteira  Controle  Entidade  Utilizado apenas como convenções, devem sumir na fase de projeto. Diagrama de Classes

12 Fronteira  Modelam uma interação entre o sistema e um ator.  Esteriótipo > [UC 01] Ator CadastrarProduto

13 Entidade  Representam abstrações e conceitos chave dos casos de uso.  Identificando Entidades:  Identificar substantivos no fluxo de eventos;  Remover candidatos redundantes e vagos;  Remover atores que apenas interagem com o sistema mas não fazem parte da modelagem;  Remover atributos (serão usados mais tarde) e operações.  Esteriótipo >

14 Entidade  [UC 01]: Cadastrar Produto  [UC 02]: Efetuar Login

15 Controle  Coordenam o comportamento (lógica de controle) do caso de uso;  Interface entre fronteira e entidade.  Esteriótipo >

16 Persistência  Identificar as classes de entidade que devem ser persistentes,e para cada uma criar uma nova classe  Esteriótipo >  [UC 01]: Cadastrar Produto  [UC 02]: Efetuar Login

17 Diagrama de Seqüências  É utilizado para representar aspectos dinâmicos do sistema através da troca de mensagens entre objetos.  É construído para cada caso de uso, utilizando seu respectivo fluxo de evento e classes de análise.  Os objetos trocam mensagens entre si para assim, realizar o caso de uso.

18 Diagrama de Seqüências  [UC 01: Cadastrar Produto]

19 Diagrama de Seqüências  [UC 02: Efetuar Login] Poderia reportar um erro também!

20 Diagrama de Classes  Já podemos identificar os relacionamentos, os métodos e os atributos das classes:  Cada iteração no diagrama de seqüência corresponde a um relacionamento no diagrama de classe ControladorLogin > FronteiraLogin >

21 Relacionamentos  Associação ControladorLogin > FronteiraLogin >  Agregação X Composição  Dependência

22 Diagrama de Classes  Os métodos são identificados através do diagrama de seqüência;  Podemos identificar os atributos mais ainda não podemos identificar o tipo deles

23 Diagrama de Classes [UC 01] [UC 02] Faltam os métodos e os atributos!!!

24 Projeto

25 Mais concreto do que o modelo de análise Depende da tecnologia de implementação Unificação em um único modelo Definição da arquitetura do sistema Proposição de padrões de projeto Projetar arquitetura Projetar Banco de Dados Modelo de Projeto

26 Agrupar todas as classes de análise em um único diagrama Identificar redundância Criar ou remover classes Identificar interfaces entre os grupos maiores Refinamento

27 Adicionar modificadores de visibilidade aos métodos e atributos Definir os tipos dos atributos Definir o tipo do retorno e dos parâmetro dos métodos Identificar padrões de projeto Refinamento

28 Dividir o sistema em camadas A mais comum: Arquitetura Apresentação Negócio Dados Comunicação Utilizar pacotes para organizar as classes em grupo

29 Diagrama de Classes – Modelo de Projeto

30 Mapeamento de Classes de Análise em Classes de Projeto Classes de an á liseClasses de projeto Fachada Data Hora TelaSubmeterDocumento ControladorSubmeterDocumento CadastroDocumentos IRepositorioCadastroDocumentos RepositorioCadastroDocumentosBDR Documento FazerUploadSubsistemaFazerUpload ISubsistemaFazerUpload FachadaSubsistemaFazerUpload TelaCriarAreaSubmissao ControladorCriarAreaSubmissao CadastroAreaSubmissao IRepositorioAreaSubmissao RepositorioAreaSubmissaoBDR AreaSubmissao

31 Arquitetura de Software em Camadas

32 Perguntas


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